OBM - Algarismo
3 participantes
Página 1 de 1
OBM - Algarismo
Dizemos que dois ou mais números, com a mesma quantidade de algarismos, são membros da mesma família, quando todos possuem pelo menos um algarismo em comum. Por exemplo, os números 32, 25 e 22 pertencem à mesma família, enquanto que 123, 245 e 568 não pertencem à mesma família, pois 123 e 568 não pertencem à mesma família. Qual é a maior quantidade de membros de uma família, cujos elementos têm três algarismos?
Re: OBM - Algarismo
Olá Luis,
Você tem gabarito?
Bom eu usei o seguinte raciocínio.
Colocamos qualquer número na primira casa para representar uma familia e esse número não pode ser o zero pois é a a casa da centena.
por exemplo:
3_ _=10*10=100 modos
Agora quantos possui na segunda casa?
_ 3 _ =8*10=80
observação importante:
não podemos colocar o zero no primeiro e nem o 3 ,no caso do 3 "porque se colocarmos ele irá repiti números como por exemplo 334 do primeiro e 334 do segundo.
_ _ 3 =8*9=72 mesma coisa,o zero e o 3 não pode na primeira casa ,e o 3 não pode na segunda casa.
T=100+80+72
T=252
Você tem gabarito?
Bom eu usei o seguinte raciocínio.
Colocamos qualquer número na primira casa para representar uma familia e esse número não pode ser o zero pois é a a casa da centena.
por exemplo:
3_ _=10*10=100 modos
Agora quantos possui na segunda casa?
_ 3 _ =8*10=80
observação importante:
não podemos colocar o zero no primeiro e nem o 3 ,no caso do 3 "porque se colocarmos ele irá repiti números como por exemplo 334 do primeiro e 334 do segundo.
_ _ 3 =8*9=72 mesma coisa,o zero e o 3 não pode na primeira casa ,e o 3 não pode na segunda casa.
T=100+80+72
T=252
Re: OBM - Algarismo
Caro luiseduardo,
tenho orientado os nossos usuários a colocarem a resposta sempre que a conheçam, pois isso ajuda a quem tenta resolver. Devemos lembrar que quem tenta ajudar não está aqui para ser testado, mas para colaborar.
obrigado
tenho orientado os nossos usuários a colocarem a resposta sempre que a conheçam, pois isso ajuda a quem tenta resolver. Devemos lembrar que quem tenta ajudar não está aqui para ser testado, mas para colaborar.
obrigado
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos