PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA, IME segundo a revista veja

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Thalyson Sex 20 Jun 2014, 18:54

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ah, sim: também o IME (Instituto Militar de Engenharia), que pertence ao Exército, está fora do regime de cotas, segundo os mesmos critérios que vai excluir o ITA (ver post anterior).

A propósito, o IME também não recorre ao Enem e a outros facilitários, não, tá? Quem quiser se candidatar tem mesmo é de fazer vestibular. Os interessados devem clicar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. As inscrições foram abertas no dia 16 de julho e vão até 3 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 15 de outubro. O IME chama a seleção de “Exame Intelectual”. Daqui a pouco, alguém no governo vai pedir para mudar o nome porque cheira a preconceito, né?

No post anterior, esqueci de publicar o link para quem quiser concorrer ao vestibular do ITA. Está [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. A propósito: as inscrições foram abertas nesta sexta e se estendem até o dia 15. As provas já estão com datas marcadas: 11/12 (física); 12/12 (português e inglês); 13/12 (matemática); 14/12 (química). O ITA informa que a nota final é definida mesmo pela média aritmética das várias provas. Nada daquelas charadas gregas do Enem. Uma parte é teste, a outra é dissertativa.

O IME e o ITA, em suma, assumiram um estranho critério para selecionar seus alunos. São tão esquisitos, mas tão esquisitos, que, por lá, eles consideram que sabe quem sabe e não sabe quem não sabe!!! Na hora de escolher entre os que sabem, são ainda mais estranhos: ficam com os que sabem… mais!!! A nota de corte no ITA, no vestibular passado, numa escala de zero a 10, foi de 7,05! É muita injustiça çoçial, né, governanta?

Pô, o ITA e o IME ficam formando engenheiros competentes em vez de produzir igualdade? Isso precisa acabar! Eles deveriam é formar prosélitos da justiça social, ainda que os aviões despencassem, as pontes caíssem, o país afundasse.

O ITA e o IME não podem continuar a ser esses redutos de competência “de direita”, dona Dilma! É preciso levar pra lá a metafísica da incompetência de esquerda, mas com um graaande coração! Afinal, quem a matemática pensa que é para desafiar as boas intenções, governanta?



Oque vocês acham pessoal? na minha opinião tem que continuar como esta, ITA, IME, AFA, EFOMM, etc. Esse negócio de entrar pelo enem e ''bla bla bla" enche a sala de alunos despreparados para o curso e que muitas vezes não estão nem ai se "a água esta subindo ou descendo" só querem barezinhos, mulherada e festas, no fim (muitas vezes) ainda conseguem o diploma meio "pelas coxas" e se dizem profissionais :/  Eu sempre quis ser aviador, hoje estou lutando para entrar na AFA justamente para fazer parte de um ambiente de pessoas esforçadas, 100% dedicas e que compartilham comigo o mesmo sonho profissional, podia estar buscando formação na aviação civil, mas prefiro batalhar mais para entrar em uma instituição renomada como a A.F.A. na minha opinião se seguirmos a ideia do autor do texto toda a tradição e qualidade das instituiçãos citadas irão "por água abaixo" 



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 28
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Sir Isaac Sex 20 Jun 2014, 19:06

Concordo em gênero,número e grau com você,amigo. Avante!
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Dimix Sex 20 Jun 2014, 20:46

Esse jornalista reynaldo azevedo ele nao esta nem um pouco preocupado com justiça social e nunca esteve, o negocio dele e a direita reacionaria do pais.
    Ja nao leio a veja ha muitos anos pq nao e um jornalismo imparcial, a revista perdeu credibilidade depois que o Lula virou presidente. Tem que denunciar a robalheira do pt, mas tem que denunciar tb a corrupçao do psdb e aliados, e a revista veja finge que nao vê.
    Gosto mais da revista exame que e tb da editora abril.
    Quem e a editora abril pra falar de justiça social ? Eles tinham negocios com uma empresa sul africana - Naspers - que apoiava o regime de segregaçao racial.

    Qto a ita e ime, tb acho que a maioria das coisas nao deve mudar, mas a questao da idade pra candidato civil nao e justo. Se o cara nao vai ser militar pq limite de idade ? Reserva de mercado.
    E tb acho que em engenharia aeronautica deveria ter uma oferta maior de vagas no ita e tb ser criado esse curso nas melhores universidades publicas do pais nas capitais.

     

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Thalyson Sáb 21 Jun 2014, 12:12

Sim Dimix na questão da idade você tem razão, porém quando o candidato entra eles não sabem se ele vai querer ser militar ou civil, deve ser por isso que impõe essa restrição (mas isso não é complicado de mudar) até porque já existem exceções a essa regra! não sei se vocês sabem mas os oficiais aviadores possuem uma cota na ita, que geralmente possui mais vagas do que o número de candidatos, então  é possível ver um oficial de 30 anos no primeiro ano de engenharia no ita e ele só precisou acertar o mínimo de questões da prova para entrar porque (como eu disse) para eles existem mais vagas que o número de candidatos, imagino que essa falta de oficiais candidatos se da por dois motivos:
1) Simples e objetivo: aviador quer voar a máquina e não engenhar ela;

2)O aluno (mesmo que oficial casado e com filhos) tem que morar no alojamento e pelo que me disseram a família morará na vila militar, ai imagina você casado e com filhos morando 5 anos em um alojamento indo em casa só nos finais de semana (quando dá) :S pra quem é solteiro é tranquilo mas pra quem já tem responsabilidades como um casamento pra zelar e filhos pra criar é complicado (e chato!).
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 28
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Dimix Sáb 21 Jun 2014, 14:12

Entao e mais facil entrar no Ita via AFA ?
   
    Esse negocio de cota pra escola militar nunca vai passar, nao passa de politicagem desse jornalista parcial.
    O certo seria investir pesado na educaçao publica (fundamental e medio) e mandar pra cadeia quem rouba o dinheiro publico.
    Cota nao cria mais vagas no ensino superior de qualidade. Precisa ampliar as vagas. Tem faculdade publica que tem muito horario ocioso onde as salas ficam desocupadas.

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 21 Jun 2014, 14:38

Espero, do fundo do meu coração, com a maior sinceridade que possuo em minha alma, que os cavalheiros tenham entendido a ironia do autor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Basta ler o post anterior (aliás, no começo desse artigo ele citou o post anterior) para ver que ele é contra a aplicação disso nos institutos militares, mas também contra a aplicação disso em qualquer esfera educacional. Ele diz que esse projeto é de ''má-fé'', dentre outras coisas, o que evidencia que ele é contrário à essa lei. Além disso, convenhamos que são artigos bem antigos.

Não sou contra o autor, muito menos a favor, mas está muito clara a ironia dele no texto. Como chamar de parcial um jornalista quando se comenta, também, de forma parcial e sem buscar todas as fontes, o contexto e sem nem sequer entender realmente o que ele falou ironicamente? Não gosto da revista VEJA, antes que me acusem, só estou avaliando as notícias; lembro de ter lido essa matéria quando ela saiu, em 2012. Hermenêutica, apenas.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Dimix Sáb 21 Jun 2014, 19:14

Seria uma decisao inteligente meter o bedelho nas instituiçoes dos militares ?
     Mexer com o pessoal da Amam, CN, Afa, Ita, Ime - eu acho que nao.

     Ah, eu nao gosto de jornalista politico nem da esquerda e nem da direita. Ou o cara e jornalista ou e politico, as duas coisas juntas nao combina.
     A dona veja no governo Serra recebeu dinheiro [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
     Como diz o William Douglas: "Nao tem almoço de graça".

    Tem editora brasileira que esta entre as maiores do mundo. O mercado da educaçao e lucrativo pra esses grupos, eles nao querem perder mais alunos. Os cursinhos encolheram bastante nos ultimos anos por causa do enem, prouni.
    Enfim, e tudo interesse comercial. O interesse de veja e financeiro. Grupo abril tem editoras, anglo, escola de idiomas e muitos outros negocios na area da educaçao. Pra eles cotas e pessimo. Assim como e o enem.

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Euclides Sáb 21 Jun 2014, 19:51

MatheusMagnvs escreveu:
Espero, do fundo do meu coração, com a maior sinceridade que possuo em minha alma, que os cavalheiros tenham entendido a ironia do autor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Basta ler o post anterior (aliás, no começo desse artigo ele citou o post anterior) para ver que ele é contra a aplicação disso nos institutos militares, mas também contra a aplicação disso em qualquer esfera educacional. Ele diz que esse projeto é de ''má-fé'', dentre outras coisas, o que evidencia que ele é contrário à essa lei. Além disso, convenhamos que são artigos bem antigos.

Não sou contra o autor, muito menos a favor, mas está muito clara a ironia dele no texto. Como chamar de parcial um jornalista quando se comenta, também, de forma parcial e sem buscar todas as fontes, o contexto e sem nem sequer entender realmente o que ele falou ironicamente? Não gosto da revista VEJA, antes que me acusem, só estou avaliando as notícias; lembro de ter lido essa matéria quando ela saiu, em 2012. Hermenêutica, apenas.
quem conhece os artigos do Jornalista Reinaldo Azevedo sabe que ele é o que se pode chamar de "direita clássica". Ele é contra todos os sistemas de cotas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 21 Jun 2014, 19:57

Vou repetir que o autor estava sendo irônico, que ele não quer 'mexer com o pessoal da AMAN, CN, AFA(...)". Eu mesmo sou totalmente contra que haja um sistema de cotas no ITA ou no IME; a diferença é que eu consegui entender que o autor estava sendo irônico e, portanto, não estava realmente apoiando isso.
Além disso, o sr. desviou o assunto da falta de compreensão da ironia do autor para questões políticas e econômicas envolvendo as editoras.
O sr. está cometendo uma falácia: é perfeitamente compreensível e possível que ele seja da VEJA por que é contra as cotas e o modelo atual do ENEM, e não que  ele seja contra as cotas e o modelo atual do ENEM por que é da VEJA. Hermenêutica, mais uma vez; além de falhar por uma generalização absurda. Além disso, dizer que ele é contra as cotas e o modelo atual do ENEM única e exclusivamente por fazer parte da VEJA também é ilógico; isso significaria que apenas as pessoas que perdem financeiramente com as cotas são contra elas, o que não é verdade, dado que há diversas pessoas que criticam o sistema de cotas e não estão necessariamente ligados a interesses econômicos desse gênero.
Não estou defendendo a VEJA, ainda mais por que não nutro nenhuma preferência específica pelo editorial dela. Estou defendendo, pura e simplesmente, a lógica e a compreensão correta de um texto.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Euclides Sáb 21 Jun 2014, 20:03

É comigo, Matheus? Acho que não, né? Eu conheço bem os artigos desse jornalista (que tem todo o direito de ter a posição que quiser). No caso de IME, ITA e as escolas de excelência, eu também sou a favor de que seja mantido o critério de meritocracia, ou, de outra forma, não seriam escolas de tão vigorosa excelência.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, IME segundo a revista veja Empty Re: ITA, IME segundo a revista veja

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos