PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANAGRAMA COM SEPARAÇÃO

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido ANAGRAMA COM SEPARAÇÃO

Mensagem por rogermarinha Seg 01 Nov 2021, 08:31

DE QUANTAS MANEIRAS PODE-SE FORMAR ANAGRAMAS COM A PALAVRA MARINHA ONDE AS 3 VOGAIS ESTEJAM SEPARADAS?


Última edição por rogermarinha em Seg 01 Nov 2021, 16:24, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : CORREÇÃO - CONCORDÂNCIA)
rogermarinha
rogermarinha
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/09/2017
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ANAGRAMA COM SEPARAÇÃO

Mensagem por SamR2023 Seg 01 Nov 2021, 21:22

Vamos utilizar uma ferramenta bem útil em problemas de combinatória: O total menos o número de casos não desejados.
O total: 7! / 2!  
Obs: Lembrar que se trata de anagrama com repetição. A letra "A", nesse caso, está repetida.
Casos não desejados(quando as três vogais estão juntas): 5! x 3! / 2!
Obs: Aqui, eu considerei as três vogais como uma vogal só, como um único elemento, como um bloco a ser permutado assim como as demais vogais. Fiz isso pois ela precisam ficar juntas,então as eu forcei a ficar assim. Além disso,você precisa considerar que essas três vogais podem trocar de lugar entre si dentro dessa bloco. Por isso,surge o "3!" ali. O "2!" você já deve ter entendido,pois eu expliquei na "obs" anterior.

Por fim, basta subtrair o indesejado do total e terá o resultado da questão,ou deixe indicado assim: 7! / 2! - 5! x 3! / 2!  


Espero ter ajudado.

SamR2023
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/11/2021

rogermarinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos