PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Solução para redação sobre casamento infantil

3 participantes

Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 30 Out 2017, 13:18

Alguém sabe??
Eu até pensei em melhor distribuição de renda e projetos sociais, já que esses casamentos ocorrem principalmente devido a falta de perspectiva de vida de muitas meninas, mas não acho que seja algo tão eficiente assim, além de ser difícil detalhar um projeto social que dê certo mesmo.
Por fim, pensei em criar uma lei que pune os maridos e pais de jovens que permitiram esse casamento infantil (mas não sei se isso fere algum direito) além da Polícia Federal ter mais mandatos judiciais pra poderem entrar em propriedades privadas pra verificarem se ali existe um casamento infantil, mas não sei se isso fere o direito à privacidade, ou se é louco demais da minha parte. Achei meio sei lá
Ajuda???

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Diego A Seg 30 Out 2017, 21:28

Entendo que a situação socioeconômica das famílias principalmente pode levar a uma situação cultural crítica como a exposta. Assim, seria insuficiente trata-lá como uma questão de segurança, tampouco buscar alterações comportamentais sem mudar a situação econômica da população.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 31 Out 2017, 09:12

Simm, concordo Diego, mas como o Enem propõe uma proposta de intervenção que seja detalhada e criativa, eu não consigo pensar em um projeto social detalhado que daria certo, nem consigo detalhar como faria uma melhor distribuição de renda, com agente, modo de fazer, essas coisas...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 31 Out 2017, 09:13

Por isso pensei em outras propostas, mas não sei se eu iria ferir algum direito

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Brunoranery Ter 31 Out 2017, 09:45

Bem, vemos que essa é uma questão cultural, comumente encontrada no interior. Se dissermos punição, meio que feriremos a cultura local. Eu iria propor uma campanha de conscientização que integraria o meio urbano e o rural. Essa campanha teria uma argumentação científica de não formação completa do cérebro de uma criança, tendo em vista que o lobo frontal, por exemplo, só se desenvolve completamente após o fim da adolescência. Faria também uma análise de tradições, demonstrando que a mentalidade da civilização muda e faria os indivíduos que seguem esse comportamento tradicional refletirem sobre os malefícios desse ato, mas sem criticar a cultura ou impôr nada. Eu executaria essa indução à reflexão exemplificando a antropofagia indígena, que é dificilmente encontrada em comparação ao período colonial e a problemática causada por essa atitude, mostrando; portanto, uma valorização cultural sem infringir os direitos infantis.

Brunoranery
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/01/2017
Idade : 25
Localização : Ceilândia DF Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 31 Out 2017, 10:40

Brunoranery
Eu vi um vídeo que a Débora Aladim fala que não vai ser mais aceito "conscientização" como forma de solução. Não que eles vão zerar, mas não vai valer ponto praticamente, por que é uma solução meio chicle, por mais que eu ache que é importante também, mas acredito que todo mundo usa...
Tô com essa redação pronta desde ontem, só falta a conclusão, mas tá difícil..

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Brunoranery Ter 31 Out 2017, 13:56

Liliana Rodrigues escreveu:Brunoranery
Eu vi um vídeo que a Débora Aladim fala que não vai ser mais aceito "conscientização" como forma de solução. Não que eles vão zerar, mas não vai valer ponto praticamente, por que é uma solução meio chicle, por mais que eu ache que é importante também, mas acredito que todo mundo usa...
Tô com essa redação pronta desde ontem, só falta a conclusão, mas tá difícil..
Então faça com um apelo para o lado da educação. Se você pune, vai estar agindo de forma desrespeitosa com a tradição. Mostrar argumentos científicos não é simplesmente conscientizar, mas oferecer conhecimentos. O complexo é que as leis que proíbem tal ato surgiram após a tradição. Eu mesmo não defendo essa atitude e na minha opinião, deveriam ser presos, no entanto, acredito que o examinador do exame que mais valoriza a cultura nacional não vai gostar.
Ao invés de fazer um apelo de "conscientização", faça um envolvendo as escolas, principalmente as do interior.

Brunoranery
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/01/2017
Idade : 25
Localização : Ceilândia DF Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 31 Out 2017, 14:47

Brunoranery escreveu:
Liliana Rodrigues escreveu:Brunoranery
Eu vi um vídeo que a Débora Aladim fala que não vai ser mais aceito "conscientização" como forma de solução. Não que eles vão zerar, mas não vai valer ponto praticamente, por que é uma solução meio chicle, por mais que eu ache que é importante também, mas acredito que todo mundo usa...
Tô com essa redação pronta desde ontem, só falta a conclusão, mas tá difícil..
Então faça com um apelo para o lado da educação. Se você pune, vai estar agindo de forma desrespeitosa com a tradição. Mostrar argumentos científicos não é simplesmente conscientizar, mas oferecer conhecimentos. O complexo é que as leis que proíbem tal ato surgiram após a tradição. Eu mesmo não defendo essa atitude e na minha opinião, deveriam ser presos, no entanto, acredito que o examinador do exame que mais valoriza a cultura nacional não vai gostar.
Ao invés de fazer um apelo de "conscientização", faça um envolvendo as escolas, principalmente as do interior.

Eu vou pensar em uma intervenção, mas confesso que essa vai ser a mais difícil, de todos os temas que já fiz. Não vou falar sobre essa parte cultural, por que não acho que seja uma cultura no Brasil. Acho que esses casamentos acontecem por falta de perspectiva de vida, gravidez indesejada, imposição dos pais que não aceitam a vida sexual das filhas, falta de informação... Respeitando todas as opiniões, não acho que seja isso, como na Índia. Mas muito obrigada pelas sugestões, serviu pra me nortear!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 31 Out 2017, 15:54

Caso alguém também tenha interesse nesse tema, na conclusão (finalmente) eu falei sobre a necessidade de criar escolas técnicas principalmente em áreas que mais tem casamento infantil, com o objetivo de oferecer aprendizado e a inserção no mercado de trabalho, o que dará maiores perspectivas de futuro para que tenham escolhas que não seja um casamento precoce (foi mais ou menos isso, só que mais detalhado, citando o ministério da educação e da fazenda)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para redação sobre casamento infantil Empty Re: Solução para redação sobre casamento infantil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos