Colisão Bidimensional
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Colisão Bidimensional
Um corpo de massa M está em repouso sobre uma superfície plana e outro de massa m se move com velocidade u até colidir com o corpo de massa M. Sabe-se que a colisão é perfeitamente elástica, sem haver rotação dos corpos após a colisão. O corpo de massa M forma um ângulo [latex]\phi [/latex] em relação ao movimento inicial de m. Dê a velocidade de M.
- Gabarito:
- (2m/m+M).u.cos([latex]\phi [/latex])
Última edição por JpGonçalves_2020 em Ter 29 Nov 2022, 01:57, editado 1 vez(es)
JpGonçalves_2020- Iniciante
Re: Colisão Bidimensional
Existe alguma figura na questão? Se houver, poste, por favor.
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Colisão Bidimensional
Infelizmente não há nenhuma figura, mestre. Estava fazendo essa questão há alguns meses, mas ela não saiu. Tentei fazer sozinho há alguns dias, deu na mesma.Elcioschin escreveu:Existe alguma figura na questão? Se houver, poste, por favor.
Tentei fazer um desenho como o senhor perguntou, mas não sei se está certo e se o meu cálculo também está.
Fiz o seguinte:
1) Desenhei uma superfície plana e horizontal com o corpo de massa M em repouso e o corpo de massa m deslocando-se em sua direção. Depois desenhei estes mesmos dois corpos movendo-se obliquamente.
2) Como o corpo de massa M sofre um desvio após a colisão e forma um ângulo [latex]\Phi[/latex], também considerei que o corpo de massa m sofre um desvio, formando um outro ângulo [latex]\Theta[/latex].
3) Fiz a conservação da energia mecânica.
[latex]E_{c_{i}} = E_{c_{f}}\\ \frac{M.0^2}{2} + \frac{m.u^{2}}{2} = \frac{M.V_{f_{a}}}{2}^{2} + \frac{m.V_{f_{b}}}{2}^{2}\\ \frac{m.u^{2}}{2} = \frac{M.V_{f_{a}}}{2}^{2} + \frac{m.V_{f_{b}}}{2}^{2} [/latex]
Multipliquei a equação acima por 2 e obtive:
[latex] m.V_{f_{a}}^{2} + m.V_{f_{b}}^{2} = m.u^{2} [/latex] (I)
4) Provavelmente não deve estar certo, mas igualei as quantidades de movimento finais dos corpos de massas M e m em relação ao eixo y.
[latex]M.V_{f_{a}}.sen\Phi = m.V_{f_{b}}.sen\Theta[/latex] (II)
Desta equação, achei:
[latex]sen \Theta = \frac{M.V_{f_{a}}.sen \Phi}{m.V_{f_{b}}}[/latex] (III)
Apliquei na relação fundamental da trigonometria e também achei
[latex]cos\Theta = \sqrt{1-\frac{M^{2}.V^{2}_{f_{a}}.sen^{2} \Phi}{m^{2}.V_{f_{b}^{2}}}}[/latex]
Disso, extraí que
[latex]cos^{2}\Theta = m^{2}.V_{f_{b}}^{2} - M^{2}.V_{f_{a}}^{2}.sen^{2}\Phi [/latex] (IV)
5) Decompus as quantidades de movimento dos dois corpos e comecei a calcular:
Eixo y:
[latex]Q_{i_{y}} = Q_{f_{y}}\\ {m_{a}}.v_{0_{a_{y}}}+{m_{b}}.v_{0_{b_{y}}} = {m_{a}}.v_{f_{a_{y}}} + {m_{b}}.v_{f_{b_{y}}}\\ M.0 + m.u = M. V_{f_{a}}.sen\Phi + m.V_{f_{b}}.sen\Theta\\ m.u = M. V_{f_{a}}.sen\Phi + m.V_{f_{b}}.sen\Theta\\ [/latex] (V)
Eixo x:
[latex]Q_{i_{x}} = Q_{f_{x}}\\ {m_{a}}.v_{0_{a_{x}}}+{m_{b}}.v_{0_{b_{x}}} = {m_{a}}.v_{f_{a_{x}}} + {m_{b}}.v_{f_{b_{x}}}\\ M.0 + m.u = M. V_{f_{a}}.cos\Phi + m.V_{f_{b}}.cos\Theta\\ m.u = M. V_{f_{a}}.cos\Phi + m.V_{f_{b}}.cos\Theta\\ [/latex] (VI)
Passei [latex]M. V_{f_{a}}.cos\Phi[/latex] para o outro lado, elevei a equação (VI) ao quadrado e encontrei
[latex]m^{2}.u^{2} - 2.m.u.M.V_{f_{a}}.cos\Phi + M^{2}.V_{f_{a}}^{2}.cos^{2}\Phi = m^{2}.V_{f_{b}}^{2}.cos^{2}\Theta [/latex] (VII)
Após isso, substituí (IV) em (VII) e não consegui mais calcular.
Não sei onde estou errando. Se fiz ou inseri alguma conta errada, por favor, me alerte.
Se o senhor ou outros usuários puderem me ajudar, ficarei extremamente feliz e grato!
PS: Perdão pelas contas e por algumas falhas em códigos, ainda estou aprendendo a usar o LaTeX.
JpGonçalves_2020- Iniciante

» Colisão Bidimensional
» Colisão Bidimensional
» Colisão bidimensional
» Colisão Bidimensional
» Colisão Elástica Bidimensional sem ângulos
» Colisão Bidimensional
» Colisão bidimensional
» Colisão Bidimensional
» Colisão Elástica Bidimensional sem ângulos
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1