Vinculo Geometrico
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Vinculo Geometrico
Bom dia galera,eu intendi perfeitamente a dedução do vinculo geometrico,usando o fato do fio ser constante,porém alguns problemas possuem a resolução baseado nessa dedução,porém não consigo enxergar o porque disso.Eu poderia simplesmente deixar pra lá e sempre aplicar a dedução em todas polias moveis que ver,e daria certo,mas ficaria com essa duvida.
Coloquei duas figuras ai,e ficaria muito agradecido,se alguem puder me ajudar a deduzir e intender porque a formulazinha de vinculo geometrico se aplica a essas figuras.
Na da esquerda e direita eu sei que :
2aA = aB+aC,mas pra mim isso é estranho porque o fio que liga A é diferente do que liga B e C,sei que esse problema tem a mesma explicação do da figura da direita,então porque o movimento de subir ou descer da polia está ligado ao movimento das caixas ligadas a ela como nessa figura.
Abraços e espero que alguem possa me ajudar.
Coloquei duas figuras ai,e ficaria muito agradecido,se alguem puder me ajudar a deduzir e intender porque a formulazinha de vinculo geometrico se aplica a essas figuras.
Na da esquerda e direita eu sei que :
2aA = aB+aC,mas pra mim isso é estranho porque o fio que liga A é diferente do que liga B e C,sei que esse problema tem a mesma explicação do da figura da direita,então porque o movimento de subir ou descer da polia está ligado ao movimento das caixas ligadas a ela como nessa figura.
Abraços e espero que alguem possa me ajudar.
dogui- Iniciante