Marinha --- Grupos orto-para diretores
2 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
Marinha --- Grupos orto-para diretores
Com relação aos efeitos dos grupos substituintes sobre as reações de substituição aromática eletrofílica, assinale a opção que apresenta apenas grupos que sejam simultaneamente ativantes e orto-para diretores.
Alternativas
A)-NH2 ; -OH.
B)-NH2 ;-CI.
C)-NO2 ; -OH.
D)-NO2 ;-SO3H.
E)-NO2 ;- CH3.
Resposta:A
Grupos ativantes é o mesmo que orto-para dirigentes?
Até onde eu sei: grupos orto-para dirigentes possuem o átomo central com carga negativa e ligações saturadas. Segundo esse critério tanto a alternativa A quanto a B estariam corretas.
Alternativas
A)-NH2 ; -OH.
B)-NH2 ;-CI.
C)-NO2 ; -OH.
D)-NO2 ;-SO3H.
E)-NO2 ;- CH3.
Resposta:A
Grupos ativantes é o mesmo que orto-para dirigentes?
Até onde eu sei: grupos orto-para dirigentes possuem o átomo central com carga negativa e ligações saturadas. Segundo esse critério tanto a alternativa A quanto a B estariam corretas.
Última edição por samuelbelembr@gmail.com em Ter 18 Jan 2022, 14:54, editado 1 vez(es)
samuelbelembr@gmail.com- Jedi
Re: Marinha --- Grupos orto-para diretores
Nem todos os orto-para dirigentes são ativadores do anel, por exemplo, os Halogênios são desativadores (devido a grande eletronegatividade, eles retiram densidade eletrônica do anel e dificultam a substituição eletrofílica). Logo o Cl é um orto-para dirigente desativador do anel.
O nome ativador tem a ver com a velocidade de reação, se o grupo aumenta a velocidade de reação da subst. eletrofílica no anel, ele é considerado ativador. Se o grupo diminui a velocidade da reação ele é desativador.
O nome ativador tem a ver com a velocidade de reação, se o grupo aumenta a velocidade de reação da subst. eletrofílica no anel, ele é considerado ativador. Se o grupo diminui a velocidade da reação ele é desativador.
AndQ- Padawan