PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lógica matemática - proposições verdadeiras ou falsas

2 participantes

Ir para baixo

Lógica matemática - proposições verdadeiras ou falsas Empty Lógica matemática - proposições verdadeiras ou falsas

Mensagem por lucas_mj Dom 14 Jul 2024, 15:43

Não entendi como eu conseguiria determinar se essas proposições são V ou F sem saber o valor verdade delas. Não busco pelas respostas em si, mas sim por uma explicação do raciocínio lógico para chegar nelas, alguém poderia me ajudar?

Lógica matemática - proposições verdadeiras ou falsas UOXdhAAAAAElFTkSuQmCC

Desde já, grato!
Lucas Mj.
lucas_mj
lucas_mj
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/07/2023
Idade : 18
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lógica matemática - proposições verdadeiras ou falsas Empty Re: Lógica matemática - proposições verdadeiras ou falsas

Mensagem por Lipo_f Dom 14 Jul 2024, 17:55

Acredito que usaram => erroneamente e deveria ser -> (senão a questão não sem sentido rs). Sei que a -> b <=> ¬a v b. Vamos provar que A <=> D:
((p -> q) e p) -> q <=> ¬((p->q) e p) v q <=> ¬(p->q) ou ¬p ou q <=> ¬(p->q) ou q ou ¬p <=> ¬((p->q) e ¬q) ou ¬p <=> ((p->q) e ¬q) -> ¬p
A estrutura da B e da C também é análoga, daí B <=> C (mas não A <=> B).
Agora, eu só vejo A e B, que C e D já ficam definidas.
A: ((p -> q) e p) -> q <=> 
¬((p->q) e p) v q <=> 
¬(p->q) ou ¬p ou q
¬(¬p ou q) ou (¬p ou q)
Chamo r: ¬p ou q => A: ¬r ou r, que é tautologia independente de p ou de q (A e D são tautologia)
B: ((p->q) e q) -> p <=>
((¬p ou q) e q) -> p <=> (da absorvidade)
q -> p, que depende de p e de q pra ser verdadeiro ou falso (logo B e C dependem)
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 259
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

lucas_mj gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos