PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

logica

2 participantes

Ir para baixo

logica Empty logica

Mensagem por *bebelo34 Ter 18 Jun 2013, 15:55

1) Para cada grupo de premissas abaixo, qual a conclusão que se pode tirar delas? Explique as regras de inferência utilizadas para obter cada conclusão das premissas.

a) “Se eu tiro o dia de folga, chove ou neva.” “Eu tirei folga na terça-feira ou na quinta-feira”.” Fez sol na terça-feira.” “Não nevou na quinta-feira.”.

b)  “Se eu como comida apimentada, então eu tenho sonhos estranhos.” “Eu tenho sonhos estranhos quando cai um trovão enquanto eu durmo.” “Eu não tive sonhos estranhos.”.

c)  “Se eu jogo hóquei, então eu fico dolorido no dia seguinte”. “Eu uso a hidromassagem se eu estou dolorido”. “Eu não usei a hidromassagem.”.

*bebelo34
Jedi
Jedi

Mensagens : 261
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 45
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

logica Empty Re: logica

Mensagem por Rafa.2604 Qui 30 Jun 2016, 21:17

a) “Se eu tiro o dia de folga, chove ou neva.” 
“Eu tirei folga na terça-feira ou na quinta-feira”.
” Fez sol na terça-feira.” 
“Não nevou na quinta-feira.”.

Se tu tiras o dia de folga, chove ou neva. Tu tiraste o dia de folga na terça ou na quinta, ou seja, choveu ou nevou na terça ou na quinta. Se fez sol na terça, então choveu ou nevou na quinta. Como não nevou na quinta, então concluímos que choveu na quinta-feira.

b)  “Se eu como comida apimentada, então eu tenho sonhos estranhos.” “Eu tenho sonhos estranhos quando cai um trovão enquanto eu durmo.” “Eu não tive sonhos estranhos.”.

Se tu comes comida apimentada, tu tens sonhos estranhos.
Tu tens sonhos estranhos quando cai um trovão enquanto tu dormes.
Se tu não teve sonhos estranhos, então tu não comeste comida apimentada e e não caiu um trovão enquanto tu dormias (pois estas são as condições necessárias para tu teres sonhos estranhos).

c)  “Se eu jogo hóquei, então eu fico dolorido no dia seguinte”. “Eu uso a hidromassagem se eu estou dolorido”. “Eu não usei a hidromassagem.”.


Se tu jogas hóquei, tu ficas dolorido no dia seguinte. Tu usas a hidromassagem quando ficas dolorido. Ou seja, quando tu jogas hóquei, tu usas a hidromassagem. Como tu não usaste a hidromassagem, tu não jogaste hóquei.
Rafa.2604
Rafa.2604
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/11/2015
Idade : 28
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos