PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM: Alfabetização infantil.

3 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por lkrink Qui 14 Jan 2021, 19:42

Durante a maior parte da história do Brasil, a educação infantil era reservada para apenas as crianças que pertenciam a familias nobres ou burguesas. Apesar de tal situação ter começado a mudar lentamente após o século XIX, a alfabetização de crianças ainda é um grande desafio a ser resolvido no Brasil moderno, e sua permanência é causada por fatores econômicos e políticos.

Primeiramente, é importante citar que a educação e o desenvolvimento econômico andam juntos, em uma relação mutualística. Portanto, o Brasil, como todo país subdesenvolvido, carece de recursos suficientes para alcançar a total alfabetização de crianças. Como exemplo, apesar da criação de estratégias como o Plano Nacional de Educação(PNE), que tem como um dos objetivos a melhoria das taxas de alfabetização infantil, sua implementação geral ainda é dificultada por questões orçamentárias.

Além disso, a forma na qual o Estado age também desafia a resolução do problema. Os poucos recursos disponíveis para a Educação são usados de forma ineficiente, devido ao excesso de burocracia, ou desviados para esquemas de corrupção. Dessa forma, criar meios pelos quais o governo possa implementar suas estratégias de forma plena é essencial quando se trata da literacia infantil.

Portanto, verifica-se a necessidade de mitigar os desafios à plena alfabetização infantil. Para tanto, o Estado deve construir mais escolas e qualificar um maior número de professores, por meio da destinação seus recursos para a Educação Básica. Essa é uma decisão racional do ponto de vista econômico, pois tal investimento dará ótimos retornos futuros para a economia. Ademais, o Poder Legislativo deve fiscalizar com mais afinco as licitações públicas, para impedir que os fundos disponíveis não sejam desviados de seu objetivo principal: O ensino da leitura e da escrita para crianças.

Olá, enviei essa redação pra uma plataforma de correção mas corrigiram muito porcamente, deram 160 em cada competência sem dizer onde errei, não entendi nada, sempre tirei ao redor de 900. O que acham?

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por _Arthur_ Qui 14 Jan 2021, 20:32

Durante a maior parte da história do Brasil [que parte? Citação vaga não é contabilizada como repertório], a educação infantil era reservada para apenas às [erro de regência] crianças que pertenciam a famílias nobres ou burguesas. Apesar de tal situação ter começado a mudar lentamente após o século XIX, a alfabetização de crianças ainda é um grande desafio a ser resolvido no Brasil moderno, e sua permanência é causada por fatores econômicos e políticos.

Primeiramente, é importante citar que a educação e o desenvolvimento econômico andam juntos, em uma relação mutualística. Portanto, o Brasil, como todo país subdesenvolvido ["Portanto", nesse contexto, está mal empregado. O correto seria "Nesse sentido"], carece de recursos suficientes para alcançar a total alfabetização de crianças. [início de período sem conectivo, não raro, tira ponto da competência 4]Como exemplo, apesar da criação de estratégias como o Plano Nacional de Educação(PNE), que tem como um dos objetivos a melhoria das taxas de alfabetização infantil, sua implementação geral ainda é dificultada por questões orçamentárias. [parágrafo pobre, pouco desenvolvido. A sua ideia geral é: a alfabetização não é plena porque não há dinheiro para tal. Só! Não é dito sequer uma consequência desse panorama]

Além disso, a forma na pela [erro de regência de novo] qual o Estado age também desafia a resolução do problema. [de novo, início de período sem conectivo]Os poucos recursos disponíveis para a Educação são usados de forma ineficiente, devido ao excesso de burocracia[sem vírgula] ou desviados  a ["devido ao" está implícito após o "ou". Então tem que escrever do jeito que escrevi] desvios para orquestrados pelos esquemas de corrupção. Dessa forma, criar meios pelos quais o governo possa implementar suas estratégias de forma plena é essencial quando se trata da literacia infantil. [o tema é alfabetização, daí tu fala de burocracia, de corrupção e tal. Ok. Daí, na hora de falar sobre a alfabetização em si, tu lança uma frase não crítica sobre o tema. Resumindo: novamente, parágrafo pouco desenvolvido, já que você não se aprofunda sobre a alfabetização em si.]

Portanto, verifica-se a necessidade de mitigar os desafios à plena alfabetização infantil. Para tanto, o Estado deve construir mais escolas e qualificar um maior número de professores, por meio da destinação de seus recursos para a educação básica [letras minúsculas]. Essa é uma decisão racional do ponto de vista econômico, pois tal investimento dará ótimos retornos futuros para a economia [esse trecho é detalhamento] [proposta incompleta, já que não há o efeito]. Ademais, o Poder Legislativo deve fiscalizar com mais afinco as licitações públicas, para impedir que os fundos disponíveis não sejam desviados de seu objetivo principal: O [que letra maiúscula é essa aqui? Totalmente errado.] ensino da leitura e da escrita para crianças.[segunda proposta também está incompleta, já que não há modo nem detalhamento.]

Estrutura sintática simplista e erros de português lhe tiram pontos na competência I.
Quanta à competência II, tu só usou o Plano Nacional de Educação como repertório, sendo que ele bem basicão. É mais seguro colocar mais repertórios (filosofia, sociologia, história) para não perder pontos.
Quanta à III: como tu não aprofunda as ideias, tu perde ponto aqui.
IV: como tu inicia períodos sem conectivo, é totalmente comum perder pontos aqui
V: você precisaria ter feito pelo menos uma proposta completa para tirar 200, o que não ocorreu.
Então, teu texto realmente não vale 900.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

lkrink gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por magalhaes194 Qui 14 Jan 2021, 20:42

O maior problema do seu texto é o projeto de texto, tú não segue um!
Na introdução:3 períodos
1)Repertório
2)Relação repertório/tema + Tese(crítica a um problema)
3)Argumento 1 e 2 , um para cada desenvolvimento

Desenvolvimento: 4 períodos
1) Resumo do argumento 1
2)Repertório
3) Relaciona repertório ao problema + aprofundamento argumentativo
4) Desfecho crítico

Conclusão:
Retomada do tema
Agente-detalhamento do agente
Acão-detalhamento da ação
Modo-detalhamento do modo
Finalidade/efeito- efeito maior (usando adjetivos positivos)

Você não desenvolve aprofundamento na argumentação.,por exemplo:
carece de recursos(dinheiro?),"para o que serve os impostos?"suficientes para alcançar a total alfabetização de crianças. Qual recursos?,o corretor não é obrigado a saber!

Você poderia falar que ,apesar das altas taxas de impostos, o Governo não cumpre seu papel
de assegurar a educação

Acho que o Arthur ainda vai corrirgir detalhadamentr o seu texto!
magalhaes194
magalhaes194
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 24/02/2019
Localização : Salvador/BAHIA

lkrink gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por _Arthur_ Qui 14 Jan 2021, 21:08

magalhaes194 escreveu:
Acho que o Arthur ainda vai corrirgir detalhadamentr o seu texto!
Ué, não foi o que eu fiz? KKKKKKKKKKK
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

magalhaes194 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por magalhaes194 Qui 14 Jan 2021, 21:11

Eu ainda estava escrevendo quando tú mandou a mensagem k
magalhaes194
magalhaes194
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 24/02/2019
Localização : Salvador/BAHIA

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por lkrink Qui 14 Jan 2021, 21:52

Obrigado, sempre demorei quase 2 horas para terminar a redação, então estava tentando agilizar e deixar ela mais enxuta. Parece que acabei esquecendo muitos detalhes.

Só tenho algumas dúvidas:
que parte? Citação vaga não é contabilizada como repertório
Se foi dito que situação muda após o século XIX, é possível presumir que a maior parte da história seria a anterior a essa, não?
Não é dito sequer uma consequência desse panorama
Seria o aumento na dificuldade para implementar estratégias que tem como objetivo melhorar as taxas de alfabetização.
parágrafo pouco desenvolvido, já que você não se aprofunda sobre a alfabetização em si
Eu já tinha estabelecido uma conexão entre o investimento em educação e a alfabetização no D1, então pensei que não teria problema focar na educação.
É mais seguro colocar mais repertórios
No material dos corretores só pede um, não? E eu não acho que um detalhe como aquela vagueza anularia o repertório histórico.
Estrutura sintática simplista
O quê isso significa?
proposta incompleta, já que não há o efeito
Tentei botar o efeito na primeira frase para já agilizar e incluir as duas propostas.
"mitigar os desafios à plena alfabetização infantil".

E se eu colocasse "Portanto, objetivando mitigar os desafios à plena alfabetização infantil..."?

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por _Arthur_ Qui 14 Jan 2021, 22:09

lkrink escreveu:
Só tenho algumas dúvidas:
que parte? Citação vaga não é contabilizada como repertório
Se foi dito que situação muda após o século XIX, é possível presumir que a maior parte da história seria a anterior a essa, não?
Óbvio, confrade, mas não é assim que se faz alusão histórica válida. Tem que falar nomes específicos. No Brasil Colônia, blablablabla...

Não é dito sequer uma consequência desse panorama
Seria o aumento na dificuldade para implementar estratégias que tem como objetivo melhorar as taxas de alfabetização.
Refiro-me às consequências para as crianças (futuros cidadãos).

parágrafo pouco desenvolvido, já que você não se aprofunda sobre a alfabetização em si
Eu já tinha estabelecido uma conexão entre o investimento em educação e a alfabetização no D1, então pensei que não teria problema focar na educação.
Mas tu não focou na educação. Perceba que em nenhum momento você crítica a situação atual das escolas brasileiras.
É mais seguro colocar mais repertórios
No material dos corretores só pede um, não? E eu não acho que um detalhe como aquela vagueza anularia o repertório histórico.
Atente-se: eu disse que é mais SEGURO. Não falei obrigatório. Aliás, com base em que você acha que "um detalhe como aquela vagueza não anularia o repertório histórico"? Basta ler o Manual do Corretor para confirmar o que eu digo e/ou consultar com qualquer bom professor de redação. Erro básico seu, inclusive.
Estrutura sintática simplista
O quê isso significa?
Ausência ou escassez de orações subordinadas invertidas e de intercaladas.

proposta incompleta, já que não há o efeito
Tentei botar o efeito na primeira frase para já agilizar e incluir as duas propostas.
"mitigar os desafios à plena alfabetização infantil".
Isso daí não é efeito. Tá mais para retomada da tese.

E se eu colocasse "Portanto, objetivando mitigar os desafios à plena alfabetização infantil..."?
Mas tu não pode colocar num primeiro período de forma isolada. Aliás, que coisa insana colocar o efeito primeiro. Bote ele por último para evitar confusão.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

lkrink gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por lkrink Qui 14 Jan 2021, 22:57

orações subordinadas invertidas e de intercaladas.

Não faço a menor ideia do que isso significa.
Mais um retrato dos desafios à alfabetização infantil no Brasil Laughing

Obrigado pela ajuda!

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM: Alfabetização infantil. Empty Re: Redação ENEM: Alfabetização infantil.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos