PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinética química

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Cinética química

Mensagem por Maria Oliver Qua 15 Nov 2023, 17:14

Na temperatura de 50ºC, uma dada reação se completa num tempo de 2,0 minutos e 15 segundos. Determine o tempo necessário pra que esta reação ocorra a 70ºC, sabendo que na mesma um aumento de 10ºC triplica a velocidade da reação.
resposta:15 segundos
alguém teria a resolução ?


Última edição por Maria Oliver em Ter 12 Dez 2023, 10:28, editado 1 vez(es)
Maria Oliver
Maria Oliver
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/09/2023
Idade : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinética química

Mensagem por Zeroberto Qua 15 Nov 2023, 19:26

Olá!

Vejamos, a velocidade de uma reação é dada pela variação de sua concentração pelo tempo, então:

\(V = \frac{ \Delta [\; \;]}{\Delta t} \implies \Delta [\; \;] = V.\Delta t \)

Como o enunciado nos diz que a reação vai ser a mesma, a concentração não vai mudar, o que torna V.t uma constante.
Agora olhe as velocidades:

           V ------->   3V   -------->  9V
        (50ºC)         (60ºC)        (70ºC)

Então:

\(V_1 . \Delta t_1 = V_2 . \Delta t_2 \implies V . 135 = 9V . t_2 \therefore \boxed{t_2 = 15s}\)

OBS: naquela parte das velocidades, eu acho que há uma fórmula pronta para esse tipo de cálculo. Eu não estou lembrado dela agora.
Jigsaw é um dos mestres em química por aqui, então eu acho que ele pode responder essa questão de maneira mais formal à teoria cinética.
Abraços!


Última edição por Zeroberto em Qua 15 Nov 2023, 21:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigi um erro gramatical e alterei todos os "t", deixando-os minúsculos e adicionando "Delta" a eles)
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Maria Oliver gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinética química

Mensagem por Maria Oliver Ter 12 Dez 2023, 10:28

Zeroberto escreveu:Olá!

Vejamos, a velocidade de uma reação é dada pela variação de sua concentração pelo tempo, então:

\(V = \frac{ \Delta [\; \;]}{\Delta t} \implies \Delta [\; \;] = V.\Delta t \)

Como o enunciado nos diz que a reação vai ser a mesma, a concentração não vai mudar, o que torna V.t uma constante.
Agora olhe as velocidades:

           V ------->   3V   -------->  9V
        (50ºC)         (60ºC)        (70ºC)

Então:

\(V_1 . \Delta t_1 = V_2 . \Delta t_2 \implies V . 135 = 9V . t_2 \therefore \boxed{t_2 = 15s}\)

OBS: naquela parte das velocidades, eu acho que há uma fórmula pronta para esse tipo de cálculo. Eu não estou lembrado dela agora.
Jigsaw é um dos mestres em química por aqui, então eu acho que ele pode responder essa questão de maneira mais formal à teoria cinética.
Abraços!
Muito obrigada !!!! Cinética química 503132
Maria Oliver
Maria Oliver
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/09/2023
Idade : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinética química

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos