PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Defeitos da Visão

3 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Defeitos da Visão Empty Defeitos da Visão

Mensagem por Respondedor1 Sex 16 Ago 2013, 18:20

A figura 1 ilustra um olho míope e a figura 2 um olho hipermetrope, ambos focalizando um objeto no infinito. A correção desses dois defeitos de visão é feita pelo uso de óculos (ou lentes de contato) convergentes ou divergentes, conforme o caso (não necessariamente em correspondência com a seqüência das figuras). Outro defeito da visão, que surge com a idade, é a presbiopia, que consiste na incapacidade do cristalino de focalizar na retina um objeto próximo do olho.

Defeitos da Visão Fis_13

Se uma pessoa míope ou hipermetrope se tornar também presbíope, então a lente que usa deverá ser alterada para


a. mais convergente; se míope

b. menos divergente; se hipermetrope

c. menos convergente; se míope

d. menos divergente; se míope

e. mais divergente; se hipermetrope



Não sei a resposta correta, eu acho que as alternativas A e D estão praticamente iguais, mas eu marcaria D.



Se alguém puder me ajudar



Obrigado

Respondedor1
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 33
Localização : Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos da Visão Empty Re: Defeitos da Visão

Mensagem por Montini Sáb 17 Ago 2013, 06:31

Então, amigo, é a primeira vez que vejo uma questão nesse estilo. Acredito que, a solução para uma pessoa com presbiopia, seriam as lentes bifocais. Mas vamos observar a parte teórica do exercício.

Consideraremos um mesmo ponto, observado por duas pessoas. Uma tem apenas miopia, enquanto a outra apresenta miopia e presbiopia. Ambas estão utilizando a mesma lente. O esquema será este:

Defeitos da Visão Lentes

A figura a) representa o míope, vemos que a lente divergente repara miopia.

Na figura b) temos o cidadão que, além de apresentar miopia, possui presbiopia, defeito o qual é observado a dificuldade na acomodação do cristalino. Seu cristalino, então, não possui um potencial de convergência condizente com os óculos. Diminuiremos, assim, a divergência da lente.

A diferença da respota A e D é que, ao falar "aumentar a convergência" para o míope na letra A, tu consideras que a lente é convergente, quando na verdade ela é divergente.

Acredito que seja isso.

Montini
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Cascavel, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos da Visão Empty Re: Defeitos da Visão

Mensagem por AlissonGomesipichana Seg 27 Jan 2020, 17:24

o meu gabarito diz que é a alternativa E. alguém sabe por que ?
AlissonGomesipichana
AlissonGomesipichana
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 02/05/2019
Idade : 25
Localização : Roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos da Visão Empty Re: Defeitos da Visão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos