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Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016

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Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016 Empty Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016

Mensagem por AlexsanderLima_Prime Dom 20 Nov 2022, 23:46

Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016 EYGAAAAAElFTkSuQmCC

Boa noite, eu tentei fazer uma questão da segunda fase da Olimpiadaa Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2016 e não consegui. Basicamente ela pede a distância do ponto de lançamento que é esperado que as bolas toquem o solo após elas colidirem. Na questão fala que uma bola A de massa M é lançada do solo com velocidade V e quando atinge a altura máxima h colide com a bola B de mesma massa M. Depois da colisão, as duas ficariam grudadas umas nas outras e desceriam juntas.
Agradeço muito por qualquer ajuda!

AlexsanderLima_Prime
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Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016 Empty Re: Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016

Mensagem por Jvictors021 Ter 22 Nov 2022, 05:16

Eae Campeão, blz ?
bom, o fórum tem algumas regras (aconselho dar uma olhadinha) e uma delas é para escrever o enunciado da questão, para que os colegas tenham umaa interpretação correta e também outras pessoas acharem nossas resoluções ao pesquisar no google.

Edita ai a publicação que tento te ajudar assim que possível
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Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016 Empty Re: Quantidade de movimento e lançamento oblíquo-OBFEP 2016

Mensagem por Alien supremo Ter 22 Nov 2022, 10:42

Vou colocar o que eu entendi!! Se possível, poste o gabarito!! Fiquei perdido com o que fazer com o L!!

A velocidade horizontal é constante do lançamento até a colisão:

[latex]Vox=V \cdot cos\alpha[/latex]


[latex]Qa=Qd[/latex]


[latex]ma\cdot Va+mb\cdot Vb=(ma+mb)\cdot Vj[/latex]


[latex]mb\cdot Vb=0[/latex]


[latex]ma=mb=M[/latex]


[latex]M\cdot Vox=(2M)\cdot Vj[/latex]


[latex]Vj=\frac{Vox}{2}[/latex]


[latex]Vj=\frac{V\cdot sen\alpha}{2}[/latex]


Após a colisão, o conjunto é semelhante a um lançamento horizontal:

Na vertical:

[latex]V^{2}=Vo^{2}+2g\Delta S[/latex]


[latex]V^{2}=0+2gh[/latex]


[latex]V={\sqrt{2gh}}[/latex]


[latex]V=Vo+gt[/latex]


[latex]{\sqrt{2gh}}=0+gtj[/latex]


[latex]tj=\frac{\sqrt{2gh}}{g}[/latex]


Na horizontal:

[latex]d=V\cdot t[/latex]


[latex]d=Vj\cdot tj[/latex]


[latex]d=\frac{V\cdot cos\alpha}{2}\cdot \frac{\sqrt{2gh}}{g}[/latex]


[latex]Alcancetotal=\frac{V\cdot cos\alpha}{2}\cdot \frac{\sqrt{2gh}}{g}+L [/latex]


Espero ter ajudado Very Happy
Alien supremo
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