PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função trigonométrica - Enem Digital 2020

3 participantes

Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por Ana Laura Guimarães Qui 21 Jul 2022, 21:29

ENEM 2020 DIGITAL 

A figura ilustra a vista superior de um brinquedo gira-gira em um parque de diversões, no qual a linha contínua, em formato circular tendo O como seu centro, indica o assento onde as crianças se posicionam no brinquedo. O ponto P indica a posição ocupada por uma criança, em um instante de tempo T, quando o brinquedo está girando continuamente no sentido anti-horário (com O fixo), e velocidade constante por várias voltas.
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 7095527-177_325453_7192647_
O brinquedo está situado nas proximidades de duas paredes verticais e perpendiculares entre si. Seja D a distância de P até a parede I.
O gráfico que melhor representa, em função do tempo t a partir do instante T, a distância D é

A
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 7095527-177-a_325453_7192647_

B
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 7095527-177-b_325453_7192647_



C
 Função trigonométrica - Enem Digital 2020 C1




D
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 7095527-177-d_325453_7192647_


E
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 7095527-177-e_325453_7192647_


Gabarito:





Olá, boa noite, tenho algumas dúvidas em relação a essa questão 

I - o fato do movimento ser anti-horário traz qual consequência? 

II - Quais características diferenciam esse gráfico (senoidal) em relação a um cossenoide? Achei que era pelo decréscimo ou crescimento nos quadrantes, mas vi em uma vídeo aula de resolução dessa questão que é devido a posição inicial ser zero , porém não entendi/visualizei isso no gráfico 

Desde já, muito obrigada!!  
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por petras Sex 22 Jul 2022, 08:51

EU entendo assim. O sentido não altera a resolução pois tanto no horário como no anti horário as distâncias serão simétricas, dA= DB)
A questão nao precisa saber o tipo de função, senoidal ou cosssenoidal. Sabemos que é uma função periódica (que se repete)e que inicia no menor ponto possível, portanto basta analisar a distância  no gráfico.
Veja que no gráfico C ele começa na menor distância (é o que ocorre na realidade) e no gráfico D, veja que acontecerá distâncias menores que a inicial o que não pode ocorrer.  
Portanto o gráfico tem semelhança com a função seno, que inicia no menor ponto, depois é crescente até seu ápice e depois decresce ao seu menor ponto.

No gráfico do cosseno ocorre o inverso. Sairia do maior ponto para o menor e depois retornaria ao maior

____________________________________________
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2055
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sex 22 Jul 2022, 14:59

Muito obrigada pela ajuda

a função cosseno nunca sai do mínimo ?
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por petras Sex 22 Jul 2022, 16:23

Ana Laura Guimarães escreveu:Muito obrigada pela ajuda

a função cosseno nunca sai do mínimo ?
A função cosseno original sim..pois cos(0) = 1 mas dependendo da lei da função ela pode estar deslocada e assim iniciar na origem

f(x) = 1 - cos(x) : teremos para x = 0,  f(0) = 0

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Fig23

____________________________________________
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2055
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sex 22 Jul 2022, 20:33

Então, essa é a minha dúvida, qnd não tiver nenhuma informação sobre qual é a lei da função eu posso considerar que é a original e distinguir cosseno e seno pela origem? 

Se o enunciado não fornecer a função, por exemplo, essa que você colocou f(x) = 1 - cos(x) , oq eu usaria para saber que é cosseno e não seno?
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por GBRezende Sex 22 Jul 2022, 23:24

Ana Laura Guimarães escreveu:Então, essa é a minha dúvida, qnd não tiver nenhuma informação sobre qual é a lei da função eu posso considerar que é a original e distinguir cosseno e seno pela origem? 

Se o enunciado não fornecer a função, por exemplo, essa que você colocou f(x) = 1 - cos(x) , oq eu usaria para saber que é cosseno e não seno?
Olá, Ana. Não precisa "usar" nada. A função seno e cosseno tem comportamentos similares e de muitas formas podem ficar iguais. Veja o seguinte gráfico:
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Screen13
Isso é função seno ou cosseno?
Bem, esse é o gráfico tanto de y = sen(x), como de y = cos(x-pi/2)
Ah então "como saber qual é"? Não existe saber qual é, ambas estão corretas. Por exemplo, em um caso que é uma questão multipla escolhas exatamente de olhar pra esse gráfico e dizer qual sua função... a letra que tivesse uma dessas 2 funções seria a correta. Se houvesse ambas, é caso de anulação.
Procure uma calculadora gráfica e experimente 1 pouco para entender melhor como elas se comportam. Eu usei essa aqui ó: https://pt.symbolab.com/graphing-calculator
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 23 Jul 2022, 00:16

GBRezende escreveu:
Ana Laura Guimarães escreveu:Então, essa é a minha dúvida, qnd não tiver nenhuma informação sobre qual é a lei da função eu posso considerar que é a original e distinguir cosseno e seno pela origem? 

Se o enunciado não fornecer a função, por exemplo, essa que você colocou f(x) = 1 - cos(x) , oq eu usaria para saber que é cosseno e não seno?
Olá, Ana. Não precisa "usar" nada. A função seno e cosseno tem comportamentos similares e de muitas formas podem ficar iguais. Veja o seguinte gráfico:
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Screen13
Isso é função seno ou cosseno?
Bem, esse é o gráfico tanto de y = sen(x), como de y = cos(x-pi/2)
Ah então "como saber qual é"? Não existe saber qual é, ambas estão corretas. Por exemplo, em um caso que é uma questão multipla escolhas exatamente de olhar pra esse gráfico e dizer qual sua função... a letra que tivesse uma dessas 2 funções seria a correta. Se houvesse ambas, é caso de anulação.
Procure uma calculadora gráfica e experimente 1 pouco para entender melhor como elas se comportam. Eu usei essa aqui ó: https://pt.symbolab.com/graphing-calculator
Entendi, muito obrigada pela explicação, dei uma olhada no site que você indicou, bem interessante.  Very Happy Very Happy
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por petras Sáb 23 Jul 2022, 03:36

Ana Laura Guimarães escreveu:Então, essa é a minha dúvida, qnd não tiver nenhuma informação sobre qual é a lei da função eu posso considerar que é a original e distinguir cosseno e seno pela origem? 

Se o enunciado não fornecer a função, por exemplo, essa que você colocou f(x) = 1 - cos(x) , oq eu usaria para saber que é cosseno e não seno?
As informações do enunciado e as alternativas é que permitirão você definir qual será a função.

____________________________________________
Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2055
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 23 Jul 2022, 23:48

petras escreveu:
Ana Laura Guimarães escreveu:Então, essa é a minha dúvida, qnd não tiver nenhuma informação sobre qual é a lei da função eu posso considerar que é a original e distinguir cosseno e seno pela origem? 

Se o enunciado não fornecer a função, por exemplo, essa que você colocou f(x) = 1 - cos(x) , oq eu usaria para saber que é cosseno e não seno?
As informações do enunciado e as alternativas é que permitirão você definir qual será a função.
Entendi, muito obrigada petras ;]
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Função trigonométrica - Enem Digital 2020 Empty Re: Função trigonométrica - Enem Digital 2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos