PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aref mais didático que Iezzi? Geometria plana ou Trigo?

Ir para baixo

Aref mais didático que Iezzi? Geometria plana ou Trigo? Empty Aref mais didático que Iezzi? Geometria plana ou Trigo?

Mensagem por guilhermefborges Qua 22 Fev 2023, 11:36

Caros amigos,

Gostaria de ouvir, especialmente, a opinião dos que usaram ambos os autores. Não tive uma base decente, de maneira que tenho aprendido pela primeira vez vários conceitos do fundamental. Portanto, não tenho nem o mínimo de familiaridade com a matemática nesse nível. Além disso, por ter que dedicar cerca de 2~3 meses só com conteúdo do fundamental, terei bem menos tempo para terminar de ver os tópicos ao longo do ano.

Estava organizando os meus planos de estudo, decidindo se usaria Aref ou Iezzi (quero Medicina Fuvest, Unicamp...).  Não questiono a superioridade do Iezzi na Geometria: é uma opinião unânime. Me refiro aos outros conteúdos. Achei muito mais claro e acessível a didática do Aref do que a do Iezzi no primeiro volume. (A propósito, utilizar uma coleção própria do Ensino Médio não é uma opção. A linguagem é muito sintética, ou, pior ainda, muito "lúdica", sendo pouquíssimo acessível do mesmo jeito).

Eu fiz um teste de ler e resolver o primeiro capítulo de cada coleção, comparando as experiências. Com o Aref eu acertei tudo e entendi tudo perfeitamente, sem dúvidas, pois a linguagem dele é muito boa. No Iezzi tive bastante dificuldade para entender a teoria, e ainda errei muito nos exercícios (mesmo olhando o gabarito ainda fiquei com dúvida, sem conseguir entender). Essa minha experiência procede com a de vocês?

Eu preciso minimizar bastante a quantidade de tempo utilizada na teoria para conseguir ver mais conteúdos e fazer mais exercícios. Se eu for usar o FME, já sei que vou demorar muito na teoria e talvez nem aprenda direito os tópicos. Alguns poderiam argumentar dizendo que os exercícios do Aref são antigos e disparatados, mas eu posso complementar com qualquer outra lista de questões de outros materiais, então isso não é um problema. Eu estaria perdendo algo se utilizar o Aref para Álgebra e o Iezzi para Geometria?

Mais uma coisa, no tocante à ordem dos conteúdos. Eu poderia começar estudando Geometria Plana em paralelo ao volume de Conjuntos? E, até mesmo, será que poderia ignorar boa parte do volume de Trigonometria, ficando apenas com as partes principais? Não consigo decidir isso por conta própria, pois não tenho conhecimento de nenhuma dessas matérias com profundidade.

guilhermefborges
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/08/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos