Intensidade sonora
2 participantes
Página 1 de 1
Intensidade sonora
Sabe-se que as baleias se orientam pelo mesmo princípio de funcionamento de um sonar, emitindo sons na faixa de frequência de 5 a 50 kHz. O aparelho auditivo das baleias é muito sensível e o limite do nível audível é de aproximadamente 25 decibéis. Os submarinos utilizam-se do sonar para se localizar na faixa de 3 a 8 kHz com nível sonoro de aproximadamente 225 decibéis, medido a 1 metro do emissor. Recentemente, identificou-se como maior responsável pela mortalidade destes cetáceos o uso do sonar nos submarinos com a mesma frequência utilizada por eles. Considerando o exposto, calcule a menor distância segura entre uma baleia e um submarino, para que a baleia não seja prejudicada pelo sonar do submarino.
Observação: Despreze a atenuação da radiação por absorção e admita que os emissores são pontuais e que vale a lei do inverso do quadrado da distância para a intensidade sonora (I) numa posição distante ( I=P0/r2 ), onde P0é a potência da fonte e r é a distância até a fonte, veja a figura ilustrativa). O nível audível do som é medido na escala decibel (dB), definido por =ß(10dB)log (I/I0)
Gabarito: 10^10
Observação: Despreze a atenuação da radiação por absorção e admita que os emissores são pontuais e que vale a lei do inverso do quadrado da distância para a intensidade sonora (I) numa posição distante ( I=P0/r2 ), onde P0é a potência da fonte e r é a distância até a fonte, veja a figura ilustrativa). O nível audível do som é medido na escala decibel (dB), definido por =ß(10dB)log (I/I0)
Gabarito: 10^10
j1aninh4234- Recebeu o sabre de luz
Re: Intensidade sonora
Desculpe-me
Eu poste uma figura na questão errada. Já removi.
Eu poste uma figura na questão errada. Já removi.
Última edição por Elcioschin em Qui 10 Set 2020, 18:03, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
mestre Elcio, para mim só está aparecendo a imagem da onda, não entendi o que ela tem a ver
j1aninh4234- Recebeu o sabre de luz
Desculpe-me j1aninha4234
Eu postei erradamente uma figura na sua questão, a qual não tem nada a ver. Já removi.
Eu postei erradamente uma figura na sua questão, a qual não tem nada a ver. Já removi.
Elcioschin- Grande Mestre