Lançamento e quantidade de movimento
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Lançamento e quantidade de movimento
Um professor de física elaborou um experimento em que a esfera 2, de massa m e velocidade chocou-se com a esfera 1, de massa m/2 que estava em repouso. Após a colisão, a esfera 2 adquiriu velocidade com metade do módulo de conforme esquema a seguir.
Desconsiderando os atritos e a resistência do ar, e sabendo que g= 10 m/s^2, a alternativa correta que apresenta o módulo da velocidade em m/s,
Gabarito segundo vestibular: 5 m/s
Seguinte, fiz assim:
Preciso achar os componentes horizontais e verticais.
Torriceli no movimento vertical: 0=Vo^2 -2.10.0,45 --> Vo=3
Calculo o tempo de SUBIDA: Vf=Vo+at --> 0=3-10.t --> logo, o tempo de subida é 0,3s. Beleza, mas agora eu faria 0,3.2 para dar o tempo total do salto da bolinha, o tempo de subida mais o de descida, o que daria 0,6 seg. Mas a resolução da ACAFE mostra que apenas com o 0,3 segundos eu encontraria o Vx, fazendo V=1,2/0,3 --> 4 m/s, a partir daí é só fazer Pitágoras para deduzir a quantidade de movimento (não tenho dúvidas aqui)
Se alguém poder me ajudar, é de imensa gratidão.
Perdão, não sabia da regra IX do fórum.
Desconsiderando os atritos e a resistência do ar, e sabendo que g= 10 m/s^2, a alternativa correta que apresenta o módulo da velocidade em m/s,
Gabarito segundo vestibular: 5 m/s
Seguinte, fiz assim:
Preciso achar os componentes horizontais e verticais.
Torriceli no movimento vertical: 0=Vo^2 -2.10.0,45 --> Vo=3
Calculo o tempo de SUBIDA: Vf=Vo+at --> 0=3-10.t --> logo, o tempo de subida é 0,3s. Beleza, mas agora eu faria 0,3.2 para dar o tempo total do salto da bolinha, o tempo de subida mais o de descida, o que daria 0,6 seg. Mas a resolução da ACAFE mostra que apenas com o 0,3 segundos eu encontraria o Vx, fazendo V=1,2/0,3 --> 4 m/s, a partir daí é só fazer Pitágoras para deduzir a quantidade de movimento (não tenho dúvidas aqui)
Se alguém poder me ajudar, é de imensa gratidão.
Perdão, não sabia da regra IX do fórum.
Última edição por Savaris em Seg 19 Out 2020, 15:37, editado 3 vez(es)
Savaris- Iniciante
Re: Lançamento e quantidade de movimento
Boa tarde,
Acho que houve um deslize aqui:
1,2/0,3 = 4 m/s
Continuando, na sua solução:
V1² = 16 + 9 --> V1 = 5m/s
Agora voltando na quantidade de movimento:
m.v2 = (m/2).5 + m.(v2/2)
v2 = (5+v2)/2
v2 = 5 m/s
Você está certo.
Acho que houve um deslize aqui:
1,2/0,3 = 4 m/s
Continuando, na sua solução:
V1² = 16 + 9 --> V1 = 5m/s
Agora voltando na quantidade de movimento:
m.v2 = (m/2).5 + m.(v2/2)
v2 = (5+v2)/2
v2 = 5 m/s
Você está certo.
Emanoel Mendonça- Fera
Savaris gosta desta mensagem
Re: Lançamento e quantidade de movimento
Acho que você entendeu errado o que eu fiz: (editei o post, errei numa informação)
Segundo a acafe: Tempo de SUBIDA: Vf=Vo+at --> 0=3-10.t t=0,3 ---- > Vx=1,2/0,3 = 4 m/s.//// Vy--> 0=Vo^2 - 2a.D ---- > Vo= 3m/s
Pitágoras entre Vx e Vy= 5m/s, depois a universidade faria a quantidade de movimento e voltaria nos mesmos 5m/s (não tenho dúvida aqui)
Como eu faria: tempo de SUBIDA: Vf=Vo+at --> 0=3-10.t t=0,3
AGORA EU FARIA 0,3.2 para dar o tempo de total de voo da bolinha(subida e descida), Vx=1,2/0,6 --> Vx=2m/s, //// Vy--> 0=Vo^2 - 2a.D ---- > Vo= 3m/s
Agora faria Pitágoras e daria a velocidade inicial de lançamento diferente e, posteriormente, a dedução da quantidade de movimento, acredito que a ACAFE errou na resolução deles.
Segundo a acafe: Tempo de SUBIDA: Vf=Vo+at --> 0=3-10.t t=0,3 ---- > Vx=1,2/0,3 = 4 m/s.//// Vy--> 0=Vo^2 - 2a.D ---- > Vo= 3m/s
Pitágoras entre Vx e Vy= 5m/s, depois a universidade faria a quantidade de movimento e voltaria nos mesmos 5m/s (não tenho dúvida aqui)
Como eu faria: tempo de SUBIDA: Vf=Vo+at --> 0=3-10.t t=0,3
AGORA EU FARIA 0,3.2 para dar o tempo de total de voo da bolinha(subida e descida), Vx=1,2/0,6 --> Vx=2m/s, //// Vy--> 0=Vo^2 - 2a.D ---- > Vo= 3m/s
Agora faria Pitágoras e daria a velocidade inicial de lançamento diferente e, posteriormente, a dedução da quantidade de movimento, acredito que a ACAFE errou na resolução deles.
Savaris- Iniciante