PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Salto

2 participantes

Ir para baixo

Salto Empty Salto

Mensagem por MichaelRocha Qui 12 Out 2023, 16:52

Um atleta olímpico atinge a marca de 9,0 m na prova de salto em distância. Supondo que o ângulo inicial do seu salto foi de 30˚, e assumindo que seu movimento comporta-se como o movimento de um projétil sem resistência do ar, a magnitude de sua velocidade inicial foi de (Use g = 10 m/s²):
A) 6,7 m/s. 
B) 10,2 m/s. 
C) 11,6 m/s. 
D) 13,4 m/s

Gabarito: B
Salto S




1.Qual seria a maneira correta de realizar esse último cálculo (raiz de 60 x raiz de 3)? 
2. Quando a questão diz "magnitude", ela quer dizer aproximadamente? 

MichaelRocha
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Salto Empty Re: Salto

Mensagem por Zeroberto Qui 12 Out 2023, 17:23

Olá!

Em relação à primeira pergunta: olha, com certeza não é a maneira mais recomendada, mas eu faria do seguinte modo:

\( \sqrt3\) é ,aproximadamente, 1,73 (é um valor relativamente conhecido). 60 X 1,73 é 103,8; arredondando, 104.
Existe uma fórmula que permite dar, com boa precisão, o valor de uma raiz quadrada não exata:

\( \sqrt N \approx \frac{N + Q}{2 \sqrt Q}\), onde N é o número que você deseja encontrar a raiz e Q, o quadrado perfeito mais próximo de N. Se você fizer os cálculos com 104, verá que:

\( \sqrt104 \approx \frac{104+100}{20} \implies \sqrt104 \approx 10,2\), que é o valor exato da resposta.

Novamente, não é a maneira mais recomendada. O ideal seria que a prova/questão desse os valores próximos para as eventuais raízes quadradas não perfeitas necessárias. Use essa fórmula em último caso. Aliás, tem um artigo muito interessante do professor Cristiano Marcell que aborda essa fórmula e até mais uma para raízes cúbicas não exatas. Se você quiser, eu posso tentar reencontrá-la aqui nos meus arquivos e mandar aqui. É uma ótima leitura. 

OBS: não tentei refazer a questão para verificar se há outro modo de chegar ao mesmo resultado sem que envolva raízes não exatas. Se algum colega puder tentar...

Quando à segunda pergunta: magnitude quer dizer valor. No caso, o valor (magnitude) da velocidade.
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Salto Empty Re: Salto

Mensagem por MichaelRocha Qui 12 Out 2023, 17:51

Se você puder enviar o artigo, fico muito grato.

Obrigado pela explicação. Também pensei na √3 = 1,73, resultando no valor de √103,4. Tendo as alternativas disponíveis, o valor mais próximo seria 10,2, mas sempre prefiro ter certeza.
É bem comum questões da Uece resultar em cálculos dessa forma, o candidato tem que se virar.

MichaelRocha
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 13/02/2020

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Salto Empty Re: Salto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos