Reta e circunferência
2 participantes
Página 1 de 1
Reta e circunferência
Determinar as equações da reta t que são paralelas à reta r: 7x -24y + 1 = 0 e determinam em c: x^2 + y^2 -2x +6y - 15 = 0 uma corda de comprimento 8 unidades.
ester fameli- Iniciante
Re: Reta e circunferência
Retas paralelas: Mesmo coeficiente angular, ou seja, uma reta paralela a outra manterá a mesma configuração 7x-24y + c=0 só precisamos descobrir o c(coeficiente linear)
Desenvolvendo a equação da circunfêrencia achamos R=5 e C=(1,-3) . Desenhando uma circunferencia com corda valendo 8 unidades, ligando o raio até ela e a outro ponto da circunferência acharemos um triângulo retângulo, com um dos catetos valendo 4, a hipotenusa valendo 5 e a altura que será a distância entre o centro e a corda, desenvolvendo você achará a distancia valendo 3.
Agora usaremos a fórmula de distância entre um ponto e uma reta, e igualaremos a 3
[latex]\frac{\left | 7.1+24.3+c \right |}{\sqrt{49+576}}= 3[/latex]
usando a definição de módulo, acharemos c= - 154 ou c=-4
se for uma questão de múltipla escolha, uma das duas servirá.
Se eu estiver errado, peço que alguém mais capacitado me corrija, sou um mero concurseiro. Abraços! qualquer dúvida questione novamente.
Desenvolvendo a equação da circunfêrencia achamos R=5 e C=(1,-3) . Desenhando uma circunferencia com corda valendo 8 unidades, ligando o raio até ela e a outro ponto da circunferência acharemos um triângulo retângulo, com um dos catetos valendo 4, a hipotenusa valendo 5 e a altura que será a distância entre o centro e a corda, desenvolvendo você achará a distancia valendo 3.
Agora usaremos a fórmula de distância entre um ponto e uma reta, e igualaremos a 3
[latex]\frac{\left | 7.1+24.3+c \right |}{\sqrt{49+576}}= 3[/latex]
usando a definição de módulo, acharemos c= - 154 ou c=-4
se for uma questão de múltipla escolha, uma das duas servirá.
Se eu estiver errado, peço que alguém mais capacitado me corrija, sou um mero concurseiro. Abraços! qualquer dúvida questione novamente.
dumbazumarill- Padawan