PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo elétrico em esfera com carga nula

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula - Página 2 Empty Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Qua 16 Abr 2014, 23:24

Relembrando a primeira mensagem :

Uma partícula com carga positiva q = 4,0×10−6 C é mantida em repouso diante de uma esfera maciça condutora isolada de
raio 0,10 m e carga total nula. A partícula encontra-se a uma distância de 0,20 m do centro da esfera, conforme ilustra a figura a seguir. A esfera e as cargas que foram induzidas em sua superfície também se encontram em repouso, isto é, há equilíbrio eletrostático. Sabendo que a constante de proporcionalidade na lei de Coulomb é k = 9,0×109 Nm2/C2, determine o
módulo e indique a direção e o sentido:
a) do campo elétrico no centro da esfera condutora
devido à partícula de carga q;
b) do campo elétrico no centro da esfera condutora
devido às cargas induzidas em sua superfície.


Minha dúvida nesta questão é que no interior da esfera(centro),o Campo Elétrico é nulo. Será que por ela ter carga total nula o Campo deixa de ser nulo? Apliquei a fórmula  E=kQ/d^2, e deu a resposta correta  E= 9.10^-5. Só não sei fazer a "B"
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo


Campo elétrico em esfera com carga nula - Página 2 Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por Matcefet Sex 18 Abr 2014, 14:34

cleicimara escreveu:Ei, matcefet, você tem o gabario oficial dessa questão??

Tudo indica que o gabarito que você tem no livro é o 'original', todos os sites com essa questão têm esse gabarito. Mas, na verdade, com o pouco conhecimento de eletricidade que eu tenho (estou no 1º ano de eletrotécnica), eu diria que nos dois casos os campos elétricos são nulos, só se podermos supor que não houvesse mais equilíbrio eletrostático, e mesmo assim eu só conseguiria resolver a letra (a), pois na (b) não temos o valor da carga induzida e nem a distância.


Última edição por Matcefet em Sex 18 Abr 2014, 18:43, editado 1 vez(es)

Matcefet
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 25
Localização : RJ, Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula - Página 2 Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Sex 18 Abr 2014, 17:14

Ok! obrigada!! Vamos estudar mais o assunto então, pra vê se a gente descobre o porquê!!! rsrsrsrsrsrsr
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula - Página 2 Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos