Seção aurea! FME
2 participantes
Página 1 de 1
Seção aurea! FME
Calcular a medida do segmento AV do triangulo isósceles BCA, circunscrito a uma circunferência de raio unitário, sabendo-se que o diâmetro da circunferência é igual ao segmento maior da secção áurea da altura do triangulo BCA, sendo V o ponto médio da altura AM relativa à base.
Alguém poderia me explicar o que seria essa seção áurea, e por fim como resolveria esse exercício?
eu fiz meus cálculos assim: Circulo tem diâmetro 2u, calculei a altura AM que seria 3.r= 3u, V seria a metade de AM, dando AV= 1,5, porem acredito que essa seção áurea é fator preponderante para tal resolução. Desde já agradeço!!!
gab (1+√5)/2
Alguém poderia me explicar o que seria essa seção áurea, e por fim como resolveria esse exercício?
eu fiz meus cálculos assim: Circulo tem diâmetro 2u, calculei a altura AM que seria 3.r= 3u, V seria a metade de AM, dando AV= 1,5, porem acredito que essa seção áurea é fator preponderante para tal resolução. Desde já agradeço!!!
gab (1+√5)/2
Última edição por ruanramos em Sex 19 Mar 2021, 09:11, editado 2 vez(es)
ruanramos- Recebeu o sabre de luz
Re: Seção aurea! FME
secção áurea, ou proporção áurea, ou número de ouro, é uma proporção de média e extrema razão (Euclides), denotada pela letra grega phi -- procure na internet (Wikipédia é uma boa, vc não vai se arrepender). Logo ao inicio da resolução abaixo mostro como se obtém essa proporção.
achei este link, não o deixe de ver:
https://matematica.br/historia/saurea.html
achei este link, não o deixe de ver:
https://matematica.br/historia/saurea.html
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
ruanramos gosta desta mensagem
Muito bom Medeiros!! Agradeço pela ajuda.
Abraços
Abraços
Ruan
vejo agora que minha resposta tem uma inadequação e uma falha. Não atrapalha o resultado nem o entendimento mas é bom deixar claro;
1. inadequação
onde aponto "segmento maior", conforme definido pelo enunciado, dá a impressão que o valor positivo da √5 foi escolhlido em função disto; nada mais falso. O valor maior que o diâmetro (d) representa na proporção da altura (h) foi definido já no esquema (desenhinho da linha horizontal) e na montagem da proporção. O valor positivo para a raiz usado na resposta deve-se a que o segmento d é sempre positivo e portanto não se poderia usar a raiz negativa pois levaria a um valor negativo de um segmento.
somente por isto que na eq. (1) ficamos com: d = h.(-1 + √5)/2
2. falha (ou erro)
Sabe quando vc pensa uma coisa e escreve outra? Pois é, foi isso.
na linha abaixo, como r = 1, d = 2 e ao substituir na eq. (1) obtemos o valor numérico de h que escrevi errado e o correto é
h = 4/(√5 - 1) ................................................. vide que troquei o sinal da raiz
Assim, após racionalização, ficamos com
h = √5 + 1 .................................................................... que foi corretamente escrito
sinto pelo contratempo.
vejo agora que minha resposta tem uma inadequação e uma falha. Não atrapalha o resultado nem o entendimento mas é bom deixar claro;
1. inadequação
onde aponto "segmento maior", conforme definido pelo enunciado, dá a impressão que o valor positivo da √5 foi escolhlido em função disto; nada mais falso. O valor maior que o diâmetro (d) representa na proporção da altura (h) foi definido já no esquema (desenhinho da linha horizontal) e na montagem da proporção. O valor positivo para a raiz usado na resposta deve-se a que o segmento d é sempre positivo e portanto não se poderia usar a raiz negativa pois levaria a um valor negativo de um segmento.
2. falha (ou erro)
na linha abaixo, como r = 1, d = 2 e ao substituir na eq. (1) obtemos o valor numérico de h que escrevi errado e o correto é
h = 4/(√5 - 1) ................................................. vide que troquei o sinal da raiz
h = √5 + 1 .................................................................... que foi corretamente escrito
sinto pelo contratempo.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Medeiros escreveu:Ruan
1. inadequação
2. falha (ou erro)
sinto pelo contratempo.
Imagina Medeiros, todos nos cometemos erros, tinha percebido que a medida tinha que ser positiva, no fim nem mesmo eu notei o erro, foi apenas um detalhe, mas muito boa sua explicação, sobreo o link encaminhado, sem palavras, deixou bem esclarecido. Agradeço a preocupação e o conhecimento!!
Abraços.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos