(Fuvest - SP)
+3
simpedroaugusto
Elcioschin
Edimar Timol
7 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
(Fuvest - SP)
Relembrando a primeira mensagem :
Duas cargas pontuais positivas q1 e q2=4q1, são fixadas a uma distância d uma da outra. Uma terceira carga negativa q3 é colocada no ponto P entre q1 e q2, a uma distância "x" da carga q1, conforme mostra a figura.
a) Calcule o valor de "x" para que a força eletrostática resultante sobre a carga q3 seja nula.
b) Verifique se existe um valor de q3 para o qual tanto a carga q1 como a q2, permanecem em equilíbrio, nas posições do item a, sem a necessidade de nenhuma outra força além das eletrostáticas entre as cargas. Caso exista, calcule este valor q3.
Duas cargas pontuais positivas q1 e q2=4q1, são fixadas a uma distância d uma da outra. Uma terceira carga negativa q3 é colocada no ponto P entre q1 e q2, a uma distância "x" da carga q1, conforme mostra a figura.
a) Calcule o valor de "x" para que a força eletrostática resultante sobre a carga q3 seja nula.
b) Verifique se existe um valor de q3 para o qual tanto a carga q1 como a q2, permanecem em equilíbrio, nas posições do item a, sem a necessidade de nenhuma outra força além das eletrostáticas entre as cargas. Caso exista, calcule este valor q3.
Edimar Timol- Recebeu o sabre de luz
Re: (Fuvest - SP)
Tá,a parte que a Q1 repele Q2 e Q1 atrai Q3 e que Q2 atrai Q3 eu entendi. A segunda parte foi perguntar pq que eu teria que ver as forças que estavam atuando em q1 p deixar em equilíbrio q3 ( já que sua resolução é introduzida por " forças atuando em q1"), e a ultima resposta que o senhor me respondeu, era falando de forças que atuam em q3, ou seja, F13 e F23 e que seria nulo. O que contradiz a resposta inicial da letra B ( que são as forças auando em q1 e não é nulo ). O que não estou entendendo ? kkkk
Juliana Kaire dos Santos- Iniciante
Você não está lendo com atenção o enunciado, ou então não está fazendo a interpretação correta:
No item a) ele pergunta qual é a posição de q3 para que ela fique em equilíbrio.
No item b) ele pergunta qual é o valor de q3, na posição calculada no item a) para que, tanto q1 quanto q2, fiquem em equilíbrio (sem precisarem estar fixas nos pontos onde estão).
Eu mostrei detalhadamente o item b, calculando as forças que atuam em q1, por exemplo (mas poderia também ser em q2):
Força de repulsão de q2: F12 e força de atração de q3: F13.
Para q1 estar em equilíbrio estas duas forças (de sentidos opostos) devem ter o mesmo módulo: F12 = F13.
Leia novamente o enunciado e a minha solução.
No item a) ele pergunta qual é a posição de q3 para que ela fique em equilíbrio.
No item b) ele pergunta qual é o valor de q3, na posição calculada no item a) para que, tanto q1 quanto q2, fiquem em equilíbrio (sem precisarem estar fixas nos pontos onde estão).
Eu mostrei detalhadamente o item b, calculando as forças que atuam em q1, por exemplo (mas poderia também ser em q2):
Força de repulsão de q2: F12 e força de atração de q3: F13.
Para q1 estar em equilíbrio estas duas forças (de sentidos opostos) devem ter o mesmo módulo: F12 = F13.
Leia novamente o enunciado e a minha solução.
Elcioschin- Grande Mestre
Ahhh, agora entendi perfeitamente, estava fazendo uma confusão muito grande. Obrigada pela atenção!!
Juliana Kaire dos Santos- Iniciante
Questão excelente de eletrostática. Procurei detalhar bastante a resolução para facilitar a compreensão, em complemento ao que já foi discutido.
Bruno V F L Amorim- Padawan
felipeomestre123 gosta desta mensagem
felipeomestre123- Mestre Jedi
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos