PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distribuição Eletrônica - Dúvida Teórica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Distribuição Eletrônica - Dúvida Teórica

Mensagem por jvdh_ Ter 14 Jun 2022, 10:50

Bom dia, tudo bem?

Analisando o conteúdo de meu material, tive uma dúvida no tópico de "distribuição eletrônica" referente ao máximo de elétrons possíveis nos níveis e camadas dos átomos. Como eu tentei postar a msg com imagem aqui no fórum e excedeu o limite da mensagem, tentarei esclarecer minha dúvida através de um print da minha tela:

https://imgur.com/a/xoFZcey

Agradeço imensamente!!!

Última edição por jvdh_ em Ter 14 Jun 2022, 13:23, editado 1 vez(es)

jvdh_
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Distribuição Eletrônica - Dúvida Teórica

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 14 Jun 2022, 11:55

Olá,  @jvdh_!

Observe que a equação que você usa para validar sua dúvida estabelece a quantidade MÁXIMA de elétrons por nível de energia. Porém, devemos lembrar que a distribuição eletrônica deve seguir, necessariamente, o diagrama de Linus-Paulling:
Distribuição Eletrônica - Dúvida Teórica Diagra12
Perceba que a ordem de configuração dos elétrons adicionados deve seguir este diagrama (exceto nos estados excitados), então, mesmo o elemento com maior número atômico já conhecido até hoje não conseguiria preencher, por exemplo, o nível "O", com 50 elétrons.

Esse fato é explicado devido à capacidade energética dos níveis. Lembre que os átomos sempre buscarão estados menos energéticos, ou seja, mais estáveis. Então, não faria sentido 50 elétrons num nível só sendo que existem outros níveis para os quais esses elétrons poderiam ir e "aliviar" a tensão.

Essa é uma parte que é mais bem entendida com conceitos da Física Quântica, coisa que não vou saber te explicar bem. Porém, guarda essa ideia da distribuição que dá certo.

Outra coisa: No diagrama de Linus aparecem apenas subníveis até o número quântico secundário "f". No entanto, isso não signfica que não existam outros subníveis disponíveis, isso quer dizer apenas que, nas condições dos elementos conhecidos até hoje, o máximo de elétrons só chegam até o subnível 7p.

Essa configuração que o Linus fez se baseia numa ordem de distribuição n + l, em que "n" é principal e "l" o secundário. Observe abaixo.
Distribuição Eletrônica - Dúvida Teórica W8D7Bc1+7h0uwAAAABJRU5ErkJggg==
Qualquer dúvida, só mandar!
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

jvdh_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo