PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função sobrejetora

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Função sobrejetora

Mensagem por Alanna_01 Hoje à(s) 14:15

Seja f: Z -> Z uma função crescente e sobrejetora, onde Z é o conjunto dos números inteiros. Sabendo- se que f(2) = - 4 são dadas algumas possibilidades para f(n).

I. f(n) = 2(n - 4)
II. f(n) = n - 6
III. f(n) = - n - 2
IV. f(n) = n
V. f(n) = -n²
Quantas possibilidades são verdadeiras?
(A) 0
(B) 1
(C) 2
(D) 3
(E) 4
Gaba:

Apesar de só terem alternativas, eu achei uma resolução antiga dizendo que a II era a certa. Mas eu nn sei diferenciar a I e a II porque estou muito em dúvida em saber como qur uma é sobrejetora e a outra não.


Última edição por Alanna_01 em Seg 07 Out 2024, 15:47, editado 1 vez(es)
Alanna_01
Alanna_01
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/11/2023
Idade : 18
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Função sobrejetora

Mensagem por Lipo_f Hoje à(s) 15:22

Temos alguns testes pra descartar o acatar a função dada. O mais óbvio é f(2) = -4:
I. f(2) = 2(2-4) = -4
II. f(2) = 2 - 6 = -4
III. f(2) = -2 - 2 = -4
IV. f(2) = 2 (não convém)
V. f(2) = -2² = -4
O segundo é o fato de a função ser crescente. Nesse caso, temos uma parábola que nunca vai ser só crescente (o domínio em Z me impede), descartando a V. O resto é reta e basta que o angular seja positivo, descartando a III
O último é a sobrejetividade. Se é mesmo, então qualquer inteiro tem correspondente no domínio. No caso da I, isso não é verdade pra qualquer ímpar. Note: n é inteiro => n - 4 é inteiro => 2(n-4) é par, então não são todos os inteiros com correspondente no domínio. A II é verdade, por fim, porque Pra todo y inteiro tenho n - 6 correspondente (é y + 6).
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 447
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Alanna_01 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Função sobrejetora

Mensagem por Alanna_01 Hoje à(s) 15:48

Lipo_f escreveu:Temos alguns testes pra descartar o acatar a função dada. O mais óbvio é f(2) = -4:
I. f(2) = 2(2-4) = -4
II. f(2) = 2 - 6 = -4
III. f(2) = -2 - 2 = -4
IV. f(2) = 2 (não convém)
V. f(2) = -2² = -4
O segundo é o fato de a função ser crescente. Nesse caso, temos uma parábola que nunca vai ser só crescente (o domínio em Z me impede), descartando a V. O resto é reta e basta que o angular seja positivo, descartando a III
O último é a sobrejetividade. Se é mesmo, então qualquer inteiro tem correspondente no domínio. No caso da I, isso não é verdade pra qualquer ímpar. Note: n é inteiro => n - 4 é inteiro => 2(n-4) é par, então não são todos os inteiros com correspondente no domínio. A II é verdade, por fim, porque Pra todo y inteiro tenho n - 6 correspondente (é y + 6).
Uou agr entendi!! Muito obrigada!
Alanna_01
Alanna_01
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/11/2023
Idade : 18
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Função sobrejetora

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos