PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por fonseca.mateus Seg 15 Abr 2013, 17:20

Olá. Eu gostaria de saber por que a diferença de potencial (d.d.p.) é igual para resistores de uma associação em paralelo, mas diferente para os resistores de uma associação em série. Não consigo entender o motivo de ela ser diferente para cada resistor da associação em série, entendem?, pois eles também estão submetidos a uma mesma d.d.p., não é mesmo? Imaginem que entre dois pontos A e B haja 3 resistores de resistências X Ω, Y Ω e Z Ω: eles não têm a mesma d.d.p. mas estão sob a mesma d.d.p., não estão? Por favor, me ajudem, pois eu simplesmente não consigo entender essa parte da física que dá toda uma base para uma parte maior ainda. Muito obrigado desde já.

fonseca.mateus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Euclides Seg 15 Abr 2013, 20:10

Cada resistor é responsável por uma queda de tensão. Nas ligações em série cada resistor consome uma parte da tensão que assim é dividida entre os resitores na proporção direta das suas resistências.

Na ligação em paralelo cada resistor recebe a tensão independentemente do outro

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) A_dasridn_zpsd2d2510c

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por fonseca.mateus Ter 16 Abr 2013, 15:21

Mas isso não explica nem o motivo de cada resistor ser responsável pela queda de tensão nem o de cada um receber a tensão independentemente do outro, no caso da ligação em paralelo. Poderia explicar melhor?

fonseca.mateus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Euclides Ter 16 Abr 2013, 15:53

Mas isso não explica nem o motivo de cada resistor ser responsável pela queda de tensão
O resistor consome energia para funcionar. A fonte dessa energia é a tensão.

nem o de cada um receber a tensão independentemente do outro, no caso da ligação em paralelo
A fonte de tensão (a tomada da sua casa) fornece a mesma ddp sempre. Tudo que for ligado diretamente nela recebe a mesma tensão. TV, abajur, rádio, etc.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por fonseca.mateus Qua 17 Abr 2013, 16:39

Desculpe se pareço burro, mas por que cada resistor recebe a tensão independentemente do outro, a um nível teórico? (Uma vez que a minha casa é a prática, ou seja, consequência da teoria...)

fonseca.mateus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Euclides Qua 17 Abr 2013, 16:53

Pensando tudo se pode entender. Na prática se pode apenas constatar.

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) A_poturo_zpsd69e634a

12 volts prá todo mundo ligado em paralelo..

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qua 17 Abr 2013, 19:11

Posso tentar contribuir?

Acredito que seja importante recordar primeiro O QUE É tensão...
em uma associação de resistores em paralelo, a corrente atinge todos os resistores "ao mesmo tempo" e, antes de atingir cada um, cada unidade de carga dela possui uma energia. Logo, cada resistor receberá a mesma quantidade de energia por unidade de carga!
Talvez seja por isso que eles recebem a mesma energia (tensão) independentemente do outro... porque a energia de cada Coulomb na "entrada" de um resistor não depende do outro, porque estão em fios diferentes...

Já na associação em série, cada resistor recebe o "resto" da energia por carga do outro resistor... como se fosse em uma enorme mesa com um prato de comida com vários físicos: o primeiro físico come um pouco, e passa o prato. O segundo físico deverá encontrar menos comida do que se estivesse sozinho na mesa. (mesmo se fosse o primeiro, não poderia comer tudo, pois teria que passar o prato!)

(se eu tiver falado um monte de ladainha, corrija-me por favor, também estou aprendendo Eletrodinâmica...)


Última edição por Gabriel Rodrigues em Qua 17 Abr 2013, 19:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : consertando o "eles recebem a mesma CARGA".. eles recebem a mesma ENERGIA POR CARGA.)

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Euclides Qua 17 Abr 2013, 19:15

Gabriel Rodrigues escreveu:(se eu tiver falado um monte de ladainha, corrija-me por favor, também estou aprendendo Eletrodinâmica...)
Sem ladainha... foi "reza" boa!

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Elcioschin Qua 17 Abr 2013, 20:03

Matheus

Pense nos resistores como sendo tubulações para transporte de água e na água sendo os elétrons.

Uma tubulação mais grossa e lisa (tem pouco atrito) transporta água mais facilmente do que uma tubulação fina e rugosa (mais atrito). Diz-se, neste caso, que a primeira tem menor "perda de carga" do que a segunda (este "carga" não tem nada a ver com carga elétrica)

Do mesmo modo, um resistor com maior resistência tem maior "queda de tensão" do que outro com menor resistência (para uma mesma corrente).

Assim, como explicou o Gabriel, na assocaiação em série, cada resistor causa uma certa queda de tensão U = R.i. A soma de TODAS as quedas de tensão é igual à tensão total da fonte que as alimenta.

Na associação em paralelo de várias tubulações, a pressão no início de cada uma delas é a mesma. o mesmo ocorrendo no final de cada uma delas, já que o início e o término de cada uma delas é o mesmo. Logo, a queda de pressão da água é a mesma, em cada tubulação

O mesmo acontece na associação em paralelo de resistores: a queda de tensão é a mesma para todos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71805
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por fonseca.mateus Qui 18 Abr 2013, 00:23

Euclides, Gabriel e Élcio,

Acho que entendi (mais ou menos). Para falar bem a verdade, eu nunca aprendi no colégio sobre o que é a tensão propriamente dita (não sei qual é a sua definição); com isso, realmente fica difícil entender de maneira clara o que significam essas quedas de tensão, o potencial elétrico etc. etc. etc. Mas a comparação com a pizza e com tubulações de água ajudaram, sim. Obrigado! Por sinal, vou aprender sobre tensão ainda esse ano, mas só daqui a algumas semanas. Sabem como é, no colégio e no cursinho estão mais preocupados com aquela "decoreba" de fórmulas e macetes sem compromisso com seu verdadeiro entendimento. Uma pena, fazer o quê?

fonseca.mateus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício) Empty Re: Dúvida sobre resistores/ddp (não é exercício)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos