PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Associação de resistores

2 participantes

Ir para baixo

Associação de resistores Empty Associação de resistores

Mensagem por Jvictors021 Ter 31 Ago 2021, 01:32

No circuito elétrico desenhado abaixo, todos os resistores ôhmicos são iguais e têm resistência R = 1,0Ω. Ele é alimentado por uma fonte ideal de tensão contínua de E = 5,0 V. A diferença de potencial entre os pontos A e B é de:
Associação de resistores OBKHEoeSAyUHSg7MTQ60+cHCcpQYlBwoOVByoOTAXOdAIaRCyKUgKTlQcqDkwLzIgf8A1K2wtfqYo2sAAAAASUVORK5CYII=

Galera não teriamos uma ponte de wheatstone aqui ??? R.R = R.R Ai no caso os 2R do meio estariam em curto circuito.... não estou conseguindo diferenciar wheatstone e asssociação em paralelo
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de resistores Empty Re: Associação de resistores

Mensagem por FocoNoIMEITA Ter 31 Ago 2021, 09:12

Fala, meu selecionado! Tudo certo?

Observe a imagem:

Associação de resistores Rest11

O circuito seria uma ponte de wheatstone se os pontos de ligação à bateria fossem os x e y.

Mas por que? -eu vos pergunto.

Observe que, se a ddp fosse medida entre x e y, os pontos z e w estariam em um mesmo potencial, já que as quedas de tensão nos resistores "x,w" e "x,z" seriam as mesmas. Desse modo, os 2 resistores em "z,w" poderiam ser retirados do circuito, já que eles estariam em curto. 

Outrossim, como os pontos de medição da ddp são os z e w, os ramos "z,x,w", "z,w" e " z,y,w" experimentam uma mesma diferença de potencial e, logo, eles estão em paralelo.

Espero ter sido claro! Grande Abraço!
FocoNoIMEITA
FocoNoIMEITA
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo