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Álgebra Básica-02

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Mensagem por Ismael Neto Sáb 16 Fev 2013, 12:17

Considere uma operação matemática com números inteiros positivos, representada pelo sinal * que funciona da seguinte forma: a*b= (a + 1)*(b – 1). Se x e y são tais que x * y = 24 e y * x = 30, quanto vale x + y?

(A) 11.
(B) 12.
(C) 15.
(D) 16.
(E) 18.

S/ gabarito.

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Mensagem por Luck Sáb 16 Fev 2013, 17:08

xy = (x+1)(y-1)
24 = (x+1)(y-1) (I)


yx = (y+1)*(x-1)
30 = (y+1)(x-1) (II)

(I)+(II)

(x+1)(y-1) + (y+1)(x-1) = 24+30
xy -x + y - 1 + xy - y + x - 1 = 54
2xy = 56
xy = 28

(II) - (I)
(x+1)(y-1) - (y+1)(x-1) = 6
xy - x + y - 1 - (xy - y + x - 1) = 6
-2x +2y = 6
y-x = 3
y = 3+x

(3+x)x = 28
x = 4
y = 7
x+y = 11
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Mensagem por Elcioschin Sáb 16 Fev 2013, 19:51

Ismael/luck

Para a solução do Luck estar certa o enunciado está errado:

O sinal * nesta questão NÃO representa o sinal de multiplicação

Como o Luck multiplicou (x + 1)(y - 1) e (y + 1)(x - 1) o enunciado NÃO poderia ter o sinal * entre as parcelas. Neste caso o correto seria:

...... * que funciona da seguinte forma: a*b= (a + 1),(b - 1)


O que acham?
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Mensagem por Luck Sáb 16 Fev 2013, 20:14

Elcioschin escreveu:Ismael/luck

Para a solução do Luck estar certa o enunciado está errado:

O sinal * nesta questão NÃO representa o sinal de multiplicação

Como o Luck multiplicou (x + 1)(y - 1) e (y + 1)(x - 1) o enunciado NÃO poderia ter o sinal * entre as parcelas. Neste caso o correto seria:

...... * que funciona da seguinte forma: a*b= (a + 1),(b - 1)


O que acham?

Elcio, o que interpretei foi que ele representou o sinal como * apenas para dizer que vale a relação ab = (a + 1)(b – 1) mas é uma multiplicação, se nao for isso nao vejo outra forma de resolver..
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Mensagem por Elcioschin Sáb 16 Fev 2013, 20:34

Luck

Pessoalmente acho que sua interpretação e consequente solução estão certas

O que está errado é o enunciado usar o * para representar um sinal de multiplicação em (a + 1)*(b - 1).

Isto confunde as coisas

Ou o enunciado usa um sinal diferente para a operação (por exemplo #) ou usa outro sinal de multiplicação (ponto, por exemplo)
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