PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tenho algumas duvidas na parte teórica

2 participantes

Ir para baixo

Tenho algumas duvidas na parte teórica Empty Tenho algumas duvidas na parte teórica

Mensagem por LauraSH Seg 28 Set 2020, 20:39

Um sistema linear escrito na forma matricial AX=B em que B é uma matriz nula pode ser um sistema impossível?

Se A é uma matriz quadrada invertível, então o sistema linear escrito na forma matricial AX=B é possível determinado?

E se A é uma matriz quadrada não invertível, então o sistema linear escrito na forma matricial AX=B é impossível?

LauraSH
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tenho algumas duvidas na parte teórica Empty Re: Tenho algumas duvidas na parte teórica

Mensagem por Com Licenca Qua 07 Out 2020, 15:47

1)  ( Sendo a matriz nula = θ )


AX = B com B = θ sempre terá solução, sendo essa a solução trivial X = θ.
Já que, AX = Aθ = θ = B


2)  AX = B, sendo A' a matriz inversa de A, tem solução única, pois, multiplicando a igualdade por A' pelo lado esquerdo:


AX = B

A' AX = A' B, como A' A = I (Uma matriz multiplicada pela sua inversa é igual a matriz indentidade), tem-se:

A' AX = A' B 

I X = A' B

X = A' B

3) Se A não tem inversa implica com que determinante de A, ou det(A), seja igual a 0. Isso faz com que o sistema linear AX = B possa ter infinitas soluções ou nenhuma solução, isso depende da matriz B.

Com Licenca
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos