PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resistência equivalente

3 participantes

Ir para baixo

Resistência equivalente Empty Resistência equivalente

Mensagem por Jvictors021 Seg 24 Jan 2022, 19:31

No circuito esquematizado a seguir, calcule a resistência equivalente entre os pontos A e B:

Gabarito: 10Ω
Resistência equivalente Sem_tz10
Amigos, o exercício pede que calculemos a resistência equivalente entre A e B... Minha dúvida é sobre o curto circuito que ocorre entre o resistor equivalente de (7 + 3)ohms... 
Eu no caso nomiei o ponto entre eles de J e o fio abaixo, sem resistência possui o mesmo potencial C, assim cheguei a pseuda conclusão de que 7 e 3 estariam em paralelo e não em série, qual o meu erro ???


Última edição por Jvictors021 em Seg 24 Jan 2022, 20:13, editado 1 vez(es)
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência equivalente Empty Re: Resistência equivalente

Mensagem por Giovana Martins Seg 24 Jan 2022, 19:36

Peço, por gentileza, que digite o enunciado da questão e o gabarito se você o conhecer.

Victor, por favor, não entenda esta mensagem como uma mensagem grosseira. Não é a intenção. De verdade, não é.

Eu acho que você mesmo já respondeu a sua própria dúvida. Se estão em curto, como estariam em paralelo? Se em curto, esse resistores são irrelevantes. O erro foi simplesmente supor que estavam em paralelo quando na verdade estão em curto.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7647
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência equivalente Empty Re: Resistência equivalente

Mensagem por Jvictors021 Seg 24 Jan 2022, 20:11

Giovana Martins escreveu:
Peço, por gentileza, que digite o enunciado da questão e o gabarito se você o conhecer.

Victor, por favor, não entenda esta mensagem como uma mensagem grosseira. Não é a intenção. De verdade, não é.

Eu acho que você mesmo já respondeu a sua própria dúvida. Se estão em curto, como estariam em paralelo? Se em curto, esse resistores são irrelevantes. O erro foi simplesmente supor que estavam em paralelo quando na verdade estão em curto.

Eu sei onde está o meu erro, mas não sei o porque dele, entendeu ?? por que eu não poderia dizer que estão em paralelo... essa é minha dúvida...

Em relação a publicação, fique tranquila. Irei posta-la completamente. achei que não fosse necessário, uma vez que possuo uma dúvida pontual sobre o assunto e não sobre a questão inteira.

Att
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência equivalente Empty Re: Resistência equivalente

Mensagem por Elcioschin Seg 24 Jan 2022, 20:16

Resistores em série tem apenas em fio em comum entre ambos: é o caso do fio que contém o ponto J ---> a corrente que passa por ambos é a mesma (a ddp de ambos é diferente)

Resistores em paralelo tem dois pontos em comum: exemplo dos resistores A^^^^B e A'^^^^B' ---> Temos A ligado com A' e B com B'. Se os dois resistores forem diferente as correntes de ambos são diferentes (mas a ddp de ambos é a mesma)


Última edição por Elcioschin em Seg 24 Jan 2022, 20:17, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71795
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Jvictors021 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência equivalente Empty Re: Resistência equivalente

Mensagem por Giovana Martins Seg 24 Jan 2022, 20:17

"Eu sei onde está o meu erro, mas não sei o porque dele, entendeu ?? por que eu não poderia dizer que estão em paralelo... essa é minha dúvida..."

Não estão em paralelo porque estão em curto. A corrente elétrica não passa pelo trecho CJC, pois não há diferença de potencial (quedas de potencial) e, portanto, não faz sentido pensar que esses resistores estão em paralelo.

O ponto J só faria sentido se passasse corrente elétrica naquele trecho, tendo em vista que quando você atribui esses pontos você também está indicando os pontos nos quais há quedas de potencial (que só ocorrem quando há a presença de corrente elétrica no trecho analisado).

Resistência equivalente Scree291

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7647
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Jvictors021 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência equivalente Empty Re: Resistência equivalente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos