PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Triângulo dentro de um quadrado

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Giiovanna Ter 22 Out 2013, 19:46

Relembrando a primeira mensagem :

Dado um quadrado de lado L, é possível afirmarmos que a maior área possível de um triângulo cujos vértices estão dentro do quadrado (incluindo seu bordo) é L^2/2 ? Ou seja, a área de tal triângulo nunca excede metade da área do quadrado?

Obrigada Very Happy
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo


Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Giiovanna Sáb 07 Dez 2013, 09:39

Achei legal a resolução, parabéns Smile

Após pesquisar em alguns fóruns, acabei descobrindo outras resoluções talvez menos braçais que esta. 

Deparei-me com o problema resolvendo o seguinte exercício : Escolhem-se 9 pontos no interior de um quadrado de lado 1. Demonstrar que é possível escolher 3 deles de tal forma que a área do triângulo que foram é menor ou igual a 1/8

Resolução:


Dado um quadrado de lado um, marcamos, sobre cada aresta, seu ponto médio. Ligando os pontos médios dos lados que são paralelos entre si (i.é, vou ligar as arestas dos lados que são opostos entre si), teremos uma divisão deste quadrado em 4 outros quadrados de lado 1/2. Distribuindo esses 9 pontos pelo quadrado de lado 1, pelo Princípio da casa dos pombos, teremos que 3 deles ficarão em um mesmo quadrado de lado 1/2, cuja área do triângulo formado ao ligar estes pontos é menor ou igual a 1/8.

Exercício clássico de Teoria dos números.

Assimq ue encontrar a outra resolução, coloco aqui. Acredito que o problema não era resolver este que eu  coloquei aqui e você resolveu, talvez isso deveria ser sabido pelo leitor do livro. Mas sem resolver isso, não há muito rigor.

Obrigada pela atenção! E desculpa a demora para responder Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Giiovanna Sáb 07 Dez 2013, 09:41

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Chronoss Sáb 07 Dez 2013, 10:08

Giiovanna escreveu:
 Acredito que o problema não era resolver este que eu  coloquei aqui e você resolveu, talvez isso deveria ser sabido pelo leitor do livro. Mas sem resolver isso, não há muito rigor.


Não sei se entendi o que você quis dizer nessa parte, poderia esclarecer-me ? 

E  obrigado a vc também , achei a questão interessante.Very Happy 


Ps: 

Se vc tem interesse particular nesse tipo de questões ( max/min ) , creio que um bom livro para quem domina bem o inglês ( que infelizmente ainda não é o meu caso ) , seria : 

Geometric Problems On Maxima And Minima - ( Titu Andreescu & Mushkarov & Stoyanov )
Parece ser divertido.Very Happy  
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Giiovanna Sáb 07 Dez 2013, 17:22

quis dizer que o problema principal não era descobrir que o triângulo de maior área que pode ser icolocado num quadrado é metade de sua área. O problema era mais pra aplicar o princípio da casa dos pombos.

Obrigada pela indicação! Felizmente consigo ler bem livros em inglês, tive de me adaptar a isso esse ano.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Chronoss Sáb 07 Dez 2013, 17:38

Sim , mas a qual livro se refere ? 
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Giiovanna Sáb 07 Dez 2013, 18:13

Estava me referindo ao livro que você indicou.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Chronoss Sáb 07 Dez 2013, 18:36

Giiovanna escreveu: Acredito que o problema não era resolver este que eu  coloquei aqui e você resolveu, talvez isso deveria ser sabido pelo leitor do livro. Mas sem resolver isso, não há muito rigor.

Me referia a essa parte .
Chronoss
Chronoss
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/01/2013
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Triângulo dentro de um quadrado - Página 2 Empty Re: Triângulo dentro de um quadrado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos