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(UNIFESP) Exercicio Dinamica/Mecanica

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Mensagem por MuriloTri Seg 03 Set 2012, 16:58

22. (UNIFESP-2003-modificado) Em um acidente de trânsito, uma
testemunha deu o seguinte depoimento:
“A moto vinha em alta velocidade, mas o semáforo estava vermelho para
ela. O carro que vinha pela rua transversal parou quando viu a moto, mas
já era tarde; a moto bateu violentamente na lateral do carro. A traseira da
moto levantou e seu piloto foi lançado por cima do carro.”
A perícia supôs, pelas características do choque, que o motociclista foi
lançado horizontalmente de uma altura de 1,25 m e caiu no solo a 5,0 m
do ponto de lançamento, medidos na horizontal. As marcas de pneu no
asfalto plano e horizontal mostraram que o motociclista acionou
bruscamente os freios da moto, travando as rodas, 12,5 m antes da
batida. Após análise das informações coletadas, a perícia concluiu que a
moto deveria ter atingido o carro a uma velocidade de 54 km/h (15 m/s).
Considerando g =10 m/s² e o coeficiente de atrito entre o asfalto e os
pneus 0,7, determine, respectivamente, a velocidade de lançamento do
motociclista e a velocidade da moto antes de começar a frear.

Gabarito: 10m/s e 20m/s ou 72km/h

Não consegui enxergar o caminho da resolução.
Obrigado desde já.
MuriloTri
MuriloTri
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Mensagem por Robson Jr. Seg 03 Set 2012, 22:46

O motociclista estava a uma velocidade quando acionou os freios. Ao colidir com o carro, a moto já estava a uma velocidade menor de 15 m/s e o motorista dela, por inércia, foi lançado horizontalmente com velocidade .

Com a altura e o alcance do lançamento, podemos achar ;
Com a velocidade no momento da colisão e o coeficiente de atrito, podemos achar .

Análise do lançamento:

No eixo vertical, o corpo do motociclista realiza o equivalente a uma queda livre. Podemos achar o tempo de "voo":



Esse é o tempo que o corpo dispõe para percorrer 5,0 m no eixo horizontal, a uma velocidade .



Análise da frenagem:

Comecemos calculando a intensidade da desaceleração a que ficou submetido o motociclista:



Partindo da velocidade final e do espaço percorrido durante a frenagem, Torricelli nos dá a velocidade inicial.



Deu pra entender?
Robson Jr.
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