PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termodinâmica - Panela de Pressão

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Termodinâmica - Panela de Pressão

Mensagem por BatataLaranja345 Seg Abr 12 2021, 16:42

Boa tarde amigos e amigas do fórum! Gostaria de uma confirmação a respeito do gabarito dessa questão aqui! Segue:

Uma cozinheira resolve ferver água em uma panela de pressão, para atingir maior temperatura que em panelas abertas. Para isso, coloca água no seu interior, em que todo o sistema panela e água está em equilíbrio térmico com o ambiente na temperatura TA e pressão atmosférica PA. Em seguida, fecha a panela e coloca-a sobre a chama de um fogão. A água, no interior da panela, vai aumentando a pressão e a temperatura e, após um certo tempo, entra em ebulição liberando vapor para o ambiente pela válvula. As figuras abaixo representam diagramas da pressão P× temperatura T da água, nas quais as linhas mais finas definem as regiões de temperatura e pressão em que a água pode se apresentar em cada um dos possíveis estados, sólido (S), líquido (l) e vapor (V). Já as linhas mais grossas (negrito) representam processos termodinâmicos.

Assinale qual dos diagramas representa corretamente o processo termodinâmico que a água, no interior da panela, sofreu desde o instante em que começou a ser aquecida, quando estava à temperatura TA e pressão PA, até o momento em que entra em ebulição à temperatura TB e pressão PB.

Então gente, o gabarito do livro diz que é letra D... mas a minha dúvida é a seguinte:
Eu analisei os gráficos, e ainda estou no início da matéria, então eles ainda me confundem... mas eu olhei logo de cara que a Letra A não poderia ser pq as pressões variam nesse tipo de processo, mostrando apenas uma alteração na temperatura, estou certo?
Olhando para a Letra E, percebe-se que ela nem apresenta as faixas de Tb e Pd, logo, me parece algo que não teria fim... estou correto nessa tbm?
Ai fico entra B, C e D... só que a Letra C não poderia, pois a linha mais grossa mostra uma duas transformações separadas(assim como na letra E tbm), o que invalidaria ela, pois as variações de pressão e temperatura ocorrem juntas, visto que ambas são diretamente proporcionais... estou certo nessa análise?
Então, ficamos entre B e D... porém, eu percebi que na Letra D, aparenta que a variação de temperatura é maior do que a variação da pressão, o que invalidaria ela visto que ambas são diretamente proporcionais... estou certo?
Ficaríamos somente com a letra B, que não parece ter erro nenhum. Porém, o livro diz que estou errado, então resolvi postar aqui e saber oq vcs acham a respeito!
Agradeço desde já pela ajuda!! Abraços! cheers

Última edição por BatataLaranja345 em Qui Abr 15 2021, 21:44, editado 1 vez(es)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Termodinâmica - Panela de Pressão

Mensagem por BatataLaranja345 Seg Abr 12 2021, 16:43

Termodinâmica - Panela de Pressão K29iAAAAAElFTkSuQmCC  Termodinâmica - Panela de Pressão 26MSgw+G62wAAAAAElFTkSuQmCC 
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por BatataLaranja345 Seg Abr 12 2021, 16:45

Termodinâmica - Panela de Pressão WHQIV9r+vmkiQAAAABJRU5ErkJggg==  Termodinâmica - Panela de Pressão WO3Xj3AOI7QJQAAAABJRU5ErkJggg==  

Última edição por BatataLaranja345 em Seg Abr 12 2021, 16:47, editado 1 vez(es)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por BatataLaranja345 Seg Abr 12 2021, 16:46

Termodinâmica - Panela de Pressão D8pU9g5Cvm1iAAAAAElFTkSuQmCC

Perdão pela poluição pessoal, não consegui diminuir o tamanho das imagens, ficou dessa maneira. Peço perdão a todos!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por BatataLaranja345 Qui Abr 15 2021, 18:49

Up pfv! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por ruanramos Qui Abr 15 2021, 20:04

Boa noite Batata Laranja, para esta questão o autor apenas quer uma compreensão do que acontece na panela de pressão e uma interpretação gráfica.

Quando isolamos (aprisionamos) a água na panela e aquecemos, há o aumento da pressão (cerca de 3atm), isto faz com que a água possua uma temperatura de ebulição maior que na pressão a nível do mar (1atm).

Como você já sabe, a temperatura vai variar junto com a pressão proporcionalmente, isto não significa que se a pressão varia 3 a temperatura vai variar 3, como não temos dados apenas podemos dizer que a temperatura aumenta junto com a pressão, e se olharmos as únicas alternativas onde há APENAS o aumento da pressão e temperatura, são as alternativas B e D, eliminamos todas as outras sem qualquer dúvida, pois não condiz com a transformação que acabamos de comprovar.

Se você analisar e comparar esses dois gráficos, o que se vê de diferente? Onde eles terminam suas transformações? Na B a água continua em seu estado liquido, já na D a água esta em seu estado de ebulição, o que nos mostra ser verdadeira pois na panela de pressão, temperatura aumenta junto a pressão e quando chega a máxima pressão da panela o vapor empurra o embolo e escapa, estando em estado de vapor.

Espero que tenha sanado suas duvidas.
ruanramos
ruanramos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

BatataLaranja345 e Joice Cristina Procópio gostam desta mensagem

Mensagem por BatataLaranja345 Qui Abr 15 2021, 21:44

Boa noite Ruan! Obrigado pela ajuda meu amigo!
Tava quebrando a cabeça nessa dai, e eu pensei justo em ser a Letra B pq elas seriam proporcionais, mas como não é citado nenhum dado sobre, elas só aumentam mesmo!

Vlw e Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo