Estática- Albert Einstein 2024
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Estática- Albert Einstein 2024
Um móbile é composto de duas hastes, cinco fios e três objetos pendentes, um representando a Terra, de massa mT, outro representando o Sol, de massa mS, e outro representando a Lua, de massa mL .Sabendo que o móbile está em equilíbrio com as hastes na posição horizontal, desprezando as massas das hastes e dos fios e considerando as medidas indicadas na figura, a razão mT/mL é:
a) 7 b)5 c)5,5 d) 3,5 e)7,5
gabarito: e)
dúvida: sobre a resolução que vi, eu não entendi o porque T = Plua +Psol. Sobre esse aspecto, qual parte da teoria de estática eu devo revisar para entender a questão?
a) 7 b)5 c)5,5 d) 3,5 e)7,5
gabarito: e)
dúvida: sobre a resolução que vi, eu não entendi o porque T = Plua +Psol. Sobre esse aspecto, qual parte da teoria de estática eu devo revisar para entender a questão?
Raíssa Leite- Iniciante
Re: Estática- Albert Einstein 2024
No equilíbrio de baixo → Msol = MluaRaíssa Leite escreveu:
gmS . 30 = gmL . 60
gmS = 2. gmL
mS = 2mL
A terra está equilibrada com Psol + Plua:
M(erra = Msol+lua
gmT . 20 = g(mS + mL) . 50
gmT . 20 = g(2mL + mL) . 50
mT = (3mL) . 2,5
mT/mL = 7,5
Última edição por matheus_feb em Qua 09 Out 2024, 19:14, editado 1 vez(es)
matheus_feb- Mestre Jedi
Só complementando:
Acredito que na solução que você viu, esse T = Plua + Psol, o T era simplesmente pra representar a força de tração que estaria atuando na barra de baixo, que por ação e reação estaria atuando na barra de cima, para que essa tração (T) deveria se igualar ao peso do objeto terra para manter o equilíbrio.
Acredito que na solução que você viu, esse T = Plua + Psol, o T era simplesmente pra representar a força de tração que estaria atuando na barra de baixo, que por ação e reação estaria atuando na barra de cima, para que essa tração (T) deveria se igualar ao peso do objeto terra para manter o equilíbrio.
jonathan333- Iniciante
A tração T apresentada apresenta o equilíbrio de forças entre a corda tracionada que parte da extremidade de 50cm da primeira haste e a força peso dos dois corpos (desprezando a força peso da haste).jonathan333 escreveu:Só complementando:
Sinceramente, eu nem entendi o motivo de considerar a massa das hastes desprezíveis. É perfeitamente cabível considerá-las nos cálculos, mas ok. Até facilita pra gente, rs.
matheus_feb- Mestre Jedi