PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polinização por insetos e aumento de variab genética

3 participantes

Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por achismaisb Seg 08 Nov 2021, 22:58

A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos. Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento. Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por
a) reduzir a ação dos herbívoros.
b) reduzir a competição interespecífica.
c) aumentar sua variabilidade genética.
d) aumentar a produção de grãos de pólen.
e) aumentar a independência da água para reprodução.
Gabarito:

Eu não consigo ver muito sentido na C e não consigo ver por quê a E está errada

C) Tipo, as angiospermas têm pólen, assim como as gimnospermas. As gimnospermas, que se utilizam do vento para dispersarem o seu pólen, também conseguem ter boa variabilidade genética, já que elas podem espalhar esse pólen pra tudo quanto é canto e podem, assim, fertilizar várias outras plantas. Nesse sentido, eu não entendi qual é a grande vantagem de se ter insetos transportando o pólen para a variabilidade genética em si, já que na prática eles também só vão servir pra transportar esse pólen pra várias plantas, sendo que isso as gimnospermas já fazem de qualquer forma! Então por qual razão exatamente as angiospermas conseguem ter mais variabilidade genética do que as gimnospermas? Por que os insetos polinizadores conseguem dar mais variabilidade genética às angiospermas do que o vento consegue dar para as gimnospermas?

E) De fato se você tem insetos transportando pólen, você diminui a dependência da água. Beleza, pode-se argumentar que foi o tubo polínico que garantiu a conquista do ambiente terrestre e que ele já existia nas gimnospermas, mas não deixa de ser verdade que, se eu tenho como transportar meu pólen por insetos, eu fico ainda menos dependente de água! Não estou conseguindo, até o momento, contra-argumentar a E de uma forma suficiente para que ela possa ser dada como errada.

Vocês poderiam me ajudar, por gentileza?
Muito obrigado!

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Re: Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por qedpetrich Seg 08 Nov 2021, 23:34

Boa noite!

Não entendi qual o motivo de relacionar as angiospermas com as gimnospermas, essa questão trata-se somente das angiospermas. 

Bom em relação a sua pergunta, e já contra-argumentando com o seu exemplo da letra C. Não, não é a mesma coisa, nas angiospermas temos uma qualidade muito maior na questão da produção do pólen, ou seja, o pólen se torna cada vez mais especializado, de que forma? Basicamente por cores, formas e odores das flores que atraem certos animais. Já nas gimnospermas evidencia-se o contrário, como não temos flores, majoritariamente a polinização é abiótica. Dessa forma, as gimnospermas tendem a produzir quantidade de pólen, não qualidade em si.

Qual das duas opções gera mais variabilidade genética? Fatores quantitativos ou fatores qualitativos?

Em relação a letra E, em um cladograma evolutivo, temos que a partir das gimnospermas, como você mesmo explicou, a presença do tubo polínico que faz o transporte do gameta masculino até o gameta feminino, dessa forma as angiospermas e gimnospermas não dependem mais de ambientes aquáticos para efetivamente se reproduzirem. Agora se pergunte, foi por causa da coevolução que as angiospermas pararam de depender da água para fazer reprodução? A questão relaciona a mutualidade e suas vantagens.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Re: Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por achismaisb Ter 09 Nov 2021, 21:20

Olá. Primeiramente, muito obrigado pela resposta!


O motivo de relacionar angiospermas com gimnospermas é que as alternativas falam “aumentar a sua variabilidade genética” e “aumentar a independência da água”, então pra responder eu preciso me perguntar “tá, mas aumentar em relação a que?”, e aí a resposta vai ser gimnospermas, ou mesmo pteridófitas ou briófitas a depender do caso... se algo aumenta, ele não aumenta “sozinho”, mas sim em relação a alguma coisa, e é essa coisa que a comparação tenta buscar


Quanto à sua explicação da C, eu não vejo nenhum motivo evidente para podermos afirmar que, se as gimnospermas produzem pólen em maior quantidade, a sua qualidade diminui. Até mesmo porque você falou ali que o próprio pólen se torna mais especializado, só que através das flores que ficam com formas, cores e odores cada vez mais atrativos. Ou seja, quem se especializa na real então são as flores, e não o pólen, ao menos não necessariamente, até porque existem grandes florestas de gimnospermas que vão muito bem obrigado kk porém, se você me diz que o pólen das gimnospermas é mais “precário” que o das angiospermas, então acreditarei e levarei isso pra prova kk
Uma coisa que aumentaria a variabilidade genética seria, por exemplo, a maturação temporalmente diferente do estigma e dos filetes, que daí você impede a autofecundação e, assim, estimula a fecundação cruzada. Agora, falar que a polinização por insetos aumenta a variabilidade, a não ser por essa informação nova de que grãos de pólen de angiospermas são melhores do que os de gimnospermas, ainda não me parece nada claro..


Já sobre a E: não, não foi por causa da coevolução que as angiospermas pararam de depender da água para a reprodução, mas o comando não foi esse. O comando simplesmente indagou: para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por que? Se eu responder que uma vantagem dessa coevolução foi aumentar a independência da água para a reprodução, eu não vejo como, até mesmo agora com a sua resposta, falar que isso é uma mentira. Se um grão de pólen cai em um tubo polínico por intermédio da água da chuva por exemplo, pro tubo não importa se tinha água ou não: importa o pólen. Então se eu tenho seres que fazem esse transporte, que são os insetos no caso, ótimo! Isso diminui minha dependência da água, então posso “evoluir” (bem entre aspas) sem ela na questão reprodutiva

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Re: Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por gusborgs Ter 09 Nov 2021, 21:43

1) Você está fugindo do tema da questão.
Ele fala, basicamente:
Porque a coevolução inseto - angiosperma é vantajosa?
Aumentar a independência da água não tem NADA a ver com a coevolução com o inseto.
Aliás, a Angiosperma é completamente independente da água para a reprodução, e isso vem de MUITO tempo, não tem como aumentar a independência de algo que ela já é independente. Além disso, a independência da água vem de muito antes.


C) Vai aumentar o número de cruzamentos, e, por consequência, vai aumentar a variabilidade.
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Re: Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por qedpetrich Qua 10 Nov 2021, 08:39

Em nenhum momento eu falei que as angiospermas são superiores as gimnospermas, evidenciei o fato das diferenças entre cada planta e seus fatores evolutivos.

Reitero novamente, assim como colega gusborgs fez, você está tangenciando o tema.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Re: Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por achismaisb Qui 11 Nov 2021, 22:50

Perfeito, entendi agora!! Muito obrigado aos colegas qedpetrich e gusborgs!

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Polinização por insetos e aumento de variab genética Empty Re: Polinização por insetos e aumento de variab genética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos