colisões
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
colisões
Considere uma bola de bilhar chocando-se perpendicularmente contra uma parede com velocidade v, num choque perfeitamente elástico. Seja m a massa da bola e Δt o intervalo de tempo que dura o choque. Supondo conhecidos m, v e Δt, determine a intensidade da força média que a parede exerce sobre a bola.
pessoal, observei a questão e tenho uma dúvida:
dúvida: quando o autor adota o sentido do movimento, ele diz que devemos sinalizar o sentido na frente das incógnitas o sentido delas, mas esse sinal negativo não estaria dentro do próprio valor da ''letra v"
exemplo:
v=-10, eu preciso sinalizar que ele é negativo? a velocidade não é negativa por natureza?
obs: não estou questionando o autor, só não entendi esse conceito. Se puderem me ajudar ficarei grato!
pessoal, observei a questão e tenho uma dúvida:
dúvida: quando o autor adota o sentido do movimento, ele diz que devemos sinalizar o sentido na frente das incógnitas o sentido delas, mas esse sinal negativo não estaria dentro do próprio valor da ''letra v"
exemplo:
v=-10, eu preciso sinalizar que ele é negativo? a velocidade não é negativa por natureza?
obs: não estou questionando o autor, só não entendi esse conceito. Se puderem me ajudar ficarei grato!
Última edição por felipeomestre123 em Sex 18 Set 2020, 15:17, editado 1 vez(es)
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: colisões
Como mostrado em (I), o autor utilizou v com valor positivo, pois, ao escrever a quantidade de movimento, utilizou Q=-mv, porque o vetor velocidade está no sentido contrário do eixo adotado. Se v=-10 fosse utilizado, apenas mostraria que a bola está indo no sentido contrário ao do eixo adotado.
Sr Bevictori- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 106
Data de inscrição : 15/05/2020
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro
felipeomestre123 gosta desta mensagem
Re: colisões
entendo, mas fica uma dúvida:
em encontros do movimento uniforme (nas resoluções que vi), não precisamos colocar o sinal negativo para mostrar que o vetor é contrário ao eixo orientado, apenas definimos como ''V'' a velocidade, e a física se encarrega de mostrar um valor negativo
ex:
2.2=v.2+30
4=2v+30
-26=2v
v=-13 m/s( o sinal negativo vem dentro da incógnita)
no entanto, o autor dessa questão coloca, ainda, um sinal na frente.
porem, também vejo um problema em não colocar o sinal negativo , já que, se não colocarmos, aparece que, quantidade de movimento inicial é igual a final. Porém, pelo motivo de uma quantidade de movimento ser para direita e a outra ser para a esquerda, elas não podem ser iguais, a menos que possuam um sinal na frente da incógnita sinalizando.
Enfim, gostaria de uma explicação de o porque que, no movimento uniforme não precisamos colocar o sinal na frente da incógnita, mas na quantidade de movimento, precisamos.
em encontros do movimento uniforme (nas resoluções que vi), não precisamos colocar o sinal negativo para mostrar que o vetor é contrário ao eixo orientado, apenas definimos como ''V'' a velocidade, e a física se encarrega de mostrar um valor negativo
ex:
2.2=v.2+30
4=2v+30
-26=2v
v=-13 m/s( o sinal negativo vem dentro da incógnita)
no entanto, o autor dessa questão coloca, ainda, um sinal na frente.
porem, também vejo um problema em não colocar o sinal negativo , já que, se não colocarmos, aparece que, quantidade de movimento inicial é igual a final. Porém, pelo motivo de uma quantidade de movimento ser para direita e a outra ser para a esquerda, elas não podem ser iguais, a menos que possuam um sinal na frente da incógnita sinalizando.
Enfim, gostaria de uma explicação de o porque que, no movimento uniforme não precisamos colocar o sinal na frente da incógnita, mas na quantidade de movimento, precisamos.
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: colisões
Na ida a velocidade da bola tem um sentido e na volta tem sentido oposto.
Uma delas delas (não interessa qual) é positiva e a outra é negativa
Q = m.∆V ---> Q = m.[v - (-v)] ---> Q = 2.m.v
F.∆t = m.∆V ---> F.∆t = m.(2.v) --> F = 2.m.v/∆t
Uma delas delas (não interessa qual) é positiva e a outra é negativa
Q = m.∆V ---> Q = m.[v - (-v)] ---> Q = 2.m.v
F.∆t = m.∆V ---> F.∆t = m.(2.v) --> F = 2.m.v/∆t
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73176
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
felipeomestre123 gosta desta mensagem
Re: colisões
obrigado Elcioschin, ajudou muito!
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: colisões
somente mais uma dúvida. Sempre que resolver questões aonde envolvemos vetores, devo colocar o sentido (colocando o sinal na frente da incógnita)?
por exemplo, na segunda lei de newton, normalmente colocamos o sinal indicando o sentido das forças.
exemplo:
f1+(-fat)=m.a (aqui indico o sentido)
Porém, no movimento uniforme, o sentido sairá no valor final da questão, como fiz no exemplo já mostrado--->>
"2.2=v.2+30 (aqui não indiquei)
4=2v+30
-26=2v
v=-13 m/s( o sinal negativo vem dentro da incógnita) ''
Não precisei indicar o sentido colocando o sinal de menos na incógnita.
por exemplo, na segunda lei de newton, normalmente colocamos o sinal indicando o sentido das forças.
exemplo:
f1+(-fat)=m.a (aqui indico o sentido)
Porém, no movimento uniforme, o sentido sairá no valor final da questão, como fiz no exemplo já mostrado--->>
"2.2=v.2+30 (aqui não indiquei)
4=2v+30
-26=2v
v=-13 m/s( o sinal negativo vem dentro da incógnita) ''
Não precisei indicar o sentido colocando o sinal de menos na incógnita.
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: colisões
Quando se faz a soma de forças, na mesma direção, sempre se deve convencionar um sentido positivo, por exemplo um sistema xOy
Nas equações de MRUV, você também pode fazer isto:
1) Se o corpo está aumentando sua velocidade, sua aceleração é positiva: a > 0
S = So + Vo.t + (1/2).a.t² ---> V = Vo + a.t
2) Se o corpo está diminuindo sua velocidade, sua aceleração é negativa: a < 0
S = So + Vo.t + (1/2).(-a)a.t² ---> So + Vo.t - (1/2).a.t²
V = Vo + (-a).t ---> V = Vo - a.t
Nas equações de MRUV, você também pode fazer isto:
1) Se o corpo está aumentando sua velocidade, sua aceleração é positiva: a > 0
S = So + Vo.t + (1/2).a.t² ---> V = Vo + a.t
2) Se o corpo está diminuindo sua velocidade, sua aceleração é negativa: a < 0
S = So + Vo.t + (1/2).(-a)a.t² ---> So + Vo.t - (1/2).a.t²
V = Vo + (-a).t ---> V = Vo - a.t
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73176
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: colisões
nossa, obrigado mestre, não sabia que deveria orientar diretamente, faz tempo que vejo esses conteúdos de vetores e, apesar de acertar questões, meu conceito estava mal elaborado, obrigadão!
Última edição por felipeomestre123 em Sex 18 Set 2020, 12:26, editado 1 vez(es)
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: colisões
Eu preferia que estivesse escrito: "... meu conceito estava mal elaborado"
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73176
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: colisões
desculpe-me
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos