PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo, a engrenagem do capitalismo.

3 participantes

Ir para baixo

Consumo, a engrenagem do capitalismo. Empty Consumo, a engrenagem do capitalismo.

Mensagem por Jvictors021 Ter 04 Abr 2023, 21:12

Boa noite, pessoal. 
Se puderem avaliar a redação abaixo, ficarei grato. 
Toda crítica é muito bem-vinda (podem ser bem rígidos em relação a qualquer erro)


TEMA: “A influência da mídia no crescimento do consumismo.” 



TÍTULO: Consumo, a engrenagem do capitalismo.


       Atualmente, devido ao grau desenvolvido da globalização, o fluxo de informações está mais intenso doque nunca. Com isso, potências econômicas, como os Estados Unidos, usam as propagandas para impor seu modelo econômico, o capitalismo. Desse modo, é inegável dizer que o consumismo exagerado e condicionar a felicidade aos bens materiais não são estimulados.

      Em primeiro plano, é válido destacar que algumas pessoas tendem a buscar consumir cada vez mais, visto o prazer momentâneo de comprar um novo produto. Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, atualmente, as pessoas tendem a viver em oscilação entre o tédio de ter e a ânsia de querer. Por fim, a frustração de não ter condições de adquirir uma mercadoria, em alguns casos, pode levar a endividamentos e problemas psicológicos.

     Outro fato a ser abordado é a extrema dependência do capitalismo em relação ao consumo. Assim, uma vez em que este é freado, aquele entra em colapso. Por isso, destaca-se que a solução para a crise financeira dos Estados Unidos, em meados de 1929 foi justamento o estímulo ao consumo.

     Haja vista os tópicos analisados, certamente, pode-se aferir que as principais economias capitalistas dependem do elevado consumo para sua prosperidade. Consequentemente, estimulam os cidadãos a comprarem mais. Entretanto, deve-se atentar às reais necessidades, a fim de evitar situações de endividamento e de frustração.
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

userWAY gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo, a engrenagem do capitalismo. Empty Re: Consumo, a engrenagem do capitalismo.

Mensagem por siriusbk Seg 12 Jun 2023, 18:56

É bom dizer que não tenho conhecimento profissional em redação, então darei minha humilde opinião a respeito da sua redação.

Primeiro parágrafo: O uso do repertório da globalização foi muito interessante, principalmente tendo em vista a área do tema. Pela introdução deu a entender que você ia discorrer sobre o uso da propagando para impor uma ideologia político-econômica (capitalismo). Para fechar o parágrafo eu creio que você expôs seus dois argumentos (consumismo exagerado e condicionar a felicidade aos bens materiais). 
Pontos negativos: a palavra inegável significa algo que é incontestável, não pode se negar, algo verdadeiro; por isso, o uso na sua frase fez com que tivesse um sentido oposto do que você quis realmente dizer. Veja bem, trocando por um sinônimo a frase fica:
 é verídico/incontestável/não se pode negar dizer que o consumismo exagerado e condicionar a felicidade aos bens materiais não são estimulados.

Não fica estranho? Você deveria ter usado o termo "impossível", ou alguns dos sinônimos dele, para dar a interpretação correta na frase.

Segundo parágrafo: Entendi que é o aprofundamento do argumento "consumismo exagerado", explicando que o consumismo ocorre por causa do prazer momentâneo de comprar. Você usou um repertório de forma bem coerente com o argumento, porém senti falta de uma explicação mais profunda, que deixasse claro seu ponto de vista. Além disso, faltou ligar o consumismo à influência da mídia -deixando claro para o examinador que você não está tangenciando o tema. 
 Para resolver isso, você só deveria ter explicado, logo após a citação, que as pessoas, por estarem entediadas e em busca de prazeres efêmeros (característica da sociedade moderna), elas são vítimas fáceis da influência midiática, já que a mídia induz a o consumo de produtos que supostamente mitigarão os desejos (muitos deles fúteis).
 O fechamento do parágrafo foi ótimo, trazendo as consequências e mostrando os impactos da problemática para a sociedade. Wink


Terceiro parágrafo:  Pela introdução, deu a entender que você ia discorrer em algum momento sobre a relação do capitalismo com a influência midiática. Porém, foi dado o enfoque na relação do capitalismo com o consumismo, uma proposta interessantíssima; mas é importante a coerência do texto e a linha de raciocínio com foco no que foi pedido no tema (influência midiática) para não tangenciar o tema proposto. Sugiro modificações para "amarrar mais o texto", tente pensar (na hora que for escrever o texto) em deixar a questão principal do tema bem explícito ao longo do texto todo.
siriusbk
siriusbk
Padawan
Padawan

Mensagens : 97
Data de inscrição : 30/12/2022
Localização : Patos, paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo, a engrenagem do capitalismo. Empty Re: Consumo, a engrenagem do capitalismo.

Mensagem por Jvictors021 Ter 13 Jun 2023, 02:12

Muito obrigado, Sirius!!
Me ajudou muito o seu comentário, consegui ter uma visão clara dos meus erros.
Mais uma vez, agradeço. Um abraço!!  cheers
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

siriusbk gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo, a engrenagem do capitalismo. Empty Re: Consumo, a engrenagem do capitalismo.

Mensagem por userWAY Sáb 01 Jul 2023, 21:34

Boa noite,  @Jvictors021! Tudo bem? 

Gostei da sua redação, seguem as minhas observações de leitor médio:

---------------------------

TÍTULO: Consumo, a engrenagem do capitalismo. (não utilize ponto final no título, exceto se ele possuir um verbo. Ex.: "Consumir e engrenar o capitalismo.")


(não deixe linhas em branco, elas são preciosas na folha definitiva)


       Atualmente, devido ao grau desenvolvido da globalização, o fluxo de informações está mais intenso do_(faltou espaçar) que nunca. Com isso, potências econômicas, como os Estados Unidos, usam as propagandas para impor seu modelo econômico (entendi que parece necessário repetir o "econômico"; porém, por recurso de coesão, o que você acha de alterar "potências econômicas" por "potências do mercado" para evitar essa repetição?), o capitalismo. Desse modo, é inegável dizer que o consumismo exagerado e o condicionarmento da felicidade aos bens materiais não são estimulados (propus essa alteração para as ideias que compõem a tese ficarem mais paralelas, mas da outra forma também é possível entender a ideia repassada). (esta introdução está muuuito bem estruturada)

      Em primeiro plano, é válido destacar que algumas pessoas tendem a buscar consumir cada vez mais, visto o prazer momentâneo de comprar um novo produto. Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, atualmente, as pessoas tendem a viver em oscilação entre o tédio de ter e a ânsia de querer. Por fim (seria uma alternativa substituir o "por fim" por uma conjunção cuja ideia conclusiva fosse menos intensa, por exemplo "assim". Isso porque você ainda tem mais conteúdo pela frente), a frustração de não ter condições de adquirir uma mercadoria, em alguns casos, pode levar a endividamentos e a (caberia repetir a preposição aqui, por paralelismo? Fiquei em dúvida) problemas psicológicos. (achei um parágrafo muito bom, defendeu muito bem a sua tese)

     Outro fato a ser abordado é a extrema dependência do capitalismo em relação ao consumo. Assim, uma vez em que este é freado, aquele entra em colapso. Por isso, destaca-se que a solução para a crise financeira dos Estados Unidos, em meados de 1929 foi justamento o estímulo ao consumo. (mais um paráfrafo capaz de defender a tese; apenas observo que, por estilo, seria interessante que a quantidade de linhas se aproximasse mais entre os parágrafos de desenvolvimento)

     Haja vista os tópicos analisados, certamente, pode-se aferir que as principais economias capitalistas dependem do elevado consumo para sua prosperidade. Consequentemente, estimulam os cidadãos a comprarem mais. Entretanto, deve-se atentar às reais necessidades, a fim de evitar situações de endividamento e de frustração. (que bom ler uma redação que inicia e finaliza tão bem!)








Na minha opinião a sua redação está próxima da nota máxima!
userWAY
userWAY
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/01/2023
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo, a engrenagem do capitalismo. Empty Re: Consumo, a engrenagem do capitalismo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos