PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um gás se estabiliza a 1atm?

2 participantes

Ir para baixo

Um gás se estabiliza a 1atm? Empty Um gás se estabiliza a 1atm?

Mensagem por 88sude Ter 23 Jul 2013, 09:46

Olá gente!
Quando um gás começa se expandir ele possui uma pressão muito alta, já que pressão e volume são inversamente proporcionais, mas a questão é, quando a pressão do gás se iguala a pressão externa (1 atm) o gás para de se expandir? Essa dúvida me veio ao olhar uma questão de química da UNICAMP
Spoiler:
Como podem ver no item b a resposta corretá é que a pressão do balão abaixa, pois o HCl se dissolve na água, e pela diferença de pressao a agua vai acabar enchendo o balão. Mas a questão é: se no balão a pressão é 1 atm ele não deveria 'descer' mesmo com a torneira aberta, pois já se encontra estável.
O que estou errando? Muito obrigado desde ja!
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um gás se estabiliza a 1atm? Empty Re: Um gás se estabiliza a 1atm?

Mensagem por Gabriel Rodrigues Ter 23 Jul 2013, 10:13

A pressão no tubo é menor do que no balão. Quando a torneira é a aberta, a força da substância no tubo (não sei se foi feito vácuo ou se há gás) não é capaz de "conter" a força que o gás exerce e ele acaba descendo. O raciocínio é o mesmo para entender porque o líquido sobe pelo tubo. 

(acho que esse mecanismo é parecido com o transporte de seiva bruta em uma planta)

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos