PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros Universidade

3 participantes

Ir para baixo

Livros Universidade Empty Livros Universidade

Mensagem por Striphe Seg Mar 25 2013, 08:26

Olá pessoal,

Gostaria de ao mesmo tempo fazer um depoimento e pedir alguns conselhos.
Faço Engenharia Elétrica numa federal, e estou no segundo ano ( incompleto ) de curso. Semestres chegam e vão embora, e junto com eles as disciplinas de física, cálculo, dentre várias outras, e de fato as complicações são inúmeras, desde professores sem o mínimo de bom senso até a falta de estrutura oferecida pela instituição, infelizmente (apesar de ter um curso de EE bastante renomado ).
Bem, irei iniciar agora o tema central dessa postagem. No ensino médio reconheço que não tive um bom embasamento em física como deveria, tinha um bom material de estudo ( Coleção Física Clássica ), mas digamos que poderia ter feito um ensino médio melhor do que eu fiz. Hoje, na universidade, percebo que existem certas lacunas na minha base, essencialmente em física. Aqui, boa parte dos professores usam o Halliday, e particularmente não gosto muito dele, acho muito sintetizado, mas também não uso um Moyses Nussenzveig, acho desnecessário pra um estudante de engenharia, afinal de contas, estudamos tanta física e cálculo somente com o intuito de adquirir base para aplicar nas disciplinas profissionalizantes, como circuitos elétricos, eletromagnetismo, etc.
Em meio a minha rotina de estudos, ouso até estudar física por alguns livros como a própria Coleção Física Clássica, que mesmo sendo adotada para o ensino médio, é fortemente indicada para quem quer prestar exames como o do ITA e IME, não deixa a desejar em quase nada (às vezes até ganha), se for comparar a livros do tipo Halliday. A diferença maior, ao meu ver, é o fato de não ser aplicada ao Cálculo Diferencial.
Na experiência de vocês, gostaria de lhes fazer uma pergunta, tendo em vista coleções como "Física Clássica" e "Tópicos de Física", é possível substitui-los, pelo menos em parte, por alguns livros adotados no meio universitário? Até porque sinto que a base que livros como esses oferecem é maior.

Grato.

Striphe
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Livros Universidade Empty Re: Livros Universidade

Mensagem por RobertoPatricio Seg Mar 25 2013, 19:02

Melhor se conformar com o Halliday

RobertoPatricio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Giiovanna Ter Mar 26 2013, 08:28

Eu entrei em matemática esse ano, e não achei que minha base em combinatória era sólida, tive muito pouco disso no colégio. Então, incialmente, usei um livro que eu peguei pra fortaceler minha combinatória ano passado, que era o Fundamentos de Matemática Elementar. Fiz o máximo de exercícios possíveis em uma semana, e agora consigo acompanhar perfeitamente pelo livro passado pelo professor.

Então, o livro que o seu professor passsou pode não ser o que você mais se adaptou por causa dessa falha na sua base. Então, como você já sabe alguma coisa, acompanhe primeiramente pelo seu livro do ensino médio antes de buscar outro livro universitário que provavelmente você não irá se adaptar. Vejo que, no seu caso, o cálculo não é o problema, mas a abordagem do material. Então, tente acompanhar os dois livros ao mesmo tempo, pode dar certo.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Striphe Dom Mar 31 2013, 11:48

Realmente, o cálculo para mim é mais tranquilo. Na verdade eu acho o cálculo mais previsível do que a física. Bem, mas é isso mesmo, a minha estratégia está sendo acompanhar por vários livros. Muito obrigado.

Striphe
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo