PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algumas dúvidas Teóricas Sistemas Lineares

Ir para baixo

Algumas dúvidas Teóricas Sistemas Lineares Empty Algumas dúvidas Teóricas Sistemas Lineares

Mensagem por guilhermefisica Qua 26 maio 2010, 12:24

Tenho algumas duvidazinhas e ficaria muito grato se alguém pudesse respondê-las...são dúvidas até bem simples(mas não entendi)...

1)Li num livro que quando eu tenho um sistema linear, este quando está na sua forma escalonada , se apresentar o número de incógnitas diferentes do número de equações, será considerado como inderterminado e possível...Porém..tenho observado que alguns exercicios apresentam essas condições e mesmo assim são considerados como sendo possível...alguém me da uma luz nessa parte? Eu meio que entendi que tenho de escalonar o sistema e uma vez escalonado se resultar em menos incógnitas do que equações(oy+0x) será indeterminado..
2)Para ''discriminar'' um sistema do outro, quando este é possível e indeterminado e impossível, por regra de Cramer, eu tenho de por exemplo uma incógnita nos termos independetes...se eu fizer por cramer e achar apenas um valor já para essa incógnita, dos termos independetes e encontrá-la diferente de zero, o sistema todo já será impossível para tal valor...não precisando calcular ''k'' para todos os outros determinantes das matrizes incompletas..certo?

ex: 2x+3y=k+1
5x+8y=1

Se eu calcular k, por cramer , na condição deste ser impossível..para qualquer valor que eu achar quando aplicar nos determinantes das incógnitas e achar um valor de k, este se for diferentes já caracteriza um sistema impossível ..certo?

3) Quando eu tenho , por exemplo, dado um sistema em que no luhar dos termos independetes eu tenho x ou y ou qualquer incógnita; estes não são considerados como sendo termos independetes certo?

2x+y=@z
@ é o coeficiente e z a incognita que deve ser passado para o outro lado , ficando parte do sistema e resultado uma equação igual a 0,certo?

Desculpe se fui muito confuso..tenho prova quarta que vem..e quero ir bem!

vlw galera!

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos