PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema Análise Combinatória Aref

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Problema Análise Combinatória Aref

Mensagem por vvarmbruster Seg 09 Out 2023, 12:19

Um vendedor de livros quer comprar, para revenda, 5 volumes. 0 fornecedor dispõe de vários exemplares de 6 romances e de 6 livras técnicos Determine o número de compras diferentes que pode o vendedor fazer, obtendo:

a) 5 livros quaisquer

b) 3 romances e 2 livros técnicos

R:

Eu não entendi conceitualmente o porque de não poder fazer 12^5 na letra A, visto que há 12 possibilidades para a primeira, 12 para a segunda, etc.


Última edição por vvarmbruster em Ter 10 Out 2023, 14:17, editado 1 vez(es)

vvarmbruster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 10/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema Análise Combinatória Aref

Mensagem por Jazzmaster Seg 09 Out 2023, 17:55

Boa tarde!

Como a sua dúvida é mais conceitual, recomendo você dar uma olhada nesse post aqui: https://pir2.forumeiros.com/t125803-arranjo

O user @nivlek fez uma ótima descrição teórica dos conceitos de Arranjo e Combinação. O comentário dele é o último, bem no finalzinho da página. Vale muito a pena, pois ajuda a se situar quando for lidar com um problema de Análise Combinatória, se se trata de Permutação x Combinação x Arranjo.

Creio que essas ideias ficarão mais claras para você.

No que você diz de fazer 12^5: isso se trataria de Arranjo, e no gabarito dá para ver que se trata de Combinação. Novamente, recomendo a excelente leitura do @nivlek.
Jazzmaster
Jazzmaster
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema Análise Combinatória Aref

Mensagem por vvarmbruster Seg 09 Out 2023, 22:51

Jazzmaster escreveu:Boa tarde!

Como a sua dúvida é mais conceitual, recomendo você dar uma olhada nesse post aqui: https://pir2.forumeiros.com/t125803-arranjo

O user @nivlek fez uma ótima descrição teórica dos conceitos de Arranjo e Combinação. O comentário dele é o último, bem no finalzinho da página. Vale muito a pena, pois ajuda a se situar quando for lidar com um problema de Análise Combinatória, se se trata de Permutação x Combinação x Arranjo.

Creio que essas ideias ficarão mais claras para você.

No que você diz de fazer 12^5: isso se trataria de Arranjo, e no gabarito dá para ver que se trata de Combinação. Novamente, recomendo a excelente leitura do @nivlek.

 Obrigado pela resposta, Jazzmaster! 

 Então.. eu já havia uma noção sólida dos outros tipos de operações da análise combinatória, mas a combinação com repetição me quebrou legal, e apesar de ser uma resposta muito boa, ela não dá um exemplo concreto justamente pra esse caso.
 Eu entendi algumas situações na qual seria possível usar. Mas não consegui entender, por exemplo, o erro conceitual em calcular 12^5 nesse exercício, visto que há 12 possibilidades para um compra, 12 para a outra, etc.

vvarmbruster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 10/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema Análise Combinatória Aref

Mensagem por Zeroberto Ter 10 Out 2023, 13:57

Olá!

Acredito que o erro deste raciocínio é a grande quantidade de casos que ele contempla, mas que não nos interessa.
Se considerarmos 12 opções para cada, a quantidade de opções repetidas aumenta consideravelmente e, dadas as condições do problema, certas repetições não nos interessam. Vou exemplificar:

Suponha que você escolheu os seguintes livros: R1, R2, R3, R4 e T1 (entenda R como os livros de romance e T, os técnicos).
Repare bem no enunciado: ele pediu 5 livros quaisquer, isso significa que a sequência R1, R2, R3, T1, R4 é tão "qualquer" quanto R3, R2, T1, R4, R1.
Ou seja, as duas sequências com os mesmos livros são consideradas iguais, ainda que a organização deles seja distinta.

Retirar as permutações de todas as possíveis combinações repetidas com tantos termos é uma ação que demandaria muito braço (e muita paciência). A combinação com repetição se encarrega de cuidar desse tipo de problema.

Ficou claro? Acredito que seja isso. Vi sua pergunta ontem, até respondi, porém não havia notado que a combinação era com repetição, e fiquei com a mesma dúvida conceitual. Acredito que essa resposta possa esclarecer seus pensamentos. Aliás, que pergunta bacana de raciocinar.

Abraços!
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

vvarmbruster gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema Análise Combinatória Aref

Mensagem por vvarmbruster Ter 10 Out 2023, 14:01

ZEROBERTO26 escreveu:Olá!

Acredito que o erro deste raciocínio é a grande quantidade de casos que ele contempla, mas que não nos interessa.
Se considerarmos 12 opções para cada, a quantidade de opções repetidas aumenta consideravelmente e, dadas as condições do problema, certas repetições não nos interessam. Vou exemplificar:

Suponha que você escolheu os seguintes livros: R1, R2, R3, R4 e T1 (entenda R como os livros de romance e T, os técnicos).
Repare bem no enunciado: ele pediu 5 livros quaisquer, isso significa que a sequência R1, R2, R3, T1, R4 é tão "qualquer" quanto R3, R2, T1, R4, R1.
Ou seja, as duas sequências com os mesmos livros são consideradas iguais, ainda que a organização deles seja distinta.

Retirar as permutações de todas as possíveis combinações repetidas com tantos termos é uma ação que demandaria muito braço (e muita paciência). A combinação com repetição se encarrega de cuidar desse tipo de problema.

Ficou claro? Acredito que seja isso. Vi sua pergunta ontem, até respondi, porém não havia notado que a combinação era com repetição, e fiquei com a mesma dúvida conceitual. Acredito que essa resposta possa esclarecer seus pensamentos. Aliás, que pergunta bacana de raciocinar.

Abraços!

 Ah! Agora faz sentido! Obrigado!

 Eu fiquei pensando ontem em algum contra-exemplo, mas em todos eles eu colocava os livros como repetidos (Justamente nesse caso o contra-exemplo não é válido, hahaha).
 Agora entendi, muito obrigado!

 Abraço!

vvarmbruster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 10/11/2022

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema Análise Combinatória Aref

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos