Equilíbrio Químico
4 participantes
Página 1 de 1
Equilíbrio Químico
Observe a reação química que segue
NO₂+CO⇒CO₂+NO
Nessa reação, apenas o NO2(g) apresenta coloração vermelho-castanha; os demais reagentes e produtos são incolores.
Considere as seguintes informações a respeito dessa reação, que se realiza isotermicamente.
I - Ao se partir de uma mistura equimolar de NO2 e CO, chega-se, após um tempo suficientemente longo, a uma mistura com a mesma coloração a que se chagaria caso se partisse de uma mistura equimolar de CO2 e NO.
II - Ao se partir de uma mistura de dois mols de NO2 e 1 mol de CO, chega-se a uma mistura com a mesma coloração a que se chegaria caso se partisse de uma mistura equimolar dos reagentes.
III - No equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa são iguais e, portanto, a coloração do sistema não mais se altera.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) Apenas I e III.
NO₂+CO⇒CO₂+NO
Nessa reação, apenas o NO2(g) apresenta coloração vermelho-castanha; os demais reagentes e produtos são incolores.
Considere as seguintes informações a respeito dessa reação, que se realiza isotermicamente.
I - Ao se partir de uma mistura equimolar de NO2 e CO, chega-se, após um tempo suficientemente longo, a uma mistura com a mesma coloração a que se chagaria caso se partisse de uma mistura equimolar de CO2 e NO.
II - Ao se partir de uma mistura de dois mols de NO2 e 1 mol de CO, chega-se a uma mistura com a mesma coloração a que se chegaria caso se partisse de uma mistura equimolar dos reagentes.
III - No equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa são iguais e, portanto, a coloração do sistema não mais se altera.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) Apenas I e III.
Aline P- Padawan
Re: Equilíbrio Químico
I - Correta. No equilíbrio, as misturas CO2 e NO são equimolares.
II - Errada. As quantidade não são iguais, portanto não formará um equilíbrio.
III - Correta. No equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa são iguais. Dessa forma, haverá uma igual proporção de reagentes e produtos.
Resposta letra E.
II - Errada. As quantidade não são iguais, portanto não formará um equilíbrio.
III - Correta. No equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa são iguais. Dessa forma, haverá uma igual proporção de reagentes e produtos.
Resposta letra E.
Gabriel Medeiros- Recebeu o sabre de luz
ajuda por favor pode me explicar o inciso I
eu acho que é falso por causa disso exemplo
no2 + co-> co2+ No
1mol 1mol
x x x x
1-x 1-x x x
agora se eu inverter
no2 + co-> co2+ No
1mol 1mol
x x x x
x x 1-x 1-x
viu? a concentração de no2 que produz a coloração castanha fica diferente em uma x e na outra 1-x
Por favor ajuda
no2 + co-> co2+ No
1mol 1mol
x x x x
1-x 1-x x x
agora se eu inverter
no2 + co-> co2+ No
1mol 1mol
x x x x
x x 1-x 1-x
viu? a concentração de no2 que produz a coloração castanha fica diferente em uma x e na outra 1-x
Por favor ajuda
gaghawthorne- Iniciante
Trata-se de um equilíbrio com proporção estequiométrica de 1:1:1:1. O resultado da reação será o mesmo, quer partindo dos produtos ou dos reagentes.gaghawthorne escreveu:ajuda por favor pode me explicar o inciso I
no2 + co-> co2+ No
1mol 1mol
x x x x
1-x 1-x x x
agora se eu inverter
no2 + co-> co2+ No
1mol 1mol
x x x x
x x 1-x 1-x
Por favor ajuda