PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O ITA é realmente bom?

4 participantes

Ir para baixo

O ITA é realmente bom? Empty O ITA é realmente bom?

Mensagem por Lorenzo0 Sáb 09 Abr 2022, 22:10

Boa tarde, meus nobres forumeiros!

Eu sou, atualmente, um estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio trabalhando duro para ingressar no curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica no ITA. Porém, apesar da indiscutível reputação do Instituto, eu me encontro ponderando se o ITA é, realmente, a melhor instituição de ensino superior de engenharia no Brasil, e ficaria grato se vocês poderiam compartilhar algumas de suas considerações a seguir. 

Apresentarei meus pensamentos nos tópicos subsequentes:

(1) PESQUISAS: 

O RUF¹ posiciona o ITA como a 10ª melhor universidade de engenharia mecânica no Brasil atrás de instituições como a USP e a UNICAMP. Esse dado foi um tanto chocante para mim, pois, sem desmerecer as conquistas das universidades citadas, eu presumia uma colocação mais alta do ITA diante do prestígio e respeito que esse recebe. Porém, num contraponto, um artigo da Gazeta do Povo² aponta a certa incompetência de avaliação das instituições de ensino superior por parte de organizações nacionais, além de mencionar a busca do ITA por reconhecimento internacional, uma vez que instituições independentes não possuem interferências políticas e econômicas que talvez interfiram no resultado de suas pesquisas. 

Em suma, disso tiro ainda mais dúvidas: "Devo levar em consideração a indiscutível reputação do ITA como fator determinante para a minha decisão?", "Como que o ITA realmente se compara às federais conceituadas?"...

(2) O ITA PERFEITO VENDIDO PELOS CURSINHOS:

Cursinho é, com certeza, uma ferramenta essencial de auxílio na jornada de preparo para o ITA, mas, simultaneamente, eu tenho a sensação que esses tentam vender uma versão idealizada do ITA quando, como qualquer coisa nesse mundo, esse apresenta seus pontos fortes e fracos: "Será que eu estou caindo na jogada de marketing desses cursinho?"

(3) QUAL É O DIFERENCIAL DO ITA: O NÍVEL DO ENSINO OU NÍVEL DE SEUS ESTUDANTES?

(4) EU DEVO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A VIVÊNCIA NO H8 COMO FATOR IMPORTANTE NA MINHA DECISÃO?
 

Desde já eu agradeço qualquer forma de participação!

¹ Fonte: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-cursos/engenharia-mecanica/
² Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lorenzo0
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/02/2022

jopagliarin, Floral Fury, Valéria Oliveira e DenisN gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O ITA é realmente bom? Empty Re: O ITA é realmente bom?

Mensagem por 0 kelvin Dom 10 Abr 2022, 16:14

Eu acho que o vestibular do ITA reflete um modelo de ensino atrasado. Não tem biologia, história, geografia e eles se recusam a usar o ENEM.

Como vc corta humanidades e biológicas do vestibular, vc põe muito mais questões de exatas. Mas a prova do ITA é feita pra não dar tempo. Tem muita coisa q vc pode resolver normalmente em casa com o dia inteiro pra fazer. Mas na hora da prova eles querem q vc saiba aquele método q resolve em 30s. Na fuvest vc tem questão q só pede pra identificar um gráfico certo. No ITA nunca vai ter isso. Eles põe uma equação com umas 3 ou 4 propriedades q vc tem q saber fazer.

O ENEM tem essa política de privilegiar o máximo possível questões que sejam aplicáveis ao mundo do estudante. Daí fazem questão pedindo pra calcular preço, porcentagem, regra de 3, comprimento de um cabo, etc. No ITA não, eles querem q vc saiba resolver uma equação logarítmica e multiplicar uma matriz com um monte de letras e números. Não sei se algum dia vão mudar oq ele é. Pq pode ver q eles tem engenharia somente em áreas fundamentais. Nada de engenharia agrônoma, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia cartográfica. Criaram o ITA visando desenvolvimento industrial lá atrás. Mas aí q eu não entendo uma coisa. Vc vai se formar no ITA pra fazer engenharia elétrica, civil, mecânica, mas depois faz um MBA pra trabalhar num banco? Quem é q vai construir estradas, hidrelétricas, prédios, q era a mentalidade lá atrás? Engenheiros de onde então? Pq uma grande massa de engenheiros formados em federal ou no ITA não vai trabalhar como engenheiro mesmo na área, mas fazendo outras coisas.

O vestibular já é feito pra privilegiar aqueles q estudam exatas muito mais do q a média. O regimento do ITA tem algo de q vc não pode reprovar, não pode tirar nota baixa. É um sistema de ensino onde nota é oq vale mais.

0 kelvin
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 04/02/2022

jopagliarin gosta desta mensagem

insect_antiart e Arlindocampos07 não gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O ITA é realmente bom? Empty Re: O ITA é realmente bom?

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 12 Jun 2022, 11:00

Bom o suficiente para ter o reconhecimento de École Pollytechnique francesa,o Instituto de Tecnologia alemão e vários americanos. O ITA foi criado para ser o MIT brasileiro. Excelente o bastante para formar engenheiros aeronáuticos que abastecem a Embraer e a fazem a terceira maior empresa aeronáutica do mundo, atrás da Boeing americana e Airbus européia.
Excelente o suficiente para desenvolver a tecnologia hipersonica

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Floral Fury, Valéria Oliveira e Arlindocampos07 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O ITA é realmente bom? Empty Re: O ITA é realmente bom?

Mensagem por Floral Fury Dom 12 Jun 2022, 14:11

Concordo com o colega Pedro.
Creio que o propósito do ITA seja realmente ser o MIT brasileiro, até pq foi pra isso q ele foi construído e projetado...

Apenas discordo do colega Kelvin, pois na minha visão, não vejo sentido o ITA cobrar matérias como história, geografia e biologia, já que não condizem com as engenharias aeronáuticas presentes na instiuição...
Penso que apenas biologia e geografia poderiam ter mais utilidade no IME, por exemplo, pois lá temos engenharias como a Cartográfica e a Química, que poderiam utilizar mais as bases da geoegrafia e biologia...

Sobre o uso das notas do ENEM, não vejo tbm muita utilidade, já que a comparação entre o ITA e o ENEM não podem ser feitas, principalmente devida a grande diferença nas matérias cobradas e no nível das questões..

Mas concordo que o ITA seja uma excelente instituição, principalmente pelo seu reconhecimento nacional e internacional; além das grandes parcerias e todos os projetos feitos pelo ITA.


Complementando: vale resaltar que no vestibular do IME há sempre, de 1 a 2 questões, de bioquímica na prova de química. E no ITA, geralmente, costuma haver de 1 a 2 questões tbm de bioquímica.
Floral Fury
Floral Fury
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/10/2021
Idade : 20
Localização : SP - Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

O ITA é realmente bom? Empty Re: O ITA é realmente bom?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos