PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo elétrico em esfera com carga nula

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Qua 16 Abr 2014, 23:24

Uma partícula com carga positiva q = 4,0×10−6 C é mantida em repouso diante de uma esfera maciça condutora isolada de
raio 0,10 m e carga total nula. A partícula encontra-se a uma distância de 0,20 m do centro da esfera, conforme ilustra a figura a seguir. A esfera e as cargas que foram induzidas em sua superfície também se encontram em repouso, isto é, há equilíbrio eletrostático. Sabendo que a constante de proporcionalidade na lei de Coulomb é k = 9,0×109 Nm2/C2, determine o
módulo e indique a direção e o sentido:
a) do campo elétrico no centro da esfera condutora
devido à partícula de carga q;
b) do campo elétrico no centro da esfera condutora
devido às cargas induzidas em sua superfície.


Minha dúvida nesta questão é que no interior da esfera(centro),o Campo Elétrico é nulo. Será que por ela ter carga total nula o Campo deixa de ser nulo? Apliquei a fórmula  E=kQ/d^2, e deu a resposta correta  E= 9.10^-5. Só não sei fazer a "B"
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por Elcioschin Qui 17 Abr 2014, 08:38

Siga a Regra XI do fórum: poste o gabarito !!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por JoaoLeal96 Qui 17 Abr 2014, 11:36

seria legal se tivesse a imagem
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Qui 17 Abr 2014, 19:33

Não estou conseguindo postar a imagem, mas é bem simples. É  uma esfera  com um ponto no seu centro e a partir dele traça uma reta  para fora da esfera até a carga "q" a uma distância de 0,10m
Gabaritos:
a)9x10^5 N/C para a esquerda
b)9x10^5 N/C para a direita
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por Matcefet Qui 17 Abr 2014, 20:43

cleicimara escreveu:Uma partícula com carga positiva q = 4,0×10−6 C é mantida em repouso diante de uma esfera maciça condutora isolada de
raio 0,10 m e carga total nula. A partícula encontra-se a uma distância de 0,20 m do centro da esfera, conforme ilustra a figura a seguir. A esfera e as cargas que foram induzidas em sua superfície também se encontram em repouso, isto é, há equilíbrio eletrostático. Sabendo que a constante de proporcionalidade na lei de Coulomb é k = 9,0×109 Nm2/C2, determine o
módulo e indique a direção e o sentido:
a) do campo elétrico no centro da esfera condutora
devido à partícula de carga q;
b) do campo elétrico no centro da esfera condutora
devido às cargas induzidas em sua superfície.


Minha dúvida nesta questão é que no interior da esfera(centro),o Campo Elétrico é nulo. Será que por ela ter carga total nula o Campo deixa de ser nulo? Apliquei a fórmula  E=kQ/d^2, e deu a resposta correta  E= 9.10^-5. Só não sei fazer a "B"


https://pir2.forumeiros.com/t32971-blindagem
https://pir2.forumeiros.com/t28869-equilibrio-eletrostatico

Matcefet
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 25
Localização : RJ, Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Qui 17 Abr 2014, 22:56

Agora que fiquei confusa de vez,  porque  no primeiro link (resolução do prof. Elcioschin) tanto  na alternativa "a" como na "b"o campo é nulo, o que eu concordo, pois em ambos pede-se  pra determinar o campo no  centro ,ou seja, no interior da esfera, onde ele é nulo mesmo.
Já no segundo link, na letra "a" o campo vale 9x10^5 e apenas em "b" ele é nulo...
 E essa informação  de que  a carga total  é nula, interfere em alguma coisa, já que o campo é nulo quando temos esferas condutoras eletizadas??
 
Me expliquem!!!
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por JoaoLeal96 Sex 18 Abr 2014, 09:22

é questao de vestibular? ta meio estranho esse gabarito ou a pergunta pq é sim no interior de um condutor esferico eletrizado o campo eletrico é nulo talvez pela questao nao esta falando eletrizado o campo nao é nulo.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Sex 18 Abr 2014, 09:54

É sim de vestibular, da ufrj 2010. Pois é, está estranho mesmo. A net aqui tá muito ruim, não consegui abrir a prova e o gabarito. Peguei o resultado do meu livro e no fórum outras pessoas já tiveram dúvidas sobre ela  também...
https://pir2.forumeiros.com/t32971-blindagem
https://pir2.forumeiros.com/t28869-equilibrio-eletrostatico
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por Matcefet Sex 18 Abr 2014, 10:55

cleicimara escreveu:É sim de vestibular, da ufrj 2010. Pois é, está estranho mesmo. A net aqui tá muito ruim, não consegui abrir a prova e o gabarito. Peguei o resultado do meu livro e no fórum outras pessoas já tiveram dúvidas sobre ela  também...
https://pir2.forumeiros.com/t32971-blindagem
https://pir2.forumeiros.com/t28869-equilibrio-eletrostatico

http://www.fisicaevestibular.com.br/images/eletrostatica6/image064.jpg

Campo elétrico em esfera com carga nula Image064

Imagem ^

Matcefet
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 25
Localização : RJ, Rio de Janeiro - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por cleicimara Sex 18 Abr 2014, 13:03

Ei, matcefet, você tem o gabario oficial dessa questão??
cleicimara
cleicimara
Jedi
Jedi

Mensagens : 284
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 39
Localização : belem,pa

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico em esfera com carga nula Empty Re: Campo elétrico em esfera com carga nula

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos