Curvas parametrizadas
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Curvas parametrizadas
Estou com esse problema aqui:
Seja a curva:
x = at cos(2t)
y = a sen(t)
Encontre dy/dx e o vínculo entre y e x.
A derivada eu acho que está certo, fiz [latex]\frac{dy}{dx}=\frac{\frac{dy}{dt}}{\frac{dx}{dt}}[/latex].
Agora o vínculo não consegui chegar em nada. Se alguem conseguir vai me ajudar muito.
Seja a curva:
x = at cos(2t)
y = a sen(t)
Encontre dy/dx e o vínculo entre y e x.
A derivada eu acho que está certo, fiz [latex]\frac{dy}{dx}=\frac{\frac{dy}{dt}}{\frac{dx}{dt}}[/latex].
Agora o vínculo não consegui chegar em nada. Se alguem conseguir vai me ajudar muito.
Paulo Cesar F- Iniciante
Re: Curvas parametrizadas
[latex]a=\frac{x}{tcos(2t)}[/latex]
[latex]y=\frac{sen(t)}{cos(2t)}\frac{x}{t}[/latex]
[latex]y=\frac{sen(t)}{cos(2t)}\frac{x}{t}[/latex]
orunss- Jedi
Oi, obrigado por responder, mas o vínculo não deveria ser apenas x em função de y?
No caso, eliminando o parâmetro t?
No caso, eliminando o parâmetro t?
Paulo Cesar F- Iniciante
t=arcsen(y/a)
x=a(arcsen(y/a)cos(2arcsen(y/a))
x=a(arcsen(y/a)cos(2arcsen(y/a))
orunss- Jedi
Desculpa comentar em algo que ja foi resolvido, mas também estou com esse problema, e tive a mesma ideia da solução proposto do arcsin y/a, só que quando fui plotar o gráfico pra ver o que dava cheguei em duas coisas diferentes, na verdade, parece que a versão com arcsin está de certa forma restringida...
Se for no Wolfram Alpha e plotar tanto a parametrica quanto a x=a(arcsen(y/a)cos(2arcsen(y/a)) dá para visualizar o que eu estou tentando dizer...
Essa solução realmente descreve toda a curva?
Se for no Wolfram Alpha e plotar tanto a parametrica quanto a x=a(arcsen(y/a)cos(2arcsen(y/a)) dá para visualizar o que eu estou tentando dizer...
Dylanty- Iniciante
Teria como você colocar aqui as imagens?Dylanty escreveu:Desculpa comentar em algo que ja foi resolvido, mas também estou com esse problema, e tive a mesma ideia da solução proposto do arcsin y/a, só que quando fui plotar o gráfico pra ver o que dava cheguei em duas coisas diferentes, na verdade, parece que a versão com arcsin está de certa forma restringida...
orunss- Jedi
Vamos assumir a = 2 por exemplo para dar um gráfico numérico.
Essa é a x=a(arcsen(y/a)cos(2arcsen(y/a)), por algum motivo que eu n entendo, ocorre a restrição de -2
Essa é a x=a(arcsen(y/a)cos(2arcsen(y/a)), por algum motivo que eu n entendo, ocorre a restrição de -2
Dylanty- Iniciante
Acho q n enviou toda a mensagem antes então completando:
Essa é em tese a curva toda de -pi
Essa é em tese a curva toda de -pi
Dylanty- Iniciante
O limite de caracteres quebrou as 2 agora que vi, o que eu queria dizer, é que uma os sites não estão restringindo, mas a outra sim, são claramente a mesma curva, mas uma isso acontece e a outra não.
Dylanty- Iniciante
orunss gosta desta mensagem
No caso eu acho que tua dúvida maior seria a diferença entre o conceito se função e curvas parametrizada
As curvas parametrizadas no caso esse tipo de curva.
Vai dizer as coordenadas do vetor naquele ponto
Tenta imaginar como se os vetores "desenhassem" a curva
e as funções que dependem de t só dariam a direção desse "desenho". As curvas parametrizadas são úteis para representar curvas complexas. Você vai ver isso aprofundado num bom curso de geometria analítica e cálculo 2 e 3
As curvas parametrizadas no caso esse tipo de curva.
Vai dizer as coordenadas do vetor naquele ponto
Tenta imaginar como se os vetores "desenhassem" a curva
e as funções que dependem de t só dariam a direção desse "desenho". As curvas parametrizadas são úteis para representar curvas complexas. Você vai ver isso aprofundado num bom curso de geometria analítica e cálculo 2 e 3
orunss- Jedi
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos