PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas no processo de estudo

+3
BatataLaranja345
mao_sun
rginavitori@
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Duvidas no processo de estudo

Mensagem por nathanvasoncelos958 Qui 13 maio 2021, 20:18

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite a todos.
Me chamo Nathan e pretendo prestar o enem esse ano, porém tenho algumas duvidas.
A minha duvida é como acho um metodo de estudos ? Tenho que ir testando todos existentes até achar um com maior rendimento ? E quantos dias é suficiente para testar um metodo ?
Tipo atualmente estou usando flashcards do anki(enquanto vejo uma videoaula copio primeiro no caderno apenas palavras chaves e passo para cartoes do anki logo em seguida).Sinto mais segurança escrevendo(mas nunca testei sem escrever).
Dai entra minha segunda duvida. Quanto tempo voces levam para assitir uma videoaula ou para ler uma pagina de livro ? 
Com esse metodo para assistir uma videoaula de 17 min de humanas levo 49 min (ja fazendo anotações e flashcards )(se puderem compartilhar seus tempos)
Acham que estou demorando muito ?? Ou não devo me importar com tempo e sim ligar para a materia absorvida ?
O tenso e que tenho que aprender muita coisa do cronograma ainda...dai acho que nao vai dar tempo
E além disso demoro uns 50 min para fazer 10 exercicos( isso acaba com meu dia )
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo


Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por nathanvasoncelos958 Ter 25 maio 2021, 10:43

Agradeço pela mensagem.
Eu realmente não faço exercícios fisicos(passarei a fazer )
O pomodoro realmente me ajudou muito(antes perdia o foco e quando via ja tinha passado uns 30min)
Acham que compensa ficar pegando mil e um métodos de estudos alternativos na internet e testar( ex resumo,mapa mental, sem resumo, so exercícios, etc...)?
Ja que nunca testei esses métodos.(sempre acho que vou achar um que vai me fazer ficar com rendimento muito grande)
Ou estou a procura de algo que nao existe?
Desculpem as muitas duvidas 😔
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por orunss Ter 25 maio 2021, 10:51

nathanvasoncelos958 escreveu:Agradeço pela mensagem.
Eu realmente não faço exercícios fisicos(passarei a fazer )
O pomodoro realmente me ajudou muito(antes perdia o foco e quando via ja tinha passado uns 30min)
Acham que compensa ficar pegando mil e um métodos de estudos alternativos na internet e testar( ex resumo,mapa mental, sem resumo, so exercícios, etc...)?
Ja que nunca testei esses métodos.(sempre acho que vou achar um que vai me fazer ficar com rendimento muito grande)
Ou estou a procura de algo que nao existe?
Desculpem as muitas duvidas 😔
Você ficar obcecado por produtividade pode ser ruim para sua saúde mental.
Inclusive aconselho procurar um bom psicólogo se puder.(Nessa etapa da vida é essencial)
Não existe método perfeito, o dia improdutivo vai vim de qualquer jeito, pois somos humanos.
Por isso você não deve encucar tanto com a produtividade, ela é importante para não perdermos tanto tempo.
Mas existem outros fatores.
Se você levar os estudos como uma forma leve e divertida ( como uma criança curiosa pelo mundo desconhecido)
A produtividade vem naturalmente.
Não se cobre tanto ao ponto de achar que é infalível.
Como já foi falado, métodos são ferramentas.
O que vai te manter estudando dia após dia é a curiosidade e paixão por aquilo que tu quer.
E por último, separe um dia da semana só para você (descanso), eu aconselho o domingo para aproveitar família, amigos ou namorada se tiver.
orunss
orunss
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 03/01/2019
Idade : 24
Localização : Recife-PE

Thiago Ber e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por Thiago Ber Seg 14 Jun 2021, 20:12

Nathan, eu me lembro que quando li esta pergunta que você postou pela primeira vez, há praticamente um mês atrás (no dia em que ela foi postada, 13/05), fiquei com uma enorme vontade de citar algo para você que, além de ser fundamental e inseparável de um ''bom método de estudos'', também é uma ferramenta que complementa a resposta dos demais colegas. Infelizmente, só pude responder a este tópico agora pois sofri um imprevisto na vida devido a uma má programação dessa ''ferramenta'', a qual é justamente ter um ambiente de estudos adequado.
Como forma de fornecer uma analogia para você do quão importante um bom ambiente estudantil é, gostaria de dar o exemplo do que aconteceu comigo nestes dois últimos meses (entre Abril e Maio), e que foi fator fundamental para atrasar os meus estudos para o concurso a que almejo. Imagino que este texto vá ficar um pouco maior do que o comum, mas acredito que ele será elementar para você ver o quanto é importante construírmos um BOM ambiente de estudos.
No início deste ano, eu acabei me mudando para um apartamento que fica no centro de minha cidade, relativamente próximo ao curso em que estudo. Com o suposto retorno das aulas presenciais na cidade em que moro, eu sabia que seria um grande bônus para mim morar perto do local em que estudo, pois assim economizaria o tempo de locomação para chegar em casa mais cedo, fator que me permitiria almoçar mais cedo e consequentemente, economizar tempo para estudar mais durante o decorrer da tarde e da noite. O grande problema, ao meu ver, é que por conta de algumas dificuldades familiares que ocorreram no início do ano (e que não vem ao acaso nesta minha mensagem) fizeram com que eu tivesse que me mudar de forma muito rápida e, subsequentemente, sem tempo para analisar um bom local para morar. Como consequência disso, acabei indo morar em um apartamento que olhei às pressas e de maneira unifocal, sem muitas pesquisas. Este apartamento ficava ao redor do centro (praticamente a 15 minutos caminhando do local onde eu teria as aulas) e, apesar de ser de um condomínio bem pequeno e muito simples, era extremamente confortável de se viver e possuía um ótimo quarto no quesito de iluminação: pegava luz solar a tarde inteira. Quando entrei no quarto, logo vi que ali seria o local em que eu estudaria durante o decorrer do dia e dormiria durante a noite, ou seja: ali seria o meu tão sonhado e almejado ambiente de estudos. Com isso, gostaria de dizer-lhe que você não precisa necessariamente ter um ambiente muito grande, nem ''decorado'' ou ''tematizado'' para estudar: eu sinceramente nunca gostei disso. Particularmente, não tenho interesse algum em possuir aqueles cadernos com resumos super enfeitados e coloridos, e muito menos em ter uma coleção de canetas da Stabillo (coleções estas que quando completas custam praticamente o preço de um Fusca hehe). Acredito que um local bem iluminado, com uma mesa e uma boa cadeira, tudo isso unido a um caderno e um par de canetas e um lápis ou uma lapiseira, já é mais que o suficiente para estudar. Além disso, existe um outro fator essencial para um bom ambiente de estudos (o qual infelizmente pode tornar-se um problemão na vida de um estudante), e foi aqui que eu esqueci de analisar quando olhei o apartamento de forma rápida e ingênua: o silêncio que o local proporciona e as distrações que envolvem o ambiente.
Até o início de Abril, eu estava estudando com muita garra e afinco e, apesar de morar em um ambiente extremamente simples e sem nada de especial, com muitos barulhos que vinham da rua e de festeiros que moravam aos arredores, eu estava satisfeito com o meu pequeno e aconchegante ambiente de estudos (e também estava apenas em casa, visto que as aulas presenciais foram paradas com a pandemia). O grande problema surgiu quando um casal mudou-se para o apartamento de cima do meu no início de Abril e, sem respeito qualquer ao silêncio dos outros, colocaram tudo a perder. Como meu condomínio possuía uma síndica que era bem idosa e muito parcial nas ações, eu acabei ficando à mercê dos barulhos estrondosos que aconteciam durante todos os dias causados pelos novos vizinhos de cima (principalmente de madrugada, como por exemplo: o novo vizinho furava a parede do quarto dele para instalar coisas em seu dormitório, que ficava exatamente em cima do meu, às 03:10h da AM, e isto era recorrente: tanto com furadeira ou com marteladas). Sem conseguir dormir, eu já não estava mais conseguindo estudar e nem manter o ritmo que eu até então havia construído desde Fevereiro do ano passado (e que vinha dando super certo), e resolvi partir para uma conversa pessoal com o novo vizinho, e adivinha? Foi o maior erro que cometi. Após fazer isso, foi aí que o meu simples ambiente de estudos, que estava sendo super produtivo e bacana mesmo com toda a simplicidade, veio por água a baixo. Ele pegou implicância comigo e começou a fazer de tudo para tirar meu sossego, como por exemplo: ele comprou uma bolinha de tênis para ficar quicando no chão do seu quarto (em cima do meu) de madrugada, enquanto eu tentava dormir, para assim o chão tremer e acabar com as noites de sono que eu tinha. Além disso, começou a pôr som alto apenas no quarto, para que tremesse o meu chão, e tudo isso atrelado às arrastações de móveis que aconteciam nas horas mais sem contextos de todas (principalmente entre as 02:00h e 05:00h da manhã). E mais um detalhe: a partir da mudança destes dois, foram inúmeros restos de cigarro, pacotes de bolachinha recheada e restos de outros tipos de lixo que começaram a cair na janela de meu quarto e eu diariamente juntava. (Seria esta mais uma forma de implicância?)
Qual foi o resultado disso tudo? Tive que me mudar, neste mês de maio, para um outro local mais afastado do centro da cidade. Apesar de tudo isso, o que mais me machucou neste meio tempo foi o fato de que toda esta mudança rápida e estressante, além de ter custado caro por conta de multas e cláusulas contratuais de aluguel, acabou tirando praticamente 1 mês inteiro de estudos (o mês de Maio inteiro) que eu até então vinha utilizando com o único objetivo de estudar e aprender. Apesar de eu não estar mais lidando com esse vizinho, eu gostaria de dizer a você e a todos os demais colegas do fórum: procurem sempre estudar muito, e tentem sempre ter um ambiente fixo e BOM de estudos! Novamente, reitero que não precisa ser um ambiente refinado e super delicado, mas sim, um ambiente que seja confortável para você estudar e se sentir bem nele. Infelizmente, vivemos em um país em que é necessário, muitas vezes, pagar um preço monetário muito alto para se viver bem e ter sossego (fator que não deveria ser assim). Logo, Nathan, não pense apenas em encontrar um bom ''método de estudos'', mas também foque em ter um bom ambiente para estudar e se sentir seguro de desenvolver seu estudo, pois assim você irá construir ao longo do tempo sua própria forma de estudar (através dos erros e acertos). E lembre-se também que o estudo é uma atividade que deve ser lúdica e curiosa acima de tudo: sempre procure estudar mais para fazer novos raciocínios e analogias e, com tudo isso, desenvolver a criatividade!
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

orunss, BatataLaranja345 e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por nathanvasoncelos958 Seg 14 Jun 2021, 21:16

Entendo perfeitamente.
Aqui em casa o barulho vinha dos meus irmãos(mal eu sabia que eles eram anjos kkk),mas 1 mês atrás o terreno do lado da minha casa foi comprado.
E agora tenho que aturar uns 6 pedreiros batendo uma laje e explodindo minha parede 😑(praticamente estudo no chão do cômodo mais distante o que diminuiu muito meu rendimento... )
Em relaçao aos métodos de estudos, passei a me flexibilizar mais (ainda que desprender as amarras de ter que ser muito produtivo me dasanimou,mas ao mesmo tempo sigo em frente)
Barulho é um inferno mesmo 😠(ainda mais pra mim que tenho défict de atenção e não tomo remédio ).
Agradeço a mensagem🤗.
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Thiago Ber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por orunss Seg 14 Jun 2021, 21:34

Uma boa solução é tampões auriculares (de ouvido) isola bem o som externo. Se você tiver mais dinheiro vale a pena investir em espumas para isolar seu quarto
orunss
orunss
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 03/01/2019
Idade : 24
Localização : Recife-PE

Thiago Ber e nathanvasoncelos958 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 07:48

Ok.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas no processo de estudo  - Página 2 Empty Re: Duvidas no processo de estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos