Aritmética Elementar: Números Primos, cap.7
2 participantes
Página 1 de 1
Aritmética Elementar: Números Primos, cap.7
Seja n o menor inteiro positivo que é múltiplo de 75 e possui 75 divisores inteiros e positivos. O valor de n/75 é igual a:
Gab.: 432
Estou encontrando n=34.54.52, mas esse resultado dividido por 75 não condiz com o gabarito. Alguém poderia elucidar o que estou fazendo errado?
Gab.: 432
Estou encontrando n=34.54.52, mas esse resultado dividido por 75 não condiz com o gabarito. Alguém poderia elucidar o que estou fazendo errado?
Juliana F.- Iniciante
Medeiros não gosta desta mensagem
Re: Aritmética Elementar: Números Primos, cap.7
O número [latex] n=3^4 \cdot 5^4\cdot 5^2 = 3^4\cdot 5^6 [/latex] possui 35 divisores, não 75.
Solução
Solução
- solucao:
O número vai ser da forma [latex] 3\cdot 5^2 \cdot k = 75k, k\in \mathbb{N}[/latex]. Como [latex]75 = 3\cdot 5^2 [/latex], o nosso número deve ser da forma [latex]p_1^2\cdot p_2^4\cdot p_3^4[/latex], com p_i primo. Não é difícil observar que as melhores escolhas são [latex] p_3 =2, p_2 = 3, p_1 = 5 [/latex].
Daí o menor número é [latex] 5^2\cdot 3^4\cdot 2^4 = 75\cdot ( 3^3\cdot 2^4)[/latex]. Dividindo por 75, obtemos [latex] 3^3\cdot 2^4 = 432 [/latex].
Lá em cima eu assumi que ia ser da forma [latex]p_1^2\cdot p_2^4\cdot p_3^4[/latex], mas poderia ser da forma [latex]p_1^{74}[/latex], ou [latex]p_1^{2}\cdot p_2^{24}[/latex], ou [latex]p_1^{14}\cdot p_2^{4}[/latex]. Obiamente obteríamos resultados maiores.