Dinâmica - Força de Atrito e Corpos Sobrepostos
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dinâmica - Força de Atrito e Corpos Sobrepostos
Bom dia!
Na figura, o bloco I repousa sobre o bloco II, sendo que I está preso por uma corda a uma parede. As massas dos blocos I e II são dadas respectivamente por mI = 3,0 kg e mII= 6,0 kg. O coeficiente de atrito cinético entre I e II é 0,10 e entre II e o plano é 0,20. Qual deve ser a intensidade da força F que aplicada em II desloca esse bloco com aceleração de 2,0 m/s² ? (g = 10 m/s²)
a) 40 N; b)30 N; c) 15 N; d) 27 N; e) 33 N.
GAB:E
Por favor, podem me ajudar desenhando as forças que atuam em cada bloco ? Estou sempre encontrando dificuldades em questões com corpos sobrepostos. Acho que estou fazendo confusão para encontrar a Força Normal dos blocos.
Obs: Sei que essa questão já foi assunto de outro tópico há alguns anos atrás, porém não consegui ver a resolução.
Obg!!
Na figura, o bloco I repousa sobre o bloco II, sendo que I está preso por uma corda a uma parede. As massas dos blocos I e II são dadas respectivamente por mI = 3,0 kg e mII= 6,0 kg. O coeficiente de atrito cinético entre I e II é 0,10 e entre II e o plano é 0,20. Qual deve ser a intensidade da força F que aplicada em II desloca esse bloco com aceleração de 2,0 m/s² ? (g = 10 m/s²)
a) 40 N; b)30 N; c) 15 N; d) 27 N; e) 33 N.
GAB:E
Por favor, podem me ajudar desenhando as forças que atuam em cada bloco ? Estou sempre encontrando dificuldades em questões com corpos sobrepostos. Acho que estou fazendo confusão para encontrar a Força Normal dos blocos.
Obs: Sei que essa questão já foi assunto de outro tópico há alguns anos atrás, porém não consegui ver a resolução.
Obg!!
Pedro Flávio- Iniciante
Re: Dinâmica - Força de Atrito e Corpos Sobrepostos
Última edição por GSvision em Sáb 10 Abr 2021, 14:51, editado 1 vez(es)
GSvision- Recebeu o sabre de luz
Pedro Flávio gosta desta mensagem
Elcioschin- Grande Mestre
Pedro Flávio e Luky_7716 gostam desta mensagem
Uma dica para esse tipo de questão, sempre pense que a Fn devolve uma força para o bloco de baixo, temos essa mania de considerar N=P na grande maioria dos casos, mas quando nos deparamos com uma questão assim chega a ser bugante kkkkkkk. Recomendo a questão da EsPcex do ano passado para treinar esse tipo de situação. Vou até deixar uma resolução das forças aqui, caso queira tentar fazer e comparar depois. Abraço !
natanlopes_17- Jedi
natanlopes_17 escreveu:Uma dica para esse tipo de questão, sempre pense que a Fn devolve uma força para o bloco de baixo, temos essa mania de considerar N=P na grande maioria dos casos, mas quando nos deparamos com uma questão assim chega a ser bugante kkkkkkk. Recomendo a questão da EsPcex do ano passado para treinar esse tipo de situação. Vou até deixar uma resolução das forças aqui, caso queira tentar fazer e comparar depois. Abraço !
Pedro Flávio- Iniciante
GSvision escreveu:
Pedro Flávio- Iniciante
Pedro Flávio- Iniciante
@Elcioschin
Obrigado, mestre!! Só mais uma dúvida: a normal entre os corpos pode ser desconsiderada??
Exemplo: Eu empurro dois blocos A e B, colados, por meio de uma força horizontal F em um plano horizontal. Então a Fab e Fba se "anulam" por serem iguais.
É algo parecido que acontece com corpos sobrepostos ??
Obrigado, mestre!! Só mais uma dúvida: a normal entre os corpos pode ser desconsiderada??
Exemplo: Eu empurro dois blocos A e B, colados, por meio de uma força horizontal F em um plano horizontal. Então a Fab e Fba se "anulam" por serem iguais.
É algo parecido que acontece com corpos sobrepostos ??
Pedro Flávio- Iniciante
Não.
O corpo I exerce sobre o corpo II o peso pI, vertical, para baixo
O corpo II exerce, sobre I uma força de mesmo módulo e sentido oposto, denominada reação normal N
N = pI ---> Estas forcas não se anulam pois atuam em corpos diferentes
Os corpos I e II, exercem, sobre o solo, uma força pI + pII para baixo.
O solo exerce, sobre II uma força de mesmo módulo e sentido oposto, denominada reação normal N'
N' = PI + pII ---> Estas forcas não se anulam pois atuam em corpos diferentes.
Agora se os corpos estiverem um ao lado do outro, empurrados por uma força:
Cada corpo exerce seu peso sobre o solo. O solo exerce em cada um uma reação normal.
Quanto às forças entre a A e B são iguais mas também não se anulam pois são exercidas em corpos diferentes.
O corpo I exerce sobre o corpo II o peso pI, vertical, para baixo
O corpo II exerce, sobre I uma força de mesmo módulo e sentido oposto, denominada reação normal N
N = pI ---> Estas forcas não se anulam pois atuam em corpos diferentes
Os corpos I e II, exercem, sobre o solo, uma força pI + pII para baixo.
O solo exerce, sobre II uma força de mesmo módulo e sentido oposto, denominada reação normal N'
N' = PI + pII ---> Estas forcas não se anulam pois atuam em corpos diferentes.
Agora se os corpos estiverem um ao lado do outro, empurrados por uma força:
Cada corpo exerce seu peso sobre o solo. O solo exerce em cada um uma reação normal.
Quanto às forças entre a A e B são iguais mas também não se anulam pois são exercidas em corpos diferentes.
Elcioschin- Grande Mestre