PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Permutação Vs permutação circular(ajuda com )

2 participantes

Ir para baixo

Permutação Vs permutação circular(ajuda com ) Empty Permutação Vs permutação circular(ajuda com )

Mensagem por sergio baltar Ter 19 Nov 2013, 21:08

Por favor me ajudem com gabarito.

Em parque ha uma roda gigante (circular) que tem 10 bancos, cada um com dois
lugares, sendo que os lugares de cada banco são pintados com as cores azul e vermelho,respectivamente. 10 casais foram ao parque conhecer a roda gigante, sendo
que cada casal levou um fi lho consigo. De quantas maneiras:

(a) (1,0) os filhos podem se sentar na roda gigante (os pais nao estao na roda gigante)
ocupando os lugares azuis?

Inicialmente eu fiz usando formula da PC(m-1)!= 9!

Entretanto, depois pensando melhor, na permutação circular subtraímos um elemento, para termos um ponto inicial, um ponto de referencia.   Porém, neste caso,  a referencia são os bancos que são fixos, ou seja, sabemos que existem 10 bancos, certamente no parque existe até numeração nestes bancos.   E tendo o banco como referencia e não as pessoas, A PERMUTAÇÃO SERIA SIMPLES E NÃO CIRCULAR.  Permutação seria pelo números da cadeira da mesa redonda e não pela posição das pessoas que estão sentadas na mesa redonda.  P(10)=10!

SENDO ASSIM, PERGUNTO SE TEM LÓGICA MEU RACIOCÍNIO?

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Permutação Vs permutação circular(ajuda com ) Empty Re: Permutação Vs permutação circular(ajuda com )

Mensagem por Inesmmiranda Qui 21 Nov 2013, 19:34

Eu penso que, partindo do principio que os bancos da roda gigante se encontram numerados, este seria um caso de permutação simples e a resposta dada (10!) é a q tem mais lógica sim...

Inesmmiranda
Iniciante

Permutação Vs permutação circular(ajuda com ) Empty Re: Permutação Vs permutação circular(ajuda com )

Mensagem por sergio baltar Qui 21 Nov 2013, 20:54

Eu tb acho nobre amigo.  Quanto mais foi uma prova de universidade.  Se objetivo é testar conhecimento, teriam que aceitar as 2 hipóteses.

Este vídeo explica bem:

https://www.youtube.com/watch?v=cWQhJLcensw&noredirect=1

Obrigado pela sua opinião e resposta.

sergio baltar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo