PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos?

+2
Euclides
Beplosiu
6 participantes

Ir para baixo

Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos? Empty Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos?

Mensagem por Beplosiu Dom 01 Abr 2012, 11:09

Qual o fator determinante na produção de uma pessoa genial? Genética, Educação, ou ambos?

É óbvio que educação é essencial, mas o fato a ser discutido aqui é o que MAIS influencia.

Essa ideia cresceu quando eu fui pesquisar sobre o criador de um site que eu uso frequentemente no meu estudo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pesquisem sobre a historia do seu criador, Stephen Wolfram. Quando ele tinha 13 anos escreveu um livro sobre física quântica:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mais publicações dele:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Andei lendo as coisas que ele escrevia quando tinha 12 anos, 13, 14 ... esse cara era um monstro!

Então,

Minha Opinião: O fator predominante na criação de um gênio é a EDUCAÇÃO! Eu descarto a ideia de que as pessoas nascem geniais. Ao ver a bibliografia dos livros que o Wolfram escrevia quando era mais jovem, cada livro tinha como referência outros 100 em média. Ou seja, ele foi uma pessoa muito educada desde o começo da vida dele, o que por consequência contribuiu na formação de um raciocínio maior na idade adulta devido à facilidade com que se aprende quando se é novo. Caso ele não tivesse acesso a esses livros e uma motivação muito grande (a origem dessa motivação é incerta para mim ainda, para Newton e Cantor a religião, Peter Atkins e Richard Dawkins claramente não compartilham dessa mesma motivação pois são ateus). O que eu não discuto é que uma pessoa adulta terá bastante dificuldade em aprender uma coisa nova por causa de uma mecanização do raciocínio!

Para terminar, vejam o caso de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Beplosiu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos? Empty Re: Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos?

Mensagem por Euclides Dom 01 Abr 2012, 20:22

Eu acho que uma boa educação com início muito cedo pode fazer milagres, pois o cérebro normal já possui um enorme potencial. Mas existem pessoas especialmente dotadas que com pouco fazem muito.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos? Empty Re: Fator determinante de um gênio da Ciência: Genética, Criação, ou ambos?

Mensagem por Rafael Ibatexano Dom 01 Abr 2012, 21:08

O mestre Euclides tocou em um ponto fundamental que ao meu ver é um fator determinante:
Euclides escreveu:Eu acho que uma boa educação com início muito cedo pode fazer milagres

Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por methoB Dom 01 Abr 2012, 21:19

pois é , esforço e dedicação também são essenciais , pois não são os superdotados que lotam as melhores universidades do mundo , são aqueles com uma educação razoável (ou ótima ) e que possuem uma vontade de vencer na vida a todo custo.
methoB
methoB
Jedi
Jedi

Mensagem por Beplosiu Seg 02 Abr 2012, 11:34

acho que é unânime isso. O problema é que a maioria dos alunos que é ruim nas ciências exatas acha que é ruim porque não nasceu com esse "dom" pra exatas e se acha completamente incapaz de aprender. Atribuo esse comportamento ao excesso de TV que populariza a ideia de cientista maluco e etc..

Beplosiu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por wstroks Sáb 15 Set 2012, 22:40

acho que depende do meio que ele vive e do inicio escolar cedo dele , seja por influência do pai incentivando o filho a ler a estudar desde de pequeno favorece a formação de gênios.. em relação ao que vc falou de uma pessoa adulta quando começa a ver algo novo estranha de primeiro momento e já ver o lado negativo pois é novo pra ele, vale ressaltar tambem que a maioria das crianças hoje em dia só joga video game e o ir a uma biblioteca fica cada vez mais distante ...
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Convidado Dom 16 Set 2012, 14:32

Ainda ontem eu estava lendo a biografia do Stephen Wolfram. Achei fantástico saber que ele escreveu o seu primeiro artigo científico aos 15 anos de idade. Sem dúvidas, a educação desempenha um importante papel no desenvolvimento intelectual de uma pessoa.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

Convidado
Convidado

Mensagem por waypoint Dom 16 Set 2012, 15:16

Amigos,creio que existe um senso comum que o estudo é de grande peso.Porém, não devemos esquecer que há pessoas ´´diferentes´´,ou seja,pessoas que tem um fator incomum a que podemos citar:genética ou até mesmo uma certa facilidade para determinada aprendizagem.Quando puderem assistam ao documentário de Albert Enistein no Youtube feito pelo ´´The History Channel´´o que muito de vocês irão ver é que toda a sua capacidade foi bastante desenvolvida por um acaso e que ele foi foi um aluno mediano.Assistam e tomem suas próprias conclusões.

waypoint
waypoint
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo