PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VETORES Perpendiculares

4 participantes

Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty VETORES Perpendiculares

Mensagem por sergio baltar Qua 25 Dez 2013, 21:25

Inicialmente feliz natal e prospero ano novo a todos meus amigos deste forum!

Vamos lá, que o tempo não para.

OA= (3,1).  OS VETORES OB e OD são perpendiculares a OA.

Muitos autores então de forma direta, mantem o modulo, invertendo as coordenadas e trocando sinal de um deles.

Exemplo:  ( 1 , 3) { inverteu-se as coordenadas}

              ( -1 , 3) ou ( 1, -3) { inverteu um sinal de um deles}

 Logo, ai que surge MINHA GRANDE DUVIDA?!

Só existe esta maneira de encontrar?  Só teria duas respostas fixas:  ( -1 , 3) ou ( 1, -3)???

OBRIGADO

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 48
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por Euclides Qua 25 Dez 2013, 23:41

É uma maneira prática e rápida. Você pode lembrar que o produto interno de dois vetores é nulo:



No plano só há dois vetores perpendiculares a u. Basta desenhar para ver.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por sergio baltar Qui 26 Dez 2013, 00:45

Mestre Euclides muito obrigado pela atenção e explicação.

 Esta era uma dúvida que eu tinha para tentar desvendar uma questão.  O senhor sanou a dúvida dos vetores perpendiculares, mas da questão ainda continua.

Me permite abusar mais da atenção do senhor?

A questão diz que:

Determine os vértices B, C e D do quadrado ABCD DE CENTRO O=(3,2), sendo A=(6,3).

O ponto C encontrei (0,1) usando ponto médio.

Então já tinha pontos A e C do quadrado.  Restando B e D.  Na hora me lembrei que quadrado os lados são iguais, então a distancia do ponto D até A é a mesma do ponto D até C.

Então fiz d(A,D)= d(C,D), teremos equação 3x+y-11=0.

Escolhi aleatoriamente os pontos (3,2), que pertencem esta reta.  Logo, ponto B também é (3,2)

Assim, os vértices do meu quadrado A(6,3), B(3,2), C(0,1) e D(3,2).

Note, que a distancia entre estes lados é raiz de 10, ou seja, é um quadrado.

Mas, professor que corrigiu a prova me deu zero.  Só quer aceitar (4, -1) e (2,5).

Notem ainda, que os pontos  (4, -1) e (2,5) fazem parte da mesma reta 3x+y-11=0.

Posto isto, mestre me ajude a criar argumentos a tentar amolecer coração deste professor.

O enunciado queria vértices de um quadrado com centro (3,2) e eu respondi conforme o enunciado.

Por favor me ajude!

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 48
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por Medeiros Qui 26 Dez 2013, 02:35

sergio baltar escreveu:[...]
Determine os vértices B, C e D do quadrado ABCD DE CENTRO O=(3,2), sendo A=(6,3).

O ponto C encontrei (0,1) usando ponto médio.

[...]

Assim, os vértices do meu quadrado A(6,3), B(3,2), C(0,1) e D(3,2).

[...]
Mas, professor que corrigiu a prova me deu zero.  Só quer aceitar (4, -1) e (2,5).

Caro Sérgio,
seu professor só podia mesmo lhe atribuir "zero", foi muita falta de atenção da sua parte: você percebeu que esse seu quadrado é um segmento de reta? Pois os pontos B e D que você "achou" são justamente o centro O, que já está alinhado aos pontos A e C (este você encontrou corretamente).

Faz o seguinte. A partir do centro O(3,2), encontre os dois vetores perpendiculares ao vetor OA e de mesmo módulo, tal qual o Euclides explicou. Na ponta desses vetores estarão os ponto B e D do quadrado.

OA = A - O = (3, 1)

u = (-1, 3) = OB
OB
= B - O
(-1, 3) = (x, y) - (3, 2) -----> (x, y) = (-1, 3) + (3, 2) -----> (x, y) = (2, 5) -----> B = (2, 5)

v = (1, -3)
.... faça analogamente para encontrar o ponto D ,....
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por sergio baltar Qui 26 Dez 2013, 02:43

Caro Medeiros, 

  Professor me dá zero, só pode ser um terrorista, um boçal da educação igual a você.

  Se pede para achar 3 vértices eu acho 01, então não tem como ser zero em uma prova discursiva.

   Gente como vc e ele, não precisa se referir a palavra a mim não.   Quer participar no fórum, participa direito e com respeito.

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 48
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por Convidado Qui 26 Dez 2013, 03:23

Assim, os vértices do meu quadrado A(6,3), B(3,2), C(0,1) e D(3,2)
Se você respondeu ao seu professor que os pontos acima são um quadrado, deixou claro que não sabe o que é um quadrado. Já plotou isso para ver que é uma reta?

Totalmente desnecessária a grosseria com o colega Medeiros (e o seu professor). Há meios de discordar cavalheirescamente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por sergio baltar Qui 26 Dez 2013, 03:45

Deixa de ser palhaço, que nunca fui ignorante.  Só discordei do zero sem ofender.  

 Quem disse que merecia zero foi Medeiros.  

  Se vc tivesse estudado pedagogia saberia que zero só para resposta em branco ou tudo que está contido for totalmente errado.  por isto é uma prova discursiva.

  E outra coisa palhaço, para chegar na equação cartesiana eu usei igualdade de pontos, logo era propriedade de um quadrado.

  vc só pode ser a mucamba do Medeiros

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 48
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por Medeiros Qui 26 Dez 2013, 11:30

sergio baltar escreveu:[...]

Posto isto, mestre me ajude a criar argumentos a tentar amolecer coração deste professor.

O enunciado queria vértices de um quadrado com centro (3,2) e eu respondi conforme o enunciado.
tsc tsc tsc
A mim parece, jovem Sérgio, que você já tem todos os elevados e cultos (note que eu NÃO disse "estultos") argumentos para "amolecer" o coração daquele seu professor; use com ele os mesmos argumentos que você arguiu comigo e com o Lionel e você conseguirá -- vai na certeza mermão!
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por sergio baltar Qui 26 Dez 2013, 13:15

Medeiros escreveu:
sergio baltar escreveu:[...]

Posto isto, mestre me ajude a criar argumentos a tentar amolecer coração deste professor.

O enunciado queria vértices de um quadrado com centro (3,2) e eu respondi conforme o enunciado.
tsc tsc tsc
A mim parece, jovem Sérgio, que você já tem todos os elevados e cultos (note que eu NÃO disse "estultos") argumentos para "amolecer" o coração daquele seu professor; use com ele os mesmos argumentos que você arguiu comigo e com o Lionel e você conseguirá -- vai na certeza mermão!

BABACAS.   São 7 letras que melhor definirão o que são, melhor que mil palavras que escreva.

E vc medeiros é o BABACA-MOR.  61 anos de idade, não evoluiu nem moralmente, intelectualmente e nem espiritualmente.   Uma velha que só usa sua cidade para entrar na fila de idoso.

A segunda parte da conversa era pedido de ajuda a uma pessoa determinada e vc como intrujona louca, não aguentou e se meteu.  Se um pedido de ajuda, age de forma hostil em pleno natal, só pode estar desgostosa da vida.

Mas, casamento gay ta liberado no cartório, aproveite aí garotão de 23 anos e sai do armário em 2014.

O professor terei que amolecer seu coração, em contra partida, com 61 anos de idade vc já está com tudo amolecido!

Ainda se julga da turma do amigo do fórum, quem tem amigo que nem vc não precisa de inimigo.

SAI DO ARMARIO MEDERASTA!

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 48
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por Admin Qui 26 Dez 2013, 13:34

O ignorante usuário foi expulso.

____________________________________________
Quando você tiver a resposta da questão, poste-a, pois isso ajuda a quem vai tentar resolvê-la.

Leia os regulamentos do fórum para postar corretamente
Admin
Admin
Fundador
 Fundador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 07/07/2009
Localização : São Paulo - Brasil

https://pir2.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

VETORES Perpendiculares Empty Re: VETORES Perpendiculares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos